Notícias Novo Porsche Macan elétrico foi adiado para 2024. Porquê?

Indústria

Novo Porsche Macan elétrico foi adiado para 2024. Porquê?

O sucessor do Porsche Macan será exclusivamente elétrico, mas o seu lançamento foi oficialmente adiado de 2023 para 2024. Afinal o que se passa?

Porsche Macan EV fotos espia 2022
© Razão Automóvel

Já vimos a segunda geração do Porsche Macan, que será exclusivamente elétrica, ser «apanhada» em várias fotos-espia, estando a sua revelação prevista muito provavelmente para ainda este ano.

Afinal, a marca de Estugarda tinha prometido lançá-lo no mercado já em 2023 e, a julgar pelas imagens captadas, o seu desenvolvimento parecia estar numa fase bastante avançada. Contudo, na realidade, as coisas são um pouco diferentes do que pareciam.

Isto porque, depois de alguns rumores, a Porsche confirmou através de um documento elaborado a propósito da sua entrada em bolsa, que o novo Macan só será lançado em 2024,

A NÃO PERDER: Motores de combustão a hidrogénio? Porsche já estuda tecnologia
Porsche Macan EV fotos espia 2022 traseira
O Macan elétrico tem sido apanhado em muitas fotos-espia, mas o seu lançamento foi adiado. © Razão Automóvel

As razões do adiamento

Convém relembrar a importância do Macan para a Porsche. A atual geração do SUV é o modelo mais vendido da marca e a próxima geração tem e responsabilidade de estrear a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), específica para elétricos e desenvolvida a meias com a Audi.

Por isso, assentará nos seus «ombros» a enorme responsabilidade de ser um dos pilares principais na transição da Porsche para uma cada vez mais predominante mobilidade elétrica.

O adiamento do lançamento comercial em um ano não podia ser, assim, uma pior notícia. Na base deste adiamento estão os problemas de desenvolvimento da plataforma de software E3 1.2 por parte da Cariad, a divisão de software do Grupo Volkswagen — uma das razões apontadas para a demissão de Herbert Diess, o ex-diretor executivo do grupo alemão. E a situação pode ainda piorar.

No mesmo prospecto em que dá conta do adiamento do lançamento do Macan elétrico a Porsche alerta que a Cariad, está a desenvolver em paralelo a versão mais avançada da plataforma de software E3 2.0.

Segundo a marca de Estugarda, a Cariad pode, desta forma, “potencialmente alocar maior capacidade de desenvolvimento e recursos à versão E3 2.0 em detrimento de futuros desenvolvimentos da plataforma E3 1.2”.

Caminhos separados?

Considerando esta perspetiva, a Porsche refere a sua independência a este nível e decidir não aceitar o software E3 2.0. Uma decisão final sobre este tema será efetuada no próximo ano, segundo o mesmo documento.

O Macan elétrico poderá não ser o único modelo da Porsche a ser adiado. Os atrasos no desenvolvimento de software no Grupo Volkswagen podem vir a prejudicar os prazos previstos para o lançamento dos sucessores elétricos dos 718 Cayman e Boxster e da versão elétrica do Cayenne.

Sem contar com outros futuros modelos elétricos do Grupo Volkswagen, como por exemplo, os modelos da Audi que também farão uso da PPE:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam