Notícias As novidades da FIAT para 2022. Será que vamos ver o sucessor do Punto?

NOVIDADES 2022

As novidades da FIAT para 2022. Será que vamos ver o sucessor do Punto?

A Fiat tem várias novidades alinhadas para 2022, e a maior de todas pode ser o regresso ao concorrido segmento B, com um pequeno SUV.

Fiat Centoventi

A Fiat arrancou o ano de 2022 com o anúncio de uma nova versão do Tipo, de várias novidades no 500X e de uma inédita versão (RED) que é transversal a toda a gama da marca de Turim.

Mas estas podem não ser as únicas novidades da Fiat para 2022, que pode muito bem ser o ano que assinala o regresso da fabricante italiana ao segmento B. Mas já lá vamos.

A primeira grande novidade do ano é o crescimento da gama Tipo com a introdução da versão Cross na carroçaria Station Wagon. Já a testámos associada à carroçaria de cinco portas, mas agora chega à variante mais familiar do Tipo.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
fiat tipo cross (red)
A carrinha Fiat Tipo também já está disponível na versão Cross.

Do ponto de vista estético, destacam-se os acabamentos das grelhas frontais específicas, os detalhes em cromado (nos puxadores das portas, saias laterais, para-choques dianteiro e barras de tejadilho) e as proteções em plástico nas duas extremidades e nas cavas das rodas.

As jantes de 17” em preto mate e com acabamento em diamante são oferecidas de série e a iluminação dianteira e traseira pode contar com tecnologia Full LED.

500X também mudou

O 500X também acaba de receber uma importante atualização, aproximando-se ainda mais do seu «irmão» mais novo, o 500.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o FIAT Tipo Cross. A versão com melhor relação qualidade/preço?

Em toda a gama 500X, a secção dianteira foi renovada e passa a contar com o logótipo “500”, em vez do logótipo da marca italiana. Atrás, surge a inscrição “FIAT” ao centro, tal como já acontecia no novo Fiat 500.

O renovado Fiat 500X está disponível nas versões hatchback e Dolcevita (com capota soft top) e com os níveis de equipamento Club, Cross e Sport.

A Fiat é (RED)!

Depois de no passado mês de outubro ter lançado a versão (RED) do 500, a Fiat acaba de alargar esta parceria ao novo Tipo, ao renovado 500X e ao Panda.

A NÃO PERDER: Testámos o novo Fiat 500C, exclusivamente elétrico. Mudança para melhor?

Recorde-se que a (RED), designada pela cor da emergência (vermelho), foi fundada por Bono e Bobby Shriver em 2006 para transformar as empresas numa unidade de combate à SIDA e agora à pandemia do Covid. Até à data gerou cerca de 700 milhões de dólares para o Global Fund, ajudando mais de 220 milhões de pessoas.

fiat gama (red)
A foto de família da gama (RED) da Fiat.

Além da cor, designada por Vermelho Passione, as versões (RED) do 500 (e 500X), do Tipo e do Panda destacam-se das restantes por contarem com o logótipo (RED) no pilar B e por contarem ainda com algumas particularidades.

No caso do 500, por exemplo, ele passa a contar com uma especificação inédita que a Fiat descreve como um “Porta-luvas higienizante”.

fiat novo 500 (red)
O novo Fiat 500 na sua versão (RED).

Este sistema consiste numa lâmpada UV-C colocada dentro do porta-luvas que ajuda a higienizar a superfície dos objetos expostos, tais como o smartphone e outros objetos do dia a dia.

LEIAM TAMBÉM: Fiat Uno Turbo nacional foi vendido por quase 15 mil euros nos EUA

Comum a todas as versões (RED), e para reforçar o compromisso da Fiat contra a Covid-19, é o facto de contarem com um filtro de ar do habitáculo para o sistema de climatização, tratado com uma substância biocida com ação altamente eficaz contra bactérias, que também foi usada para «proteger» os bancos e o volante.

O regresso ao segmento B?

Por fim, e apesar de por enquanto não passar de uma possibilidade, a confirmar-se, poderá ser a maior das novidades da Fiat para 2022.

Ainda se lembram do concept Centoventi apresentado no Salão de Genebra de 2019? Pois bem, a versão de produção pode ser apresentada ainda este ano, sob a forma de um pequeno SUV/crossover para o segmento B (posicionado abaixo do 500X). Caso não aconteça no final de 2022, acontecerá, em definitivo, no início de 2023.

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

Com base na plataforma CMP da (ex-)PSA, a mesma dos Peugeot 208 e 2008, Opel Corsa e Mokka, Citroën C4 e DS 3 Crossback, este B-SUV vai fazer-se acompanhar por uma proposta equivalente da Jeep (projeto “519”) — que vai ser conhecido em primeiro — e da Alfa Romeo (tem sido chamado de Brennero).

A NÃO PERDER: Grand Cherokee chega em 2022, mas «baby-Jeep» promete ser a grande revelação

O novo modelo será produzido em Tychy, na Polónia, onde são produzidos hoje o Fiat 500 (segunda geração, ainda a combustão) e o Lancia Y, e deverá contar com (pelo menos) uma versão 100% elétrica.

Apesar de vir a marcar o regresso da Fiat ao segmento B — de que tem estado ausente de forma direta desde o fim do Punto —, este novo modelo também acabará por tomar o lugar do Panda (citadino de segmento A), cuja terceira geração (a atual) já ultrapassou os 10 anos no ativo. Como já tinha sido anunciado antes, não se prevê que o Panda venha a ter um sucessor direto.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2