Notícias BMW M3 contra BMW M3: tração integral ou traseira? Quem ganha?

Arranque a Frio

BMW M3 contra BMW M3: tração integral ou traseira? Quem ganha?

A vantagem está do lado do BMW M3 Competition xDrive, que é mais rápido dos 0 aos 100 km/h no papel. Mas será que o peso extra tem uma palavra a dizer?

BMW M3 drag race

O novo BMW M3 Competition está longe de ser consensual e isso deve-se, em grande parte, ao facto de pela primeira vez contar com uma versão xDrive, de tração integral.

Mas esta estreia, que também chegou ao M4 Competition, permitiu deixar esta berlina alemã — que até aqui tinha sido religiosamente fiel à tração traseira — ainda mais rápida no sprint dos 0 aos 100 km/h (3,5s contra 3,9s), apesar de pesar mais 50 kg (1855 kg contra 1805 kg).

Comum a estas duas versões é o motor que lhes serve de base, o S58, um seis cilindros em linha biturbo com 3.0 litros de capacidade que debita 510 cv de potência e 650 Nm de binário máximo, sempre geridos por uma caixa automática de oito velocidades.

A NÃO PERDER: Novo BMW M3 Competition (G80). Este ou um Giulia Quadrifoglio?
BMW M3 Competition
BMW M3 Competition

A introdução da tração às quatro rodas no M3 Competition obrigou a alterações na geometria do eixo dianteiro, nos braços da suspensão e no acerto da direção, tudo para garantir uma maior eficácia dinâmica e um comportamento digno de um M3.

Mas o quão diferentes serão, afinal, estes dois BMW M3 Competition? Os “rapazes” da Carwow resolveram organizar uma drag race entre ambos e responder a esta pergunta, pelo menos no que à velocidade de aceleração e ao “poder” de travagem diz respeito.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M