Hyundai IONIQ 5 é o Carro Mundial do Ano 2022

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

World Car Awards 2022

Hyundai IONIQ 5 é o Carro Mundial do Ano 2022

O Hyundai IONIQ 5 conquistou o galardão de Carro Mundial do Ano 2022, mas há mais vencedores na edição deste ano dos World Car Awards.

Depois de uma longa espera, chegou hoje ao fim mais uma edição dos World Car Awards, o mais relevante prémio da indústria automóvel mundial, que todos os anos distingue as melhores propostas, nas suas diferentes categorias.

O Hyundai IONIQ 5 arrecadou o galardão mais desejado de Carro Mundial do Ano 2022 (World Car of the Year 2022), destacando-se perante os outros dois finalistas, também 100% elétricos: o Ford Mustang Mach-E e o Kia EV6.

Com esta vitória o Hyundai IONIQ 5 sucede ao Volkswagen ID.4, o grande vencedor da edição de 2021. Além disto, a vitória do modelo sul-coreano é a segunda consecutiva de um modelo 100% elétrico e a terceira vitória de um modelo movido a eletrões em cinco edições do concurso.

EM 2021 FOI ASSIM: Volkswagen ID.4 conquista o troféu de Carro Mundial do Ano 2021

A escolha do Hyundai IONIQ 5 para Carro Mundial do Ano, resultou da votação de um júri composto por mais de 100 jornalistas, oriundos de vários países.

Portugal está representado desde 2017 por Guilherme Costa, co-fundador e diretor da Razão Automóvel, que é atualmente um dos diretores do World Car Awards.

Todos os vencedores dos World Car Awards 2022

Além do Hyundai IONIQ 5 como Carro Mundial do Ano 2022, há mais vencedores nas restantes categorias dos World Car Awards.

Na categoria  Carro Urbano Mundial do Ano (World Urban Car), o grande vencedor foi o Toyota Yaris Cross, que se destacou perante o Opel Mokka e Volkswagen Taigun (não vendido na Europa).

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross, Citadino Mundial do Ano 2022.

O título de Carro de Luxo Mundial do Ano (World Luxury Car) voltou a ser entregue à Mercedes-Benz. Assim, depois de no ano passado ter conquistado este troféu com o Classe S (W 223), este ano a marca alemã venceu com o Mercedes-Benz EQS que se impôs aos BMW iX e Genesis GV70.

Mercedes-Benz EQS 450+
Mercedes-Benz EQS, Carro de Luxo do Ano 2022.

Na categoria Desportivo Mundial do Ano (World Performance Car), o grande vencedor foi o Audi e-tron GT. O modelo elétrico tinha como concorrentes os BMW M3 e M4, e os «gémeos» Toyota GR86 e Subaru BRZ.

Contudo, as vitórias do IONIQ 5 não se resumiram à «categoria rainha», e a edição de 2022 dos Word Car Awards trouxe mais duas conquistas ao elétrico da Hyundai.

A primeira foi, precisamente, na inédita categoria de Elétrico Mundial do Ano, na qual bateu a concorrência dos também galardoados Audi e-tron GTMercedes-Benz EQS. A outra foi na categoria Design Mundial do Ano, com o modelo sul-coreano a impor-se aos Audi e-tron GT e Kia EV6.

Hyundai IONIQ 5
Com prémios conquistados em três categorias diferentes, o Hyundai IONIQ 5 é o grande vencedor desta edição dos World Car Awards.

Por fim, mas não menos importante, no prémio Personalidade Mundial do Ano, já anunciado em fevereiro, o grande vencedor foi Luc Donckerwolke, o vice-presidente executivo e o diretor criativo do Hyundai Motor Group.

Luc Donckerwolke
Luc Donckerwolke a supervisionar o modelo do futuro Genesis GV60.

Foi ele o responsável pelo design de modelos como o multigalardoado Hyundai IONIQ 5 ou o Kia EV6, assim como a maioria dos novos Genesis.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?

Mais artigos em Notícias