Notícias Hyundai IONIQ 5 é o Carro Mundial do Ano 2022

World Car Awards 2022

Hyundai IONIQ 5 é o Carro Mundial do Ano 2022

O Hyundai IONIQ 5 conquistou o galardão de Carro Mundial do Ano 2022, mas há mais vencedores na edição deste ano dos World Car Awards.

WCA 2022 Hyundai IONIQ 5

Depois de uma longa espera, chegou hoje ao fim mais uma edição dos World Car Awards, o mais relevante prémio da indústria automóvel mundial, que todos os anos distingue as melhores propostas, nas suas diferentes categorias.

O Hyundai IONIQ 5 arrecadou o galardão mais desejado de Carro Mundial do Ano 2022 (World Car of the Year 2022), destacando-se perante os outros dois finalistas, também 100% elétricos: o Ford Mustang Mach-E e o Kia EV6.

Com esta vitória o Hyundai IONIQ 5 sucede ao Volkswagen ID.4, o grande vencedor da edição de 2021. Além disto, a vitória do modelo sul-coreano é a segunda consecutiva de um modelo 100% elétrico e a terceira vitória de um modelo movido a eletrões em cinco edições do concurso.

EM 2021 FOI ASSIM: Volkswagen ID.4 conquista o troféu de Carro Mundial do Ano 2021

A escolha do Hyundai IONIQ 5 para Carro Mundial do Ano, resultou da votação de um júri composto por mais de 100 jornalistas, oriundos de vários países.

Portugal está representado desde 2017 por Guilherme Costa, co-fundador e diretor da Razão Automóvel, que é atualmente um dos diretores do World Car Awards.

Todos os vencedores dos World Car Awards 2022

Além do Hyundai IONIQ 5 como Carro Mundial do Ano 2022, há mais vencedores nas restantes categorias dos World Car Awards.

Na categoria  Carro Urbano Mundial do Ano (World Urban Car), o grande vencedor foi o Toyota Yaris Cross, que se destacou perante o Opel Mokka e Volkswagen Taigun (não vendido na Europa).

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross, Citadino Mundial do Ano 2022.

O título de Carro de Luxo Mundial do Ano (World Luxury Car) voltou a ser entregue à Mercedes-Benz. Assim, depois de no ano passado ter conquistado este troféu com o Classe S (W 223), este ano a marca alemã venceu com o Mercedes-Benz EQS que se impôs aos BMW iX e Genesis GV70.

Mercedes-Benz EQS 450+
Mercedes-Benz EQS, Carro de Luxo do Ano 2022.

Na categoria Desportivo Mundial do Ano (World Performance Car), o grande vencedor foi o Audi e-tron GT. O modelo elétrico tinha como concorrentes os BMW M3 e M4, e os «gémeos» Toyota GR86 e Subaru BRZ.

Contudo, as vitórias do IONIQ 5 não se resumiram à «categoria rainha», e a edição de 2022 dos Word Car Awards trouxe mais duas conquistas ao elétrico da Hyundai.

A primeira foi, precisamente, na inédita categoria de Elétrico Mundial do Ano, na qual bateu a concorrência dos também galardoados Audi e-tron GTMercedes-Benz EQS. A outra foi na categoria Design Mundial do Ano, com o modelo sul-coreano a impor-se aos Audi e-tron GT e Kia EV6.

Hyundai IONIQ 5
Com prémios conquistados em três categorias diferentes, o Hyundai IONIQ 5 é o grande vencedor desta edição dos World Car Awards.

Por fim, mas não menos importante, no prémio Personalidade Mundial do Ano, já anunciado em fevereiro, o grande vencedor foi Luc Donckerwolke, o vice-presidente executivo e o diretor criativo do Hyundai Motor Group.

Luc Donckerwolke
Luc Donckerwolke a supervisionar o modelo do futuro Genesis GV60.

Foi ele o responsável pelo design de modelos como o multigalardoado Hyundai IONIQ 5 ou o Kia EV6, assim como a maioria dos novos Genesis.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?