Kia EV6 é o vencedor do Car of The Year 2022

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Car Of The Year 2022

Kia EV6 é o vencedor do Car of The Year 2022

O novo Kia EV6 acaba de ser eleito como o Car of The Year 2022, sucedendo ao Toyota Yaris. Fiquem com a pontuação de todos os finalistas.

Os votos dos 59 membros do júri do COTY (Car of the Year), provenientes de 22 países europeus, já foram somados e, contas feitas, é o Kia EV6 o Car Of The Year 2022.

O crossover elétrico sucede ao Toyota Yaris, é o primeiro modelo da Kia e o primeiro sul-coreano de sempre a conquistar o galardão e vence um grupo de rivais maioritariamente elétrico, facto inédito na história do troféu Car Of The Year.

Dos sete finalistas — CUPRA Born, Ford Mustang Mach-E, Hyundai IONIQ 5, Kia EV6, Peugeot 308, Renault Mégane E-Tech Electric e Skoda Enyaq — apenas o Peugeot 308 ainda integra motores de combustão interna.

TÊM DE VER: Conheçam os 7 finalistas do Carro do Ano 2022 em Portugal

O evento realizou-se, como é tradição, nos pavilhões da Palexpo, em Genebra, na Suíça, onde deveria estar agora a iniciar-se o Salão de Genebra que, por culpa da pandemia, não se realiza pelo terceiro ano consecutivo.

Não foi uma vitória desafogada, com os três primeiros classificados — todos eles elétricos, a primeira vez que tal acontece — a ficarem separados por apenas 18 pontos:

  • Kia EV6 — 279 pontos;
  • Renault Mégane E-Tech Electric — 265 pontos;
  • Hyundai IONIQ 5 — 261 pontos;
  • Peugeot 308 — 191 pontos;
  • Skoda Enyaq iV — 185 pontos;
  • Ford Mustang Mach-E — 150 pontos;
  • CUPRA Born — 144 pontos.

De notar que tanto o Renault Mégane E-Tech Electric como o Hyundai IONIQ 5 — o «primo» do EV6 — conseguiram por 15 vezes cada atingir a votação máxima atribuída por um júri (10 pontos), enquanto o Kia EV6 consegui-o por 12 vezes. Mas no final, contas feitas, foi o EV6 o vencedor da edição de 2022 do Car Of The Year.

Entre os 59 membros do júri, provenientes de 22 países, há dois representantes nacionais: Joaquim Oliveira e Francisco Mota. Como curiosidade, os resultados combinados do júris portugueses deram ao Ford Mustang Mach-E o maior número de pontos.

Mais artigos em Notícias