Notícias Q6 e-tron. Tudo o que já sabemos sobre o próximo SUV elétrico da Audi

Fotos-espia

Q6 e-tron. Tudo o que já sabemos sobre o próximo SUV elétrico da Audi

O inédito Audi Q6 e-tron continua a protagonizar fotos-espia e desta vez deixou «espreitar» o seu interior.

Tal como aconteceu com o novo Porsche Macan, o tecnicamente idêntico Audi Q6 e-tron viu o seu lançamento atrasado devido aos problemas de desenvolvimento da plataforma de software E3 1.2.

No entanto, não significa que o desenvolvimento do SUV elétrico da Audi tenha parado — bem pelo contrário, como estas fotos-espia comprovam.

Neste novo conjunto de fotos-espia não só pudemos ver novamente o seu exterior, muito camuflado, como tivemos um vislumbre do seu habitáculo.

A NÃO PERDER: A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis
Audi Q6 e-tron fotos-espia vista traseira 3/4
© Razão Automóvel

Um interior totalmente novo

A camuflagem também está presente no habitáculo, mas uma coisa é certa: o interior do Q6 e-tron vai «cortar» com a linguagem visual usada nos Audi mais recentes.

Por exemplo, o ecrã que cumpre as funções de painel de instrumentos parece estar embutido no tabliê, uma solução que as fotos-espia do Volkswagen ID.7 mostram não ser exclusiva da Audi.

Já o segundo ecrã, o do sistema de infoentretenimento, não estará inserido no tabliê como acontece nos Q8 e-tron e Q4 e-tron. Em vez disso surge colocado numa posição mais próxima à usada nos modelos da Volkswagen.

Por fim, a julgar pela ausência de comandos físicos, este segundo ecrã vai também acumular várias outras funções como se tem tornado norma na indústria automóvel.

VEJAM TAMBÉM: RS 5 Competition Plus. Já testámos o derradeiro Audi RS 5 em circuito

O que já sabemos acerca do Q6 e-tron

Destinado ao segmento D, onde a Audi já tem o Q5, o novo Q6 e-tron vai assentar na plataforma PPE (Premium Platform Electric), a mesma que servirá de base ao futuro Macan elétrico.

A adoção desta nova plataforma permitirá uma arquitetura de 800 V, tal como já acontece nos Porsche Taycan e Audi e-tron GT.

Para já as especificações dos modelos assentes na PPE continuam envoltas em algum secretismo. Contudo, recentemente, a Porsche levantou um pouco a «ponta do véu» sobre os números do futuro Macan e é de esperar que o Q6 e-tron os siga de muito perto.

Audi Q6 e-tron fotos-espia vista lateral
A camuflagem continua a não permitir antecipar muito das linhas do novo Audi Q6 e-tron.

A Porsche referiu potências de até 450 kW (612 cv) e um binário máximo de até 1000 Nm. Para a bateria é de esperar uma capacidade à volta dos 100 kWh, mas não foram avançados valores para a autonomia.

Quando chega?

Originalmente o arranque da produção do Audi Q6 e-tron estava previsto para o final do ano ou no início de 2023.

Agora, com os atrasos no desenvolvimento do software reportados, os planos foram alterados, não se sabendo ainda quando vamos conhecer o novo SUV elétrico da Audi.

Tendo em conta que o Macan elétrico promete chegar primeiro que o Q6 e-tron e a Porsche já disse que isso só aconteceria em 2024, é de esperar que o modelo da Audi também só seja conhecido nesse ano.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2