«Irmãos» e rivais. Hyundai IONIQ 5 contra Kia EV6

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Comparativo

«Irmãos» e rivais. Hyundai IONIQ 5 contra Kia EV6

O Hyundai IONIQ 5 e o KIA EV6 apesar de serem totalmente distintos, têm muito mais em comum do que imaginam. Qual escolher?

Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6, dois modelos 100% elétricos com abordagens diferentes — a começar pelo seu design —, mas com muito mais em comum do que se pode à partida imaginar.

Ambos nasceram sob a alçada do Hyundai Motor Group e por isso partilham a plataforma E-GMP do grupo, exclusiva para elétricos, assim como os motores e as baterias, isto já para não falar tecnologia a bordo como o sistema de infoentretenimento.

Mas serão estes modelos assim tão iguais? Afinal o que os distingue? A resposta está neste vídeo, onde o Guilherme Costa nos esclarece o que une e o que separa estes dois «irmãos», elegendo no final um vencedor.

A NÃO PERDER: Kia Niro EV vs Volkswagen ID.3 vs Renault Mégane E-Tech. Qual o melhor?

Hyundai IONIQ 5. Espaço e conforto

O IONIQ 5, que conquistou o galardão de Carro Mundial do Ano 2022, começa logo por dar nas vistas pela aparência retrofuturista, com proporções que nos remetem de imediato para as criações da Italdesign de Giorgetto Giugiaro do final da década de 70 e início da década de 80.

A imagem, contudo, é vincadamente moderna e distinta de praticamente tudo o resto que vemos na estrada. O IONIQ 5 faz-se notar por onde quer que passa, até porque as suas dimensões generosas também não passam despercebidas: tem 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,6 m de altura.

Dimensões que garantem um interior espaçoso e versátil, e que se traduz também numa bagageira pronta para todas as necessidades familiares: 531 litros que crescem até aos 1591 litros caso os bancos traseiros sejam rebatidos. Há ainda um espaço adicional na frente, onde o IONIQ 5 disponibiliza mais 57 litros de capacidade de carga.

Hyundai IONIQ 5 vs Kia EV6
Não podiam ser mais distintos por fora, mas estão mais próximos um do outro do que se imagina. © Razão Automóvel

O Hyundai IONIQ 5 apresenta um interior a tender para o minimalismo e de ambiente relaxante — inspirado pelo universo da habitação contemporâneo de salas de estar luminosas e confortáveis.

O que nunca está em causa é a qualidade de montagem, sempre elevada, e a oferta generosa de equipamento, com destaque para os bancos traseiros aquecidos e deslizantes, os bancos dianteiros reclináveis que se transformam numa espécie de chaise longue, ou ainda a consola central que também pode deslizar longitudinalmente.

Hyundai IONIQ 5 bancos chaise longue
Se há imagem que define o que esperar do interior do IONIQ 5 é esta que revela os bancos dianteiros na sua posição chaise longue e o ambiente mais digno de uma sala de estar.

Não faltam por isso motivos de interesse a este Hyundai IONIQ 5 que, em Portugal, está disponível apenas numa versão com motor traseiro de 160 kW (218 cv) e 350 Nm e com uma bateria de 72,6 kWh de capacidade, para uma autonomia anunciada em ciclo combinado WLTP de 481 km.

Nota: O IONIQ 5 usado neste comparativo é o MY2022 (Model Year). A Hyundai atualizou o IONIQ 5 para 2023, destacando-se o aumento da capacidade da bateria para 77,4 kW igualando a do Kia EV6.

Kia EV6. Dinâmica (mais) apurada

Também galardoado — foi Car Of The Year 2022 na Europa — o Kia EV6 não podia ser mais diferente do seu «irmão» IONIQ 5, a começar logo pelo design exterior, também de inspiração italiana (neste caso mais por criações da Bertone), de linhas bem mais dinâmicas.

Com 4,68 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,55 m de altura, o EV6 é mais comprido do que o IONIQ 5, mas é marginalmente mais estreito e um pouco mais baixo, ainda que isso não seja perceptível no chamado «mundo real».

