Notícias Confirmado. Suzuki Jimny de cinco portas vai ser revelado em janeiro

Antevisão

Confirmado. Suzuki Jimny de cinco portas vai ser revelado em janeiro

Há muito esperado e já «apanhado» em fotos-espia, o Suzuki Jimny de cinco portas já tem data de revelação marcada.

Suzuki Jimny cinco portas foto-espia
© Razão Automóvel

É oficial. O Suzuki Jimny de cinco portas será revelado no próximo dia 13 de janeiro, quando as portas do Auto Expo 2023, na Índia, abrirem.

Será um dos principais destaques da Maruti Suzuki no salão, juntamente com a revelação de um novo «crossover-coupé» e de um protótipo de um SUV elétrico.

Regressando ao Jimny, desde o seu lançamento, em 2018, que o pequeno todo o terreno «pede» esta segunda e mais longa variante, de modo a contornar as suas limitações espaciais — relembramos que foi concebido para respeitar as diminutas dimensões dos kei cars japoneses.

LEIAM TAMBÉM: Novo Suzuki Swift «apanhado» pela primeira vez. Que segredos esconde?

Fala-se de que o comprimento e a distância entre eixos vão dar um «salto» de 30 cm, o que apesar de ser bastante, o Jimny de cinco portas continuará a ter dimensões compactas: o comprimento deverá fixar-se nos 3,85 m e a distância entre eixos nos 2,55 m.

As diferenças para o Jimny que já conhecemos são óbvias, devido à presença de mais duas portas, destacando-se ainda a adição de uma terceira janela atrás da porta traseira. Previsivelmente, os 30 cm extra deverão permitir viagens mais desafogadas aos dois passageiros traseiros, assim como uma bagageira capaz de levar mais que… uma escova de dentes.

Jimny híbrido?

A Maruti Suzuki não revelou ainda as especificações finais do modelo, mas para o mercado indiano prevê-se que mantenha o já conhecido 1,5 l naturalmente aspirado de 102 cv.

Suzuki Jimny cinco portas
Não foi preciso muito tempo para surgirem renderizações digitais a prever um Suzuki Jimny de cinco portas. O modelo final não deverá ficar longe desta previsão. © Nikita Chuyko
Para outros mercados, poderá haver novidades. A publicação japonesa Best Car Web indica que o Suzuki Jimny cinco portas para o mercado japonês deverá fazer uso de uma motorização híbrida, sendo o 1.5 Strong Hybrid estreado pelo Vitara (115 cv de potência máxima combinada) o candidato mais provável.

Chegará à Europa?

O Jimny de cinco portas indiano será produzido localmente, na fábrica da Maruti Suzuki em Gurgaon (Índia) — produção arranca no primeiro trimestre — e deverá «abastecer», sobretudo, esse mercado.

A versão japonesa do modelo será produzida na fábrica da Suzuki em Kosai (Japão), juntamente com as outras variantes do Jimny. Porém, o início de produção está previsto acontecer só no outono, de modo a satisfazer as muitas encomendas das outras versões.

Deverá ser da fábrica de Kosai que esta nova variante longa será exportada para outros mercados. Contudo, ainda não há confirmação de que veremos o Suzuki Jimny de cinco portas chegar a mercados como o europeu.

Suzuki Jimny 5p
© Nikita Chuyko
A procura pelo Jimny existe e é elevada, mas desde o início que a Suzuki tem tido dificuldades em satisfazê-la. Para mais, há metas de redução das emissões de CO2 para cumprir no «velho continente», o que já levou ao fim da comercialização do Jimny de quatro lugares, vendendo-se apenas a versão comercial (obedece a outros regulamentos).

Caso se confirme a motorização híbrida, há o potencial de reduzir, substancialmente, as emissões de CO2 do pequeno todo o terreno, que de momento fixam-se nas 173 g/km.