Notícias IONIQ 5 N. Hyundai de estrada mais potente de sempre está quase pronto

Fotos-espia

IONIQ 5 N. Hyundai de estrada mais potente de sempre está quase pronto

A versão N do Hyundai IONIQ 5 continua os testes de desenvolvimento e voltou ao Nürburgring. Deve chegar em meados do próximo ano.

fotos-espia Hyundai IONIQ 5 N
© Razão Automóvel

O IONIQ 5 N, o primeiro modelo 100% elétrico da divisão N da Hyundai, continua em testes e depois de ter sido visto nas habituais provas de inverno foi agora «caçado» no Nürburgring, a cumprir testes dinâmicos.

Este é, de resto, um regresso do Hyundai IONIQ 5 N ao mítico circuito germânico, uma vez que foi lá que vimos um protótipo de testes deste modelo pela primeira vez, há cerca de 11 meses.

Mas agora, volvido todo este tempo, e mesmo que a marca sul-coreana continue sem oficializar a versão mais «apimentada» do seu elétrico IONIQ 5, já existem mais informações até porque já existe o… Kia EV6 GT.

A NÃO PERDER: Hyundai RN22e mostra o que esperar do futuro IONIQ 6 N
fotos-espia Hyundai IONIQ 5 N Nurburgring
Na dianteira, o que mais se destaca são as novidades ao nível da refrigeração, quer na zona central quer nas extremidades laterais. © Razão Automóvel

O que um tem a ver com o outro? A Kia pertence ao Hyundai Motor Group e o EV6 recorre exatamente à mesma plataforma (E-GMP), motores e baterias do IONIQ 5.

Por isso mesmo, os números do futuro IONIQ 5 N poderão ser idênticos ou muito semelhantes aos do «primo» Kia EV6 GT. Pelo menos é isso que dita a lógica.

fotos-espia Hyundai IONIQ 5 N frente
Por baixo desta camuflagem escondem-se, naturalmente, para-choques mais desportivos, que são quase “obrigatórios” neste tipo de versões. © Razão Automóvel

Será o Hyundai mais potente de sempre

A confirmar-se esta proximidade técnica este os «primos» IONIQ 5 N e EV6 GT, podemos esperar que o modelo da Hyundai se apresente com a mesma configuração de dois motores elétricos — um por eixo a garantir tração integral — que oferecem, no Kia, um máximo de 430 kW ou 585 cv de potência e 740 Nm de binário. Tudo isto associado a uma bateria com 77,4 kWh de capacidade.

LEIAM TAMBÉM: Hyundai IONIQ 5 “Martini Racing” quase que passa por um novo Lancia Delta

Será que o IONIQ 5 N vai manter estes números? Temos de esperar mais algum tempo para ver, mas como o Diogo Teixeira já teve oportunidade de perceber em primeira mão, os 585 cv e 740 Nm no EV6 GT já o tornam mesmo muito rápido: o sprint dos 0 aos 100 km/h é feito em apenas 3,5s e continua a acelerar até aos 260 km/h de velocidade máxima.

Apesar de ainda não termos os números finais, já é certo que o IONIQ 5 N será o Hyundai de estrada mais rápido (dos 0 aos 100 km/h) e mais potente de sempre, um cartão de visita que mostra bem o potencial desta versão mais radical do elétrico sul-coreano.

Imagem mais musculada

Apesar de escondida por uma densa camuflagem, é possível antecipar uma carroçaria mais musculada do que aquela que encontramos nas versões ditas «convencionais» do IONIQ 5.

É visível, sobretudo ao nível dos para-choques e dos guarda-lamas, que foram alargados para acomodar pneus de maiores dimensões.

É ainda notório um difusor dianteiro mais pronunciado, uma nova grelha dianteira e duas entradas de ar laterais para encaminhar ar para os travões, que contam com pinças em vermelho.

A NÃO PERDER: Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?

Já na traseira o destaque vai para o spoiler que prolonga a linha de tejadilho e que apresenta a terceira luz de travagem ao centro, em forma de triângulo, tal como encontramos noutras propostas assinadas pela “N”, como o i30 N ou o Kauai N.

fotos-espia Hyundai IONIQ 5 N traseira
O spoiler traseiro vai contar com uma terceira luz de travão ao centro, de formato triangular, tal como acontece com o i30 N e com o Kauai N. © Razão Automóvel

Quando chega?

Tal como referimos acima, este modelo ainda não foi confirmado pela Hyundai, pelo que não há qualquer previsão oficial para a data de apresentação.

Porém, os mais recentes rumores sugerem que a estreia comercial pode acontecer em meados do próximo ano.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Hyundai i20 N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?