Notícias Green NCAP. Quão “verdes” são os Fiat 500, Honda Jazz e Peugeot 208?

Emissões

Green NCAP. Quão “verdes” são os Fiat 500, Honda Jazz e Peugeot 208?

O Green NCAP divulgou os resultados para mais três veículos: o elétrico Fiat 500, o híbrido Honda Jazz e o Peugeot 208, a gasóleo.

Peugeot 208 Green NCAP

Na sua mais recente ronda de testes o Green NCAP avaliou três veículos indicados para uso urbano, mas com três tipos de motorizações distintas: 100% elétrica, híbrida (convencional) e ainda a diabolizada Diesel.

Os modelos avaliados foram o 100% elétrico Fiat 500, o híbrido Honda Jazz e, por fim, o Peugeot 208, aqui equipado com o motor Diesel 1.5 BlueHDi de 100 cv e caixa manual.

Para os que ainda não estão familiarizados com os testes do Green NCAP, estes dividem-se em três áreas de avaliação: índice de limpeza do ar, índice de eficiência energética e o índice das emissões dos gases com efeito de estufa. No final, é atribuída uma classificação de até cinco estrelas ao veículo avaliado, qualificando a performance ambiental do veículo.

VEJAM TAMBÉM: Green NCAP. Mais 25 modelos testados, incluindo os primeiros híbridos plug-in
Fiat 500 Green NCAP

Também no final é atribuída uma classificação de até cinco estrelas para qualificar a performance ambiental do veículo avaliado.

Por enquanto, os testes contemplam apenas a performance ambiental dos veículos em utilização, mas o objetivo é de, futuramente, contemplar uma avaliação well-to-wheel (do poço à roda) que incluirá, por exemplo, as emissões geradas para produzir um veículo ou a origem da eletricidade que os veículos elétricos necessitam.

Elétricos em vantagem

Como seria de esperar, avaliando apenas a performance ambiental apenas em utilização do veículo, os veículos 100% elétricos estão em clara vantagem.

Não admira, portanto, as cinco estrelas que o Fiat 500 recebeu tendo atingido a pontuação máxima nas três áreas de avaliação, incluindo a da eficiência energética, a única onde poderia perder alguns pontos. Ao não ter escape, logo não tem emissões, o que lhe garante automaticamente nota máxima nas outras duas áreas.

Ainda assim, a Green NCAP apontou algumas críticas ao pequeno 500, nomeadamente ao carregador que o equipava, classificando-o de “lento e ineficiente”.

Honda Jazz Green NCAP

Mais interessante é a comparação entre a motorização híbrida (gasolina+elétrico) e Diesel dos outros dois veículos avaliados. O Honda Jazz (híbrido) conseguiu uma classificação de 3,5 estrelas, enquanto o Peugeot 208 (Diesel) conseguiu três estrelas, uma classificação muito positiva para ambos, segundo o Green NCAP.

Ambos os modelos conseguiram classificações elevadas em eficiência energética (7,2/10 para o Peugeot 208 e 7,0/10 para o Honda Jazz), com o modelo japonês a destacar-se em relação ao francês positivamente no índice de limpeza do ar (6,7/10 contra 5,1/10) e no índice das emissões dos gases com efeito de estufa (5,6/10 contra 4,5/10).