Exclusivo Razão Automóvel

Honda Civic Type R EK9 vs FK8. ENCONTRO DE GERAÇÕES.

Juntámos a primeira geração do Honda Civic Type R (EK9) com a derradeira interpretação do conceito, o todo poderoso FK8. Não se trata de saber qual é o melhor, é muito mais do que isso... Assiste a mais um vídeo da Razão Automóvel no YouTube.

Os automóveis aproximam-nos. Para quem gosta de automóveis, este objeto inanimado que ganha vida quando rodamos uma chave, não é apenas um meio de transporte. É mais do que isso. É mesmo muito mais do que isso. Mesmo quando não era suposto sê-lo. Era uma vez um Citroen Ax

É uma paixão que é preciso SENTIR para entender. Uma paixão tão avassaladora — se não fosse avassaladora nem seria paixão — que desde 2012, ano em que fundámos a Razão Automóvel, já nos levou a abdicar de tanto que já nem conseguimos contabilizar o quanto. As paixões são mesmo assim.

Uma paixão à qual decidimos chamar Razão Automóvel. Porque o automóvel é mesmo a nossa razão de ser, a nossa raison d’être — em francês soa tão melhor…

E não. Estes três parágrafos não me estão a afastar-me dos Honda Civic Type R. Na verdade, estão a aproximar-me.

A paixão e a Razão Automóvel são os elos de ligação para mais um vídeo do nosso recém-lançado canal de YouTube. Quatro meses depois já somamos mais de 20 mil subscritores.

RELACIONADO: Há 25 anos nasceu a sigla Type R

Neste vídeo, vão poder conhecer o Samuel Couto e o seu Honda Civic Type R EK9  muito provavelmente, o único exemplar desta geração em Portugal. Para tornar este encontro ainda mais interessante, levámos o mais recente membro da linhagem Honda Civic Type R, o FK8.

Como puderam constatar, não foi bem um comparativo. Foi mais uma análise à evolução deste icónico modelo nos últimos 20 anos. Sobre o EK9 nada melhor que ouvir o Samuel, sobre o FK8… bem podem ver o vídeo ou ler este artigo: Sabes tudo sobre o Honda Civic Type R FK8, certo?

Apesar das mudanças, o Honda Civic Type R continua fiel ao conceito original. Oferecer a melhor tecnologia da Honda num desportivo de tração dianteira.

Por falar em mudanças, se outrora era a forma como o motor cavalgava rotações de forma alegre sem comprometer a fiabilidade que impressionava, hoje o destaque é outro.

A NÃO PERDER: Qual é o melhor Mazda MX-5? Testámos todas as gerações

Volvidos mais de 20 anos, a fiabilidade dos motores Honda continua a ser um ponto forte, mas com o acréscimo de potência e binário é preciso mais que nunca um conjunto chassis/suspensão à altura. É neste campo que o FK8 mais impressiona, como já escrevemos neste artigo.

Sobre este vídeo… e sobre nós

Gravámos este vídeo em 2017. O Honda Civic Type R FK8 tinha acabado de chegar ao mercado nacional e tivemos o privilégio de sermos os primeiros a testar este FK8 azul que, entretanto, certamente já viram em diversas revistas e canais de YouTube.

Honda Civic Type R FK8

Foi um dos nossos primeiros vídeos. Ainda não tínhamos um segundo microfone, iniciámos a gravações tarde e anoitecia cedo. Enfim, a tempestade perfeita.

Podíamos ter feito apenas um vídeo com o FK8, mas quisemos oferecer-vos mais. Tem sido essa a nossa história, a história da Razão Automóvel, dar sempre o nosso melhor. Como escreveu um dia Ricardo Reis (aka Fernando Pessoa): “põe quanto és no mínimo que fazes”.

Desde 2012 tem sido esse o nosso fado, dar o nosso melhor — o resultado está à vista, ainda que às vezes o resultado fique aquém da nossa ambição inicial.

Felizmente o Samuel Couto foi um anfitrião fantástico e o nosso produtor, o Filipe Abreu, é dono de uns nervos de aço. No final, conseguimos ultrapassar quase todas as contingências de um dia em que quase tudo corria mal. O resultado final deixa-nos felizes.

Queremos que saibas que este vídeo foi um dos nossos primeiros passos para continuar a dar destaque aos carros da nossa comunidade, a comunidade Razão Automóvel.

A NÃO PERDER: Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Brevemente teremos novidades a este respeito. Vais poder ter o teu carro aqui na Razão Automóvel. Soa bem, não soa? Fica atento.

Um modelo 100% JDM na garagem

Se depois deste vídeo ficaram com vontade — eu confesso que fiquei… — de ter uma desta lendas do JDM na garagem, podem contactar o Samuel Couto através da página Nippon Motoring Portugal & Imports.

Com toda a experiência acumulada no processo de compra, transporte e legalização do seu Honda Civic Type R EK9, o Samuel decidiu oferecer os seus serviços a quem procura um modelo oriundo do Japão. Como devem calcular, não é um processo nada simples.

Com o Sol já escondido, continuámos a falar sobre automóveis. Sabes como é…

Mais artigos em Testes

Os mais vistos