Notícias Fiat Tipo ganha versão Cross, novo motor a gasolina e mais tecnologia

Apresentação

Fiat Tipo ganha versão Cross, novo motor a gasolina e mais tecnologia

O Fiat Tipo renovou-se e além da versão Cross recebeu um reforço tecnológico, um motor Diesel mais potente e um novo motor a gasolina.

Fiat Tipo Cross

Renascido em 2016, o Fiat Tipo foi agora alvo do habitual restyling de meia idade, tudo para se tentar manter competitivo no sempre concorrencial segmento C.

Entre as novidades contam-se um visual revisto, um reforço tecnológico, novas motorizações e, talvez a maior novidade de todas, uma variante Cross que “pisca o olho” aos fãs dos SUV/Crossover.

Mas comecemos pela renovação estética. Para começar na grelha o tradicional logótipo deu lugar ai lettering “FIAT” em letras garrafais. A isto juntam-se faróis dianteiros em LED (novidade), novos para-choques dianteiros, mais acabamentos cromados, novos faróis traseiros em LED e jantes de 16” e 17” com um novo desenho.

VÊ TAMBÉM: 500 3+1. A porta surpresa na apresentação do novo Fiat 500
Fiat Tipo 2021

Já no interior, o Fiat Tipo recebeu um painel de instrumentos digital de 7” e um sistema de infotainment com um ecrã de 10,25” com o sistema UConnect 5 estreado pelo novo 500 elétrico. Além disto, no interior do Tipo encontramos ainda um volante e uma manete da caixa de velocidades redesenhados.

O Fiat Tipo Cross

Inspirada pelo sucesso que o Panda Cross tem conhecido, a Fiat aplicou a mesma a fórmula ao Tipo. O resultado foi o novo Fiat Tipo Cross, um modelo com o qual a marca de Turim espera conquistar uma nova (e talvez mais jovem) faixa de clientes.

Para já baseado no hatchback (é provável que venha a surgir uma versão baseada na carrinha), o Tipo Cross é 70 mm mais alto que o Tipo “normal” e conta com um visual mais aventureiro, cortesia das proteções em plástico nos para-choques, cavas das rodas e saias laterais, pelas barras de tejadilho e até pelos pneus mais altos.

No total, a Fiat afirma que o Tipo Cross tem mais 40 mm de altura ao solo face aos restantes Tipo e recebeu a calibração da suspensão baseada na usada pelo Fiat 500X.

VÊ TAMBÉM: O Fiat Panda renovou-se para comemorar 40 anos de vida

E os motores?

Como te dissemos, o renovado Fiat Tipo também traz novidades no capítulo mecânico. A maior delas todas passa pela adoção do motor 1.0 Turbo de três cilindros FireFly com 100 cv e 190 Nm.

Este vem substituir o 1.4 l que atualmente encontramos debaixo do capô do modelo italiano e que oferece 95 cv e 127 Nm, ou seja, o novo motor permite um ganho de 5 cv e 63 Nm ao mesmo tempo que promete menores consumos e emissões.

VÊ TAMBÉM: Fiat 500C Hybrid (2020). Agora é «mild-hybrid», faz diferença?

Já no campo dos Diesel, a grande novidade passa pela adoção de uma versão de 130 cv do 1.6 l Multijet (um ganho de 10 cv). Para quem não precisar de tanta potência o modelo transalpino estará também disponível com um motor Diesel de 95 cv — presumimos que continue a ser o 1.3 l Multijet, apesar de não indicado no comunicado oficial.

Quando chega e quanto vai custar?

No total, a gama do Fiat Tipo vai-se dividir duas variantes: Life (a mais urbana) e Cross (a mais aventureira). Estas dividem-se ainda em níveis de equipamento específicos.

Fiat Tipo 2021
VÊ TAMBÉM: Pirelli volta a fazer pneus para o Fiat 500, o mais pequenito e original

A variante Life tem os níveis “Tipo” e “City Life” e “Life” e estará disponível nos três tipos de carroçaria. Já a variante Cross está disponível nos níveis “City Cross” e “Cross” e, pelo menos por enquanto, só estará disponível no hatchback.

Para já, tanto os preços como a data prevista para a chegada do Fiat Tipo ao mercado nacional continuam a ser uma incógnita.

Sabe esta resposta?
Porque outro nome era conhecido o Fiat Cinquecento Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)