Volvo Concept Estate, a shooting brake escandinava

Volvo Concept Estate, a shooting brake escandinava

Há alguns dias atrás revelámos os primeiros teasers do novo concept da Volvo, agora apresentamos as imagens que revelam totalmente o concept com o prometido design inspirado na “calma presença escandinava”.

A Volvo é reconhecidamente uma das marcas que apresenta os estudos de design mais interessantes no decorrer de certames automóveis e claro está, o Salão de Genebra 2014, não poderia ser excepção. Apesar da revelação adiantada não ser propositada, as imagens mostram o que os teasers inibidos deixaram prever: uma shooting brake inspirada no Volvo P1800ES dos anos 70, uma altura em que as shooting brakes quase foram um sucesso.

À semelhança das gentes das terras nórdicas, a Volvo parece tomar a família como um valor pelo qual se quer reger, uma vez que está claramente a criar uma. Este Concept Estate parece ser o resultado do cruzamento entre dois outros concepts apresentados recentemente pela marca escandinava: a metade inferior parece ter sido retirada do Concept Coupe, enquanto que foi o Concept XC Coupe que doou o design da metade superior.

volvo concept estate (9)

Apesar do exterior interessante, a marca diz ter utilizado o Concept Estate como montra para aquilo que os clientes podem esperar do interior dos próximos modelos da Volvo. Metal, cor-de-laranja e madeira, parecem ter sido os três itens nos quais a marca apostou para tornar o interior do modelo tão atractivo, quanto as mais badaladas peças de mobiliário de certa casa Sueca. Menos botões, e uma consola central que segue a tendência estabelecida pelo Tesla Model S, marcam o conceito less is more que parece adoptado no desenho do motor do modelo.

Ainda sem detalhes quanto a eventuais motorizações, estima-se que este novo modelo de design seja estreado já em 2015 pelo XC90.