Quant e-Sportlimousine: compêndio de nanotecnologia

Quant e-Sportlimousine: compêndio de nanotecnologia

O Salão de Genebra não é só uma montra de futuros lançamentos e protótipos vistosos, acima de tudo, existem tendências que são marcadas e tecnologias às quais o mundo assiste em 1ª mão. Fiquem a conhecer o revolucionário Quant e-Sportlimousine.

O Quant e-Sportlimousine começa por ser diferente de todos os seus concorrentes elétricos, pois é o primeiro carro a montar uma célula de combustível verdadeiramente inovadora e sem precedentes na indústria automóvel: a nanoFlowCell.

Tudo começa há 23 anos atrás, quando Nunzio começou as suas pesquisas em energias alternativas. Desde então, vários projetos têm emergido, mas 2009 marca decididamente o futuro de Nunzio, depois de se ter associado à Koenigsegg numa parceria de design.

nanoflowcellquantdebut-2

A visão de Nunzio La Vecchia (autor do projecto) mescla-se com a sua ambição. O resultado foi este Quant e-Sportlimousine, que segundo o próprio não é um Concept, nem tão pouco um Showcar. O Quant e-Sportlimousine está concebido para que possa superar todos os testes de homologação e começar a ser produzido de imediato.

nanoflowcellquantdebut-26

Mas afinal em que é consiste essa nanoFlowCell e porque é que é tão inovadora?

Tecnicamente e como seria óbvio, a Quant não divulga a receita, pois o segredo é a alma do negócio.

Mas pegando numa abordagem mais pragmática de como funciona a nanoFlowCell, o sistema é constituído por dois tanques de 200L, com o elemento eletrólito, que é nada mais, nada menos, do que água salgada com uma mistura de metais, minerais e outras substâncias, que permanecem em segredo.

No entanto, segundo a Quant, todos os materiais são amigos do ambiente e não existem metais, raros ou preciosos, na sua construção. E o número de ciclos, ou seja, cargas e descargas, não têm impacto negativo na degradação da célula ao contrário das baterias.

nanoflowcellquantdebut-42

Estas soluções de eletrólito são depois bombadas para a nanoFlowCell, onde os líquidos não se misturam, pois estão separados entre eles por uma membrana, mas que permite a troca de partículas elétricas entre a duas soluções do eletrólito através de um sistema de “recirculação” de fluído.

Depois deste processo, a energia elétrica libertada é transmitida para dois supercondensadores, onde é armazenada para posteriormente alimentar os 4 motores elétricos, processo que é totalmente controlado pela unidade de controlo VCU, a ECU do Quant e-Sportlimousine.

Esta nanoFlowCell, segundo a Quant, é capaz aumentar o armazenamento de energia de 5 a 6x mais, face aos tradicionais conjuntos de baterias de iões de lítio. Fruto da sua densidade energética superior, esta nano célula energética é capaz de garantir autonomias que rondam os 400 a 600km.

nanoflowcellquantdebut-13

A nanoFlowCell é capaz de 600V e 50ª de potência, o que permite ao Quant e-Sportlimousine alimentar os seus 4 motores trifásicos, que resulta numa potência combinada de 480kW, o equivalente a 653 cavalos. Mas não é tudo.

Como se este valor por si só não fosse deveras impressionante, o Quant e-Sporlimousine pode providenciar uma potência pico de 680kW, o correspondente a 935 cavalos, de pura fúria elétrica.

15-quant-nanoflowcell-geneva-1

A performance do Quant e-Sportlimousine também não se fica por valores modestos, falamos de 2,8s dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 380km/h. A serem validados estes valores, será um recorde mundial para um veículo elétrico e o único da sua espécie nesta categoria. Num veículo com 2300kg de peso, é sem dúvida algo nunca antes visto.

nanoflowcellquantdebut-16

Dono de um design imbuído em elegância e fluidez de linhas, o Quant e-Sportlimousine é um autêntico paradigma de tecnologia, tanto no exterior, com a sua iluminação LED inovadora, como no interior, requintado, coberto a pele alcantara e com inserções em madeira – elementos clássicos que combinam na perfeição com o restante interior “hi-tech”.

nanoflowcellquantdebut-35

Nunzio espera que por volta de 2015 ou 2016 todos os processos de homologação estejam resolvidos, para dar início à produção, mas uma coisa é certa: o Quant e-Sportlimousine já marca o presente, com uma orientação muito próxima do que será o futuro da mobilidade elétrica.

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!