Notícias CEO da Toyota diz que “maioria silenciosa” duvida de um futuro apenas elétrico

Indústria

CEO da Toyota diz que “maioria silenciosa” duvida de um futuro apenas elétrico

Akio Toyoda, diretor executivo da Toyota, voltou a criticar a transição total para os veículos elétricos, defendendo uma abordagem com várias tecnologias.

Akio Toyoda

Akio Toyoda, diretor executivo (CEO) da Toyota, afirmou que há uma “maioria silenciosa” na indústria automóvel que duvida que os veículos elétricos sejam a única solução para atingir a tão ambicionada neutralidade carbónica.

Toyoda tem sido — a par de Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis — um dos maiores críticos da abordagem dos reguladores do setor, defendendo um caminho composto por diferentes soluções tecnológicas.

Numa conferência de imprensa na Tailândia, à margem da apresentação do protótipo de uma Hilux totalmente elétrica, voltou a afirmar que não concorda com essa visão.

A NÃO PERDER: GR Yaris a hidrogénio estreou-se na Europa com CEO da Toyota ao volante
Akio Toyoda
Akio Toyoda

Citado pelo portal Carscoops, Akio Toyoda voltou a dizer que o caminho para a neutralidade carbónica tem que passar por uma multiplicidade de soluções e que muitos dos envolvidos na indústria não concordam com a estratégia adoptada pela União Europeia, que a partir de 2035 não vai permitir a venda de novos carros com motores de combustão.

As pessoas envolvidas na indústria automóvel são essencialmente uma maioria silenciosa.

“Essa maioria silenciosa está a questionar se os veículos elétricos são realmente bons para se ter enquanto solução única. Mas eles pensam que é a tendência, por isso não falam publicamente. A resposta certa ainda não está definida, por isso não nos deveríamos limitar a uma única opção”, disse Toyota.

“Acredito que precisamos de ser realistas sobre quando a sociedade será capaz de adotar totalmente os veículos elétricos a bateria e quando a nossa infraestrutura pode apoiá-los em escala”, referiu.

LEIAM TAMBÉM: Irreconhecível. Tudo o que mudou no novo Toyota Prius

“Assim como os carros totalmente autónomos que deveríamos estar todos a conduzir agora, acho que os veículos elétricos a bateria vão levar mais tempo a ser democratizados do que os média gostariam que acreditássemos. E, francamente, os veículos elétricos a bateria não são a única maneira de alcançar as metas de neutralidade de carbono do mundo”, disse.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X, o primeiro elétrico a bateria da marca nipónica. © Diogo Teixeira / Razão Automóvel
Já em declarações ao The Wall Street Journal, Akio Toyoda lembrou: “Há dois anos, era a única pessoa a fazer este tipo de afirmações”.

Recorde-se que a Toyota continua focada numa abordagem de múltiplos caminhos para atingir a neutralidade carbónica e propõe uma gama repleta de tecnologias eletrificadas, a começar nos híbridos elétricos (HEV), passando pelos híbridos plug-in (PHEV) e pelos elétricos a bateria (BEV) e terminando nos elétricos com pilha de combustível (FCEV).

A NÃO PERDER: Toyota Hilux a hidrogénio em 2023. O primeiro adeus ao Diesel?

A marca nipónica lançou este ano o seu primeiro elétrico a bateria, o bZ4X, e vai reforçar essa aposta nos próximos anos, mas continua empenhada numa abordagem diversificada.

Toyota Mirai
Toyota Mirai

Além da aposta nos híbridos convencionais, acaba de mostrar a nova geração do Prius com tecnologia híbrida plug-in (que também estará no futuro C-HR), está a trabalhar numa Hilux com pilha de combustível e a estudar o uso de hidrogénio para alimentar motores de combustão.

Fonte: Carscoops e The Wall Street Journal

Sabe esta resposta?
Em que modelo o Toyota Sera era baseado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?