NOVIDADES 2022
As novidades da FIAT para 2022. Será que vamos ver o sucessor do Punto?
A Fiat tem várias novidades alinhadas para 2022, e a maior de todas pode ser o regresso ao concorrido segmento B, com um pequeno SUV.

A Fiat arrancou o ano de 2022 com o anúncio de uma nova versão do Tipo, de várias novidades no 500X e de uma inédita versão (RED) que é transversal a toda a gama da marca de Turim.
Mas estas podem não ser as únicas novidades da Fiat para 2022, que pode muito bem ser o ano que assinala o regresso da fabricante italiana ao segmento B. Mas já lá vamos.
A primeira grande novidade do ano é o crescimento da gama Tipo com a introdução da versão Cross na carroçaria Station Wagon. Já a testámos associada à carroçaria de cinco portas, mas agora chega à variante mais familiar do Tipo.
A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
Do ponto de vista estético, destacam-se os acabamentos das grelhas frontais específicas, os detalhes em cromado (nos puxadores das portas, saias laterais, para-choques dianteiro e barras de tejadilho) e as proteções em plástico nas duas extremidades e nas cavas das rodas.
As jantes de 17” em preto mate e com acabamento em diamante são oferecidas de série e a iluminação dianteira e traseira pode contar com tecnologia Full LED.

500X também mudou
O 500X também acaba de receber uma importante atualização, aproximando-se ainda mais do seu «irmão» mais novo, o 500.
LEIAM TAMBÉM: Testámos o FIAT Tipo Cross. A versão com melhor relação qualidade/preço?Em toda a gama 500X, a secção dianteira foi renovada e passa a contar com o logótipo “500”, em vez do logótipo da marca italiana. Atrás, surge a inscrição “FIAT” ao centro, tal como já acontecia no novo Fiat 500.

O renovado Fiat 500X está disponível nas versões hatchback e Dolcevita (com capota soft top) e com os níveis de equipamento Club, Cross e Sport.
A Fiat é (RED)!
Depois de no passado mês de outubro ter lançado a versão (RED) do 500, a Fiat acaba de alargar esta parceria ao novo Tipo, ao renovado 500X e ao Panda.
A NÃO PERDER: Testámos o novo Fiat 500C, exclusivamente elétrico. Mudança para melhor?Recorde-se que a (RED), designada pela cor da emergência (vermelho), foi fundada por Bono e Bobby Shriver em 2006 para transformar as empresas numa unidade de combate à SIDA e agora à pandemia do Covid. Até à data gerou cerca de 700 milhões de dólares para o Global Fund, ajudando mais de 220 milhões de pessoas.

Além da cor, designada por Vermelho Passione, as versões (RED) do 500 (e 500X), do Tipo e do Panda destacam-se das restantes por contarem com o logótipo (RED) no pilar B e por contarem ainda com algumas particularidades.
No caso do 500, por exemplo, ele passa a contar com uma especificação inédita que a Fiat descreve como um “Porta-luvas higienizante”.

Este sistema consiste numa lâmpada UV-C colocada dentro do porta-luvas que ajuda a higienizar a superfície dos objetos expostos, tais como o smartphone e outros objetos do dia a dia.
LEIAM TAMBÉM: Fiat Uno Turbo nacional foi vendido por quase 15 mil euros nos EUAComum a todas as versões (RED), e para reforçar o compromisso da Fiat contra a Covid-19, é o facto de contarem com um filtro de ar do habitáculo para o sistema de climatização, tratado com uma substância biocida com ação altamente eficaz contra bactérias, que também foi usada para «proteger» os bancos e o volante.

O regresso ao segmento B?
Por fim, e apesar de por enquanto não passar de uma possibilidade, a confirmar-se, poderá ser a maior das novidades da Fiat para 2022.
Ainda se lembram do concept Centoventi apresentado no Salão de Genebra de 2019? Pois bem, a versão de produção pode ser apresentada ainda este ano, sob a forma de um pequeno SUV/crossover para o segmento B (posicionado abaixo do 500X). Caso não aconteça no final de 2022, acontecerá, em definitivo, no início de 2023.

Com base na plataforma CMP da (ex-)PSA, a mesma dos Peugeot 208 e 2008, Opel Corsa e Mokka, Citroën C4 e DS 3 Crossback, este B-SUV vai fazer-se acompanhar por uma proposta equivalente da Jeep (projeto “519”) — que vai ser conhecido em primeiro — e da Alfa Romeo (tem sido chamado de Brennero).
A NÃO PERDER: Grand Cherokee chega em 2022, mas «baby-Jeep» promete ser a grande revelaçãoO novo modelo será produzido em Tychy, na Polónia, onde são produzidos hoje o Fiat 500 (segunda geração, ainda a combustão) e o Lancia Y, e deverá contar com (pelo menos) uma versão 100% elétrica.
Apesar de vir a marcar o regresso da Fiat ao segmento B — de que tem estado ausente de forma direta desde o fim do Punto —, este novo modelo também acabará por tomar o lugar do Panda (citadino de segmento A), cuja terceira geração (a atual) já ultrapassou os 10 anos no ativo. Como já tinha sido anunciado antes, não se prevê que o Panda venha a ter um sucessor direto.
Sabe responder a esta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL