Notícias GFG Style Sibylla. O melhor presente para celebrar os 80 anos de Giugiaro

Salão de Genebra 2018

GFG Style Sibylla. O melhor presente para celebrar os 80 anos de Giugiaro

Giorgetto Giugiaro e o seu filho Fabrizio dão a conhecer o seu mais recente concept para Genebra, o GFG Style Sibylla. Um protótipo a apontar para o futuro, mas com raízes no glorioso passado do designer.

Giugiaro Sybilla Concept Genebra 2018

A mais recente criação nascida dos estiradores do ainda jovem atelier de design GFG Style (Giorgetto e Fabrizio Giugiaro), fundado pela lenda viva do design automóvel, Giorgetto Giugiaro, e pelo seu filho Fabrizio, o GFG Style Sibylla promete congregar atenções no próximo Salão Automóvel de Genebra.

Na celebração do 80º aniversário do meu pai, desenhámos um carro que combina o conforto de um SUV, com a elegância de uma berlina de luxo e a dinâmica de um desportivo. É uma forma linda, inspirada pela ininterrupta eficiência da plataforma energética IoT da Envision EnOS permite.

Fabrizio Giugiaro, diretor executivo da GFG Style

O concept agora desvendado foi, também ele e a exemplo do Techrules Ren, desenvolvido em colaboração com a companhia chinesa de gestão de energia Envision. Ou seja, isto significa que se trata de um veículo 100% elétrico: são quatro motores, um por cada roda.

GFG Style Sibylla 2018

Acesso ao habitáculo é o destaque GFG Style Sibylla

A imagem é elucidativa. O acesso ao habitáculo faz-se de forma claramente distinta aquela que estamos habituados. Não existe pilar A, com para-brisas, janelas frontais laterais e parte do teto a formarem parcialmente uma cúpula, que se eleva e desloca para a frente, facilitando o acesso ao habitáculo.

Visualmente impressionante, sem dúvida, mas uma solução semelhante já tinha sido experimentada por Giugiaro no passado. O Chevy Corvair Testudo, de 1963, apresentava igualmente uma generosa cúpula basculante permitindo acesso ao interior.

Chevrolet Corvair Testudo 1963

A par desta inovação, o GFG Style Sibylla também re-imagina o acesso aos lugares traseiros, dividindo o acesso, tal como na frente, em duas secções: uma porta convencional e uma “asa de gaivota” composta pela janela lateral que se prolonga pelo teto, lembrando o Tesla Model X.

RELACIONADO: É assim que Giugiaro vai celebrar o seu 80º aniversário. Com mais um protótipo!

Além da acessibilidade, também a habitabilidade é generosa, não apenas pela longa carroçaria cujo comprimento ultrapassa os cinco metros, mas também pelas vantagens decorrentes do facto de não existir túnel de transmissão, fruto da localização dos motores elétricos.

Elétrico… e autónomo

Mas se a estética, apesar de contemporânea, não deixa de ser uma homenagem ao passado rico e glorioso de Giorgetto Giugiaro, já a tecnologia empregue neste GFG Style Sibylla, projeta o modelo claramente para o futuro.

Não só pelos referidos quatro motores elétricos, como por um evoluído sistema de condução autónoma — mas mantém o volante. Como Giugiaro refere, “a tecnologia permitia-me abandonar definitivamente a colocação de um volante, mas eu, simplesmente, não consegui fazê-lo”.

O habitáculo é fortemente high-tech, onde é possível encontrar um painel de instrumentos totalmente digital que se prolonga por toda a largura do habitáculo, marcado também por quatro bancos individuais revestidos em pele da Poltrona Frau, e por dois compartimentos de arrumação centrais, que se podem deslocar entre a frente e traseira.

GFG Style Sibylla 2018

Já quanto a aspetos como prestações, potências ou autonomias, o atelier nada revela. Situação que nos obriga a esperar pela apresentação oficial do concept, no dia 6 de março, para conhecermos, em detalhe, mais este projeto da família Giugiaro.

Não só o GFG Style Sibylla marcará presença, como prometeu levar a Genebra nova versão preparada para pista do Techrules Ren, denominada RS e, também, um exemplar do já referido Chevy Corvair Testudo.

Sabe esta resposta?
Onde é que foi desenhado o novo SEAT Arona?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Arona. Os segredos da tecnologia em movimento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

SEAT Arona. Os segredos da tecnologia em movimento