Audi RS4 Avant Nogaro: O “renascer” da mítica Audi RS2

Audi RS4 Avant Nogaro: O “renascer” da mítica Audi RS2

A mítica Audi RS2 está de parabéns, acaba de completar 20 anos de existência. E para assinalar a data a Audi lançou uma edição especial: o Audi RS4 Avant Nogaro.

A Audi RS2 Avant é daqueles automóveis com presença garantida na «wish list» de qualquer entusiasta automóvel. Uma carrinha que ganhou uma legião de fãs, não só pela performance capaz deixar envergonhados muitos desportivos da época – possuía um motor 2.2 litros de 315 CV e 410 Nm – mas também pelo seu estatuto de excelência tecnológica conquistada nos anos 90.

A Audi RS2 foi também responsável pelo surgimento de uma sigla que anos mais tarde viria a tornar-se num símbolo de potência e força. Estamos a falar, claro, da já mencionada sigla RS.

Audi RS2 Avant

De volta ao ano de 2014, o Audi RS4 Avant Nogaro é uma versão comemorativa dos 20 anos da Audi RS2 original. Por conseguinte, possui vários elementos estéticos com o objectivo de fazer relembrar, da melhor forma possível, o seu antepassado.

Ao nível do exterior, a fabricante germânica optou por pintar a carroçaria do RS4 Avant Nogaro em azul “Nogaro” com acabamento pérola, de forma a fazer sobressair as linhas da carroçaria.

No exterior, destaque ainda para a aplicação do tom negro em vários elementos, desde a grelha frontal, vidros laterais, suportes no tejadilho e ponteiras de escape, até ás magnificas jantes de 20 polegadas em pneus de medidas 265/30. As pinças dos travões são pintadas em tom vermelho, mais uma das características em comum com a Audi RS2 Avant.

No interior da Audi RS4 Avant Nogaro, é onde as semelhanças com a icónica carrinha desportiva da década de 90 sobressaem mais. Desde os assentos revestidos em pele negra e em alcantara no mesmo tom azul que a carroçaria, passando por várias aplicações em carbono, até ás diversas placas identificativas espalhadas pelo interior.

Audi RS4 Avant Nogaro Selection

Debaixo do capô do Audi RS4 Avant Nogaro, encontra-se o mesmo motor V8 4.2 presente da versão base da RS4, com 450 CV ás 8250 rpm e 430 Nm entre as 4000 rpm e as 6000 rpm, bem como a mesma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem. Toda esta potencia é transmitida ás quatro rodas através do conhecido sistema de tracção integral Quattro, sistema este encarregue em grande parte pelo sprint dos 0-100 km/h em apenas 4.7 segundos e pela velocidade máxima de 280 km/h. Os consumos mantém-se na casa dos 10.7 litros aos 100 km.

O Audi RS4 Avant será lançado no mercado ainda este ano Até lá, aguardem pela sua estreia oficial no Salão de Genebra.

Fonte: WorldCarFans