Notícias Performance em dose dupla. Audi revela os RS Q3 e RS Q3 Sportback

Apresentação

Performance em dose dupla. Audi revela os RS Q3 e RS Q3 Sportback

A Audi continua apostada em alargar a sua gama de SUV desportivos e de uma só vez revelou os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback.

Audi RS Q3 Sportback

Depois de a BMW ter dado a conhecer os X3 M e X4 M, foi a vez da Audi mostrar os seus SUV médios desportivos e revelou os RS Q3 e RS Q3 Sportback, dois novos modelos que se inserem num vasto plano de expansão da gama Audi RS.

Mecanicamente idênticos, os RS Q3 e RS Q3 Sportback mantêm o 2.5 l de cinco cilindros turbo que já era usado pela primeira geração do RS Q3 mas profundamente revisto. Assim, o 2.5 TFSI passou a debitar 400 cv e 480 Nm (face aos 310 cv e 420 Nm anteriores) e viu o seu peso decrescer 26 kg.

Associada ao 2.5 TFSI surge a caixa automática de sete velocidades S tronic que, como é habitual, envia a potência às quatro rodas através do “eterno” sistema de tração integral quattro.

VÊ TAMBÉM: Audi Q3 Sportback. Ao volante do novo rival do BMW X2
Audi RS Q3 e RS Q3 Sportback
Os RS Q3 e RS Q3 Sportback são a resposta da Audi aos novos X3 M e X4 M.

Tudo isto permite aos RS Q3 e RS Q3 Sportback cumprirem os 0 aos 100 km/h em 4,5 s e atingirem os 250 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente (280 km/h opcionalmente).

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Audi RS Q3

O que muda visualmente?

Como é habitual, o “tratamento RS” não se limitou a oferecer aos SUV da Audi apenas um novo motor. Esteticamente estes viram o seu visual tornar-se mais agressivo, destacando-se a nova grelha, novo pára-choques dianteiro com massivas entradas de ar (tal como nos RS6 Avant and RS7 Sportback) e os faróis LED tanto à frente como atrás.

Ainda no capítulo estético, os RS Q3 e RS Q3 Sportback receberam arcos das rodas mais largos que lhes aumentaram a largura em 10 mm (isto sem mexer na largura de vias).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Audi e-tron em vídeo. O PRIMEIRO de muitos!

Já as diferenças entre os dois SUV são mais visíveis quando os observamos de perfil, com o tejadilho descendente do RS Q3 Sportback a torná-lo 45 mm mais baixo que o RS Q3. O RS Q3 Sportback conta ainda com uma asa traseira, pára-choques traseiro e difusor exclusivos, sendo que na traseira, tal como no RS Q3 se destaca ainda a dupla saída de escape.

Por fim, no interior ambos oferecem acabamentos em Alcantara e pele, vários detalhes de design exclusivos e bancos desportivos e, claro está, o Audi Virtual Cockpit (que em opção pode ser o Audi Virtual Cockpit plus que consigo traz menus extra com informações como os tempos por volta ou as forças G produzidas).

VÊ TAMBÉM: Audi A1 Citycarver. Agora com as “calças-arregaçadas”
Audi RS Q3 Sportback

Ligações ao solo também foram melhoradas

Para assegurar que os 400 cv dos RS Q3 e RS Q3 Sportback eram transmitidos à estrada da melhor forma possível, a Audi dotou os seus SUV com a suspensão desportiva RS que lhes reduz a altura ao solo em 10 mm. Em opção estes podem ainda contar com uma suspensão (ainda mais) desportiva, que integra o sistema Dynamic Ride Control.

VÊ TAMBÉM: Este Audi RS7 Sportback blindado é o “tanque” mais rápido do mundo
Audi RS Q3 Sportback

De série as jantes com que os RS Q3 e RS Q3 Sportback se apresentam são de 20” estando disponíveis opcionalmente jantes de 21”. Por detrás destas “espreitam” uns massivos travões com 375 mm de diâmetro à frente e 310 mm atrás (como opção pode-se contar com travões cerâmicos com 380 mm à frente e 310 mm atrás).

Disponível para encomenda a partir de outubro, a Audi prevê que os RS Q3 e RS Q3 Sportback cheguem aos stands da Alemanha e de outros países europeus (não se sabe se Portugal está incluído) no final do ano. Os preços na Alemanha arrancam nos 63 500 euros para o RS Q3 e nos 65 000 euros para o RS Q3 Sportback.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre