Notícias MINI John Cooper Works Clubman e Countryman são os mais potentes de sempre

Apresentação

MINI John Cooper Works Clubman e Countryman são os mais potentes de sempre

Com 306 cv, tanto as novas versões John Cooper Works do Clubman e Countryman são os MINI de estrada mais potentes de sempre.

MINI JCW Clubman

Enquanto o John Cooper Works GP não chega para ocupar o lugar de MINI mais potente de sempre, a marca britânica decidiu tornar os Clubman e Countryman nos modelos mais potentes da sua história.

Para o fazer, a MINI pegou nas versões John Cooper Works de ambos os modelos e ofereceu-lhes mais 75 cv de potência e 100 Nm de binário. Com isto, os John Cooper Works Clubman e Countryman passaram a contar com 306 cv e 450 Nm de binário, extraídos de um muito revisto 2.0 l turbo que já os equipava anteriormente.

Associada ao motor que a BMW afirma ter “redesenhado por completo”, encontramos uma caixa automática de oito velocidades (a caixa manual desapareceu). Para passar a potência ao solo, ambos os modelos recorrem ao sistema de tração integral MINI ALL4, contando ainda com um diferencial mecânico dianteiro.

VÊ TAMBÉM: Novo seis cilindros em linha da JLR chega também ao Range Rover
MINI JCW Countryman
O MINI John Cooper Works Countryman passou a cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 5,1s.

Mais potência, melhores performances

Como seria de esperar, com o aumento de potência, tanto o MINI John Cooper Works Clubman como o MINI John Cooper Works Countryman  viram as prestações melhoradas.

MINI JCW Clubman
Na traseira do John Cooper Works Clubman destaque para “Union Jack” nos faróis em LED.

Assim, no caso do Clubman, os 0 aos 100 km/h passaram a ser cumpridos em 4,9s (menos 1,4s que a versão anterior), sendo que o Countryman demora 5,1s a atingir a mesma velocidade (menos 1,5s que anteriormente). Quanto à velocidade máxima, ambos atingem os tradicionais 250 km/h limitados eletronicamente.

VÊ TAMBÉM: Jeep Gladiator, a pick-up que nos deixa andar sem portas, teto ou pára-brisas…
MINI JCW Countryman

Ambos os modelos receberam ainda um chassis revisto e reforçado, um novo sistema de travagem (com discos de maiores dimensões), um novo sistema de escape e ainda uma suspensão revista que, em opção, pode contar com suspensão adaptativa (disponível nas versões com chassis normal ou adaptativo) e que permite reduzir a altura ao solo 10 mm.

VÊ TAMBÉM: Drag Race, divisão “Pesos-Pesados”. Tesla Model X P100D contra Urus, G63 e Sport SVR
MINI JCW Clubman
No interior do mais potente dos Clubman encontramos bancos desportivos e uma extensa lista de equipamento.

Estética revista, mas pouco

Esteticamente, a renovação é discreta, resumindo-se a novas jantes especiais de 18” (podem ser de 19” em opção, entradas de ar de maiores dimensões, novas capas para os espelhos retrovisores para além dos novos faróis LED.

VÊ TAMBÉM: MINI Cooper D 1.5 116 cv. Neste caso, o Diesel ainda compensa?
MINI JCW Clubman
De série as jantes são de 18” mas podem ser de 19” em opção.

Para já, a marca britânica ainda não divulgou nem os preços nem a data de lançamento dos renovados John Cooper Works Clubman e John Cooper Works Countryman.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”