Hyundai IONIQ 5 vs Kia EV6
A diferença no seu design exterior não podia ser mais contrastante, mas é a do EV6 que gera mais controvérsia. © Razão Automóvel

Naturalmente isso faz com que o aproveitamento do espaço no habitáculo seja também muito bom, tal como no IONIQ 5. Algo que se sente ao nível dos bancos traseiros e da bagageira, ainda que aí o EV6 fique ligeiramente atrás: oferece 490 litros (1300 litros com os bancos rebatidos) aos quais se somam os 52 litros da mini-bagageira dianteira.

TÊM DE VER: Os automóveis elétricos não são todos iguais. Fiquem a conhecê-los

Se o IONIQ 5 se destaca pelos equipamentos de conforto, no EV6 é a oferta tecnológica que ganha primazia. Mas a maior diferença está no ambiente a bordo, que se afasta do conceito «sala de estar» e assume contornos mais dinâmicos e envolventes. E não poderia ser mais evidente do que neste EV6 GT-Line testado, que traz uns bancos de corte bem mais desportivo que oferecem muito maior suporte lateral.

Kia EV6
Tons mais escuros e um cockpit mais envolvente no EV6 do que na «sala» do IONIQ 5.

Esta orientação mais dinâmica ou desportiva do EV6 não se fica pelas aparências. Quando o conduzimos é perceptível uma resposta mais rápida do seu chassis às nossas solicitações do que no IONIQ 5.

O conforto permanece elevado — isso nunca é colocado em causa —, mas não consegue igualar o do IONIQ 5. É um pequeno sacrifício que recompensa aqueles que estão à procura de uma experiência de condução  mais acutilante.

O que vocês preferem? Um pouco mais de pimenta na condução ou um pouco mais de açúcar no conforto?

Guilherme Costa

Ao contrário do seu «irmão», o EV6 está disponível em duas versões, Air e GT Line. O EV6 Air conta com um motor de 125 kW (170 cv) montado no eixo traseiro e uma bateria de 58 kWh. O EV6 GT-Line é mais potente, com 168 kW (229 cv) e tem uma bateria maior de 77,4 kWh, declarando 504 km de autonomia (ciclo WLTP).

«Irmãos» separados à nascença… e no preço

Apesar de tudo o que os une, sobretudo a nível técnico, as diferenças entre ambos são claras o suficiente para garantirem experiências de condução e de convivência distintas.

O Hyundai IONIQ 5 aposta mais no conforto enquanto o Kia EV6 acentua a veia desportiva e dinâmica, e estas orientações distintas refletem-se na tabela de classificação nos diversos itens de avaliação.

Contas feitas, seria um empate técnico, com a escolha a recair mais nos gostos pessoais de cada um. Contudo, a vitória do comparativo acaba por pender em definitivo para o Hyundai IONIQ 5 quando adicionamos o item Preço a estas contas.

Hyundai Ioniq 5 perfil
O IONIQ 5 sai vencedor deste comparativo, graças a um preço mais competitivo. © Miguel Dias / Razão Automóvel

O Hyundai IONIQ 5 está disponível a partir de 53 150 euros e só quase 14 mil euros depois encontramos o Kia EV6 GT-Line, com preços a começar nos 67 050 euros. Uma diferença abissal para duas propostas equivalentes em performance e autonomia.

Realisticamente, é possível adquirir cada um destes modelos por preços inferiores ao de tabela, devido às campanhas frequentes praticadas por ambas as marcas sul-coreanas. Contudo, mesmo assim, o EV6 GT-Line fica a norte dos 60 mil euros, uma diferença difícil de justificar para o IONIQ 5.

LEIAM TAMBÉM: Particulares vs Empresas. Quem compra mais elétricos e híbridos na Europa?

Se as campanhas da Hyundai e Kia podem vir em auxílio do cliente particular, no caso das empresas, com todos os benefícios fiscais em vigor — como dedução do IVA —, a aquisição deste par de elétricos fica muito mais atrativa.

AVALIAÇÃO Hyundai IONIQ 5 Kia EV6
Design (11%) 9 8
Montagem e Materiais (14%) 11 11
Espaço, Conectividade e Equipamento (14%) 12 10
Comportamento (9%) 7 9
Conforto (12%) 9 7
Performances (10%) 7 8
Consumo e Autonomia (15%) 10 11
Preço (15%) 13 11
Total (100%) 78 75

Sabe responder a esta?
Qual destes modelos a NASA converteu para elétrico para servirem num estudo?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?

Mais artigos em Testes