Notícias Os SUV compactos à venda que querem ser Hot Hatch de “saltos altos”

Guia de compra

Os SUV compactos à venda que querem ser Hot Hatch de “saltos altos”

Longe vão os tempos em que os SUV se sentiam como "peixe fora de água" no asfalto e os cinco hot SUV compactos que aqui te apresentamos são a prova disso.

Volkswagen T-Roc R

Os Sport Utility Vehicle (ou SUV) marcaram, sem dúvida, a última década da indústria automóvel. Ainda não são líderes de mercado, mas estão perto de o ser; invadiram as gamas das marcas e, aos poucos, foram abandonando as características aventureiras, assumindo uma postura mais estradista, e agora até querem ser desportivos — dêem as boas vindas aos… hot SUV.

Pois é, depois dos hot hatch quase terem condenado ao esquecimento os coupés, será que os hot SUV virão agora ameaçar o “trono” que tem sido de modelos como o Renault Mégane R.S., Volkswagen Golf GTI ou Honda Civic Type R?

Candidatos ao trono não faltam, por isso no guia de compra desta semana decidimos reunir cinco hot SUV compactos que oferecem uma posição de condução mais alta, mas prestações que em pouco ou nada ficam a dever aos seus “irmãos” desportivos mais próximos do solo.

VÊ TAMBÉM: Um SUV pode ser um “driver’s car”? Aparentemente sim…

Volkswagen T-Roc R — desde 50 858 euros

Volkswagen T-Roc R

Revelado em Genebra e produzido em Palmela, o T-Roc R é o primeiro hot SUV da Volkswagen. Debaixo do capot encontra-se um dos protagonistas deste guia de compra, o 2.0 TSI (EA888) que oferece ao SUV produzido em Palmela um total de 300 cv e 400 Nm transmitidos às quatro rodas (4Motion) via uma a conhecida DSG de sete velocidades.

Graças a estes números, o T-Roc R cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s e alcança os 250 km/h de velocidade máxima.

Para combinar com o visual mais desportivo e com o acréscimo de potência, o T-Roc R conta com afinações específicas face à restante gama, com uma altura ao solo reduzida em 20 mm e amortecedores adaptativos (opcionais).

Uma ameaça ao Golf R?

VÊ TAMBÉM: Volkswagen R também recebe novo logótipo

MINI John Cooper Works Countryman — desde 51 700 euros

MINI Countryman JCW

Recentemente apresentado, o MINI John Cooper Works Countryman é, a par do John Cooper Works Clubman, o modelo mais potente da história da MINI (aos quais se juntará o MINI John Cooper Works GP).

Para o fazer, o John Cooper Works Countryman recorre a um 2.0 l turbo capaz de debitar 306 cv e 450 Nm, potência essa que é transmitida às quatro rodas pelo sistema de tração integral MINI ALL4, contando ainda com um diferencial mecânico dianteiro.

Capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,1s e de atingir os “tradicionais” 250 km/h, o John Cooper Works Countryman dispõe ainda de um chassis revisto e reforçado, um novo sistema de travagem (com discos de maiores dimensões), um novo sistema de escape e uma suspensão revista.

VÊ TAMBÉM: MINI Cooper D 1.5 116 cv. Neste caso, o Diesel ainda compensa?

CUPRA Ateca — desde 55 652 euros

CUPRA Ateca

Não te deixes enganar pelas semelhanças com o SEAT Ateca. O primeiro modelo da CUPRA, o CUPRA Ateca tem um lugar nesta lista de hot SUV por mérito próprio, juntando a um visual bem mais exclusivo, prestações de primeira água, em relação ao seu “irmão” da SEAT.

A dar vida ao CUPRA Ateca encontramos o 2.0 TSI (EA888) com 300 cv e 400 Nm (o mesmo do T-Roc R). Associada a este motor encontramos uma caixa de sete velocidades DSG enquanto a passar a potência ao solo encontra-se o sistema de tração integral 4Drive. Tudo isto permite alcançar os 247 km/h e cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 s.

Já em termos dinâmicos, o CUPRA Ateca foi equipado com uma suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control), discos dianteiros e traseiros de maiores dimensões (com 340 mm e 310 mm, respetivamente) e ainda um sistema de direção progressiva.

VÊ TAMBÉM: SEAT Leon Cupra R ST. Lobo em pele de… isso mesmo!

Audi SQ2 — desde 59 410 euros

Audi SQ2

Terceiro modelo deste guia de compra dotado com o motor EA888, o Audi SQ2 conta com os mesmos 300 cv e 400 Nm que encontramos nos “primos” CUPRA Ateca e Volkswagen T-Roc R. Neste caso o 2.0 TSI permite cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s e atingir os 250 km/h.

Equipado com uma caixa de dupla embraiagem S Tronic de sete velocidades e com o sistema quattro, o SQ2 conta com a suspensão desportiva S rebaixada em 20 mm e melhorias ao nível do sistema de travagem (passou a contar com discos de 340 mm à frente e 310 mm atrás).

VÊ TAMBÉM: Performance em dose dupla. Audi revela os RS Q3 e RS Q3 Sportback

BMW X2 M35i — desde 67 700 euros

BMW X2 M35i

Se queres o motor 2.0 l turbo de 306 cv e 450 Nm que encontramos no MINI John Cooper Works Countryman, mas não és fã do modelo da marca britânica, podes sempre optar pelo seu “primo”, o BMW X2 M35i.

Dotado com o primeiro motor de quatro cilindros da M Performance, o X2 M35i conta com o sistema de tração integral xDrive e uma caixa automática Steptronic de oito velocidades (com Launch Control).

Capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,9s e de atingir os 250 km/h, o X2 M35i conta ainda no seu “arsenal” com o M Sport Differential (instalado no eixo dianteiro).

VÊ TAMBÉM: Agora com quatro portas. BMW revela o novo M8 Gran Coupe

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW X5 M50d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos