Notícias Audi SQ2. Os números que interessam do novo “hot SUV” alemão

Apresentação

Audi SQ2. Os números que interessam do novo “hot SUV” alemão

Com o motor 2.0 TFSI de 300 cv, o Audi SQ2 "ultrapassa todos os seus rivais no segmento", palavra da Audi. Conhece os números que interessam no SQ2.

São os tempos que vivemos… Apesar da boa fase que os hot hatch estão a passar, os hot SUV começam a ser cada vez mais numerosos. O Audi SQ2 é o seu mais recente membro.

Desvendado no último Salão de Paris, temos agora acesso a todos os números e características que separam o SQ2 dos mais mundanos Q2.

Estes são os números do novo porta-estandarte do modelo alemão.

VÊ TAMBÉM: Afinal há uma marca que ficou a ver a Audi pelo retrovisor…digital
Audi SQ2

300

O número de cavalos à disposição, cortesia do conhecido quatro cilindros em linha 2.0 TFSI, conhecido de tantos outros modelos da marca e do grupo alemão. Com 150 kg de peso, a flexibilidade desta unidade promete ser elevada, graças aos 400 Nm disponíveis num alargado espectro de rotações, entre as 2000 rpm e as 5200 rpm — o limitador do motor só atua às 6500 rpm.

No entanto o Audi SQ2 promete consumos razoáveis para tão possante modelo: entre os 7,0 e 7,2 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 entre as 159 e as 163 g/km. Como temos assistido em inúmeras outras motorizações sobrealimentadas, também o motor do SQ2 não se livra de ter um filtro de partículas para estar em conformidade com todas as normas e protocolos.

VÊ TAMBÉM: De doidos! Audi RS3 elétrico bate Porsche 911 GT2 RS em… marcha atrás

7

O número de velocidades da caixa de dupla embraiagem S Tronic. E também a velocidade, em km/h, na qual o motor desliga — desengatando-o —, permitindo uma operação mais alargada do sistema start-stop, quando selecionamos o modo “efficiency” entre os vários modos de condução — sim, destaque à eficiência num modelo focado na performance.

Audi SQ2

Como não podia deixar de ser em todos os modelo S da Audi, também o SQ2 é um quattro, ou seja, a potência é enviada para as quatro rodas continuamente, podendo enviar até 100% dela ao eixo traseiro.

O Audi SQ2 vem ainda munido de um sistema de controlo de binário que, de acordo com a marca, suaviza o comportamento dinâmico, com pequenas intervenções sobre os travões nas rodas no interior da curva, que têm menos carga — basicamente, simulando o efeito de um diferencial autoblocante.

4,8

A ação da rápida caixa de velocidades de dupla embraiagem e a tração distribuída pelas “quattro” rodas, só podia resultar no uso eficaz dos 300 cv disponíveis — o Audi SQ2 atinge os 100 km/h nuns respeitáveis 4,8s. A velocidade máxima de 250 km/h é eletronicamente limitada.

Audi SQ2

20

A versatilidade extra dos SUV em abordar outros pisos que não o asfalto vê-se aqui reduzida na… reduzida altura ao solo. São menos 20 mm, cortesia da suspensão desportiva S sport, apesar de a Audi não referir que outras alterações a suspensão possa ter sofrido.

No entanto, há um botão que permite alterar a configuração do ESC (controlo de estabilidade) para… off-road(!).

A direção é do tipo progressivo e a ligação ao solo é providenciada por rodas de generosas dimensões: 235/45 e jantes de 18″ são de série, com opção por jantes de 19″ em pneus 235/40 — no total existem 10 jantes disponíveis para o SQ2.

Audi SQ2

Para parar este rápido hot SUV, a Audi equipou o SQ2 com generosos discos de travão — 340 mm à frente e 310 mm atrás —, com as pinças pretas, e opcionalmente a vermelho, a serem personalizadas com o símbolo “S”.

RELACIONADO: Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos

0,34

O estilo do Audi SQ2 é mais musculado do que dos outros Q2 — apêndices aerodinâmicos mais generosos e rodas de maiores dimensões, por exemplo —, mas mesmo assim apresenta um muito razoável coeficiente aerodinâmico de apenas 0,34. Nada mal, considerando que se trata de um SUV, apesar de compacto.

12,3

Como opção, o Audi SQ2 pode ver o seu painel de instrumentos substituído pelas 12,3″ do Audi virtual cockpit, com o condutor a poder controlá-lo via botões presentes no volante desportivo.

O Audi SQ2 tem mais do que um sistema de info-entretenimento à escolha, com o MMI navigation plus com MMI touch no seu topo, composto por um ecrã tátil de 8,3″, um touchpad, controlo por voz; Wi-Fi hotspot entre outros. Como não podia deixar de ser, também integra Apple CarPlay e Android Auto.

A complementar o sistema multimédia, encontramos um sistema de som da Bang & Olufsen, com um amplificador de 705 W e 14 altifalantes.

Como não podia deixar de ser, o Audi SQ2 vem ainda com vários assistentes à condução, de série e opcionais, onde se incluem, travagem autónoma de emergência, cruise control adaptativo com função stop&go, assistente de engarrafamentos e à manutenção na faixa de rodagem.

Opcionalmente pode ainda receber assistente de estacionamento (paralelo ou perpendicular), incluindo alerta para cruzamento de automóveis quando saímos de um lugar de estacionamento em marcha-atrás.

Sabe esta resposta?
Qual o regime de potência máxima do V12 do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

11 100 rpm! Este é o V12 naturalmente aspirado do Aston Martin Valkyrie