Testes Honda Civic Type R EK9 vs FK8. ENCONTRO DE GERAÇÕES

Exclusivo Razão Automóvel

Honda Civic Type R EK9 vs FK8. ENCONTRO DE GERAÇÕES

Juntámos a primeira geração do Honda Civic Type R (EK9) com a derradeira interpretação do conceito, o todo poderoso FK8. Não se trata de saber qual é o melhor, é muito mais do que isso…

Honda Civic Type R EK9 vs FK8
© Razão Automóvel

Os automóveis aproximam-nos. Para quem gosta de automóveis, este objeto inanimado que ganha vida quando rodamos uma chave, não é apenas um meio de transporte. É mais do que isso. É mesmo muito mais do que isso. Mesmo quando não era suposto sê-lo. Era uma vez um Citroën Ax…

É uma paixão que é preciso SENTIR para entender. Uma paixão tão avassaladora — se não fosse avassaladora nem seria paixão — que desde 2012, ano em que fundámos a Razão Automóvel, já nos levou a abdicar de tanto que já nem conseguimos contabilizar o quanto. As paixões são mesmo assim.

Uma paixão à qual decidimos chamar Razão Automóvel. Porque o automóvel é mesmo a nossa razão de ser, a nossa raison d’être — em francês soa tão melhor…

E não. Estes três parágrafos não me estão a afastar-me dos Honda Civic Type R. Na verdade, estão a aproximar-me.

A paixão e a Razão Automóvel são os elos de ligação para mais um vídeo do nosso canal de YouTube. Quatro meses depois já somamos mais de 20 mil subscritores.

Neste vídeo, vão poder conhecer o Samuel Couto e o seu Honda Civic Type R EK9  muito provavelmente, o único exemplar desta geração em Portugal. Para tornar este encontro ainda mais interessante, levámos o mais recente membro da linhagem Honda Civic Type R, o FK8.

Como puderam constatar, não foi bem um comparativo. Foi mais uma análise à evolução deste icónico modelo nos últimos 20 anos. Sobre o EK9 nada melhor que ouvir o Samuel, sobre o FK8… bem podem ver o vídeo ou ler este artigo: Sabes tudo sobre o Honda Civic Type R FK8, certo?

Apesar das mudanças, o Honda Civic Type R continua fiel ao conceito original. Oferecer a melhor tecnologia da Honda num desportivo de tração dianteira.

Por falar em mudanças, se outrora era a forma como o motor cavalgava rotações de forma alegre sem comprometer a fiabilidade que impressionava, hoje o destaque é outro.

Honda Civic Type R FK8 vs EK9
© Razão Automóvel

Volvidos mais de 20 anos, a fiabilidade dos motores Honda continua a ser um ponto forte, mas com o acréscimo de potência e binário é preciso mais que nunca um conjunto chassis/suspensão à altura. É neste campo que o FK8 mais impressiona, como já escrevemos neste artigo.

Sobre este vídeo… e sobre nós

Gravámos este vídeo em 2017.

O Honda Civic Type R FK8 tinha acabado de chegar ao mercado nacional e tivemos o privilégio de sermos os primeiros a testar este FK8 azul que, entretanto, certamente já viram em diversas revistas e canais de YouTube.

Honda Civic Type R FK8
Honda Civic Type R FK8 © Thom V. Esveld

Foi um dos nossos primeiros vídeos. Ainda não tínhamos um segundo microfone, iniciámos a gravações tarde e anoitecia cedo. Enfim, a tempestade perfeita.

Podíamos ter feito apenas um vídeo com o FK8, mas quisemos oferecer-vos mais. Tem sido essa a nossa história, a história da Razão Automóvel, dar sempre o nosso melhor. Como escreveu um dia Ricardo Reis (aka Fernando Pessoa): “põe quanto és no mínimo que fazes”.

Honda Civic Type R EK9 vs FK8
Desde 2012 tem sido esse o nosso fado, dar o nosso melhor — o resultado está à vista, ainda que às vezes o resultado fique aquém da nossa ambição inicial. © Razão Automóvel

Felizmente o Samuel Couto foi um anfitrião fantástico e o nosso produtor, o Filipe Abreu, é dono de uns nervos de aço. No final, conseguimos ultrapassar quase todas as contingências de um dia em que quase tudo corria mal. O resultado final deixa-nos felizes.

Queremos que saibas que este vídeo foi um dos nossos primeiros passos para continuar a dar destaque aos carros da nossa comunidade, a comunidade Razão Automóvel.

A NÃO PERDER: Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Brevemente teremos novidades a este respeito. Vais poder ter o teu carro aqui na Razão Automóvel. Soa bem, não soa? Fica atento.

Honda Civic Type R FK8 vs EK9
© Razão Automóvel

Um modelo 100% JDM na garagem

Se depois deste vídeo ficaram com vontade eu confesso que fiquei… — de ter uma desta lendas do JDM na garagem, podem contactar o Samuel Couto através da página Nippon Motoring Portugal & Imports.

Com toda a experiência acumulada no processo de compra, transporte e legalização do seu Honda Civic Type R EK9, o Samuel decidiu oferecer os seus serviços a quem procura um modelo oriundo do Japão. Como devem calcular, não é um processo nada simples.

Honda Civic Type R EK9 vs FK8
Com o Sol já escondido, continuámos a falar sobre automóveis. Sabes como é… © Razão Automóvel