Notícias Audi e-tron GT já chegou a Portugal. Toda a gama e preços

Preços

Audi e-tron GT já chegou a Portugal. Toda a gama e preços

O Audi e-tron GT posiciona-se no topo da hierarquia dos elétricos da marca alemã e já se encontra em comercialização no nosso país.

Audi RS e-tron GT

A nova adição à gama de modelos elétricos da Audi promete ser a mais emocionante e a de maior performance: um baixo, comprido e largo gran turismo. O Audi e-tron GT acaba de ser lançado em Portugal e já temos os preços e a estrutura da gama para o nosso país.

Já todos sabemos que o e-tron GT é, essencialmente, o Taycan da Audi, partilhando com o modelo da Porsche a plataforma J1 e toda a cadeia cinemática — dos motores à bateria, passando pela caixa de duas velocidades.

As maiores diferenças entre os dois modelos concentram-se ao nível do design — tanto exterior como interior —, com o modelo da Audi a assumir os contornos de um fastback (o mesmo tipo de carroçaria do Audi A7 Sportback), ganhando até uma quinta porta (bagageira) ao contrário das quatro do Taycan.

TEM DE VER: Audi e-tron GT revelado. Fica a saber tudo sobre o Taycan da Audi
Audi e-tron GT

Sentados ao volante do e-tron GT também é impossível confundi-lo com o “primo” Taycan. o tabliê, painel de instrumentos digital (ecrã de 12,3″) e sistema de infoentretenimento (10,1″) são tipicamente Audi.

Especificações

São duas as versões que estarão à venda: o e-tron GT quattro e o RS e-tron GT quattro. Ambas as variantes partilham a bateria de 85 kWh (93 kWh brutos), o número de motores (dois, um por eixo, sendo ambos de tração integral) e a caixa de duas velocidades, mas diferem em performance e autonomia.

O e-tron GT quattro tem uma potência máxima de 350 kW (476 cv) e um binário máximo de 630 Nm, mas em overboost (que dura 2,5s) esses números crescem para os 390 kW (530 cv) e os 640 Nm. O RS e-tron GT quattro tem números ainda maiores: 440 kW (598 cv) de potência e 830 Nm, com a potência a subir até aos 475 kW (646 cv) em overboost.

Audi RS e-tron GT
Audi RS e-tron GT

Não admira, portanto, que o RS e-tron GT seja substancialmente mais rápido: os 100 km/h são despachados em apenas 3,3s e chegar aos 200 km/h leva apenas 11,8s. O e-tron GT é mais lento, mas não é preguiçoso: no mesmo exercício faz 4,1s e 15,5s. A velocidade máxima é limitada nos dois modelos sendo de 250 km/h no RS e-tron GT e 245 km/h no e-tron GT.

Os números de aceleração impressionam, ainda mais quando constatamos que o novo gran turismo elétrico da Audi está muito longe de ser um peso-pluma: 2351 kg (EU) é quanto o e-tron GT acusa sobre a báscula, ainda assim menos que os 2422 kg do RS e-tron GT.

Audi e-tron GT
Audi e-tron GT

Porém, o elevado peso está muito bem distribuído. A bateria está colocada no chão da plataforma, entre os eixos, e a distribuição do peso frente/trás é de equitativos 50/50. O posicionamento da bateria é também um dos principais fatores que contribui para o baixo centro de gravidade do modelo, sendo até inferior ao do R8, um verdadeiro e mais baixo superdesportivo. Curiosamente, ambos os modelos, que não podiam ser mais distintos, são produzidos na mesma fábrica em Neckarsulm, Alemanha.

Sendo um elétrico, é impossível esquecer a autonomia que varia entre os 452-487 km (WLTP) para o e-tron GT e entre os 433-472 km (WLTP) para o RS e-tron GT. Em ambos os casos, por cortesia do sistema elétrico de 800 V, pode ser carregado até 270 kW (corrente contínua), o suficiente para carregar a bateria até 80% em menos 22,5 minutos.

VEJA TAMBÉM: OFICIAL. Este é o interior dos renovados Tesla Model S e Model X

Equipamento

O Audi e-tron GT quattro vem de série com cinco lugares, Advanced key com sensor de movimento para abertura da bagageira, Audi connect plus, Audi Smartphone Interface e Audi phone box, bomba de calor, bancos dianteiros elétricos, jantes de liga leve de 19″ (pneus à frente 225/55 e atrás 275/45), suspensão com controlo de amortecimento, teto em vidro panorâmico, entre outros.

Audi e-tron GT

O Audi RS e-tron GT quattro adiciona bancos dianteiros desportivos com encosto integrado Plus (com memória para o condutor), e-tron sports sound, faróis Matrix LED (com indicadores dinâmicos), jantes de liga leve de 20″ (pneus à frente 245/45 e atrás 285/40), sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D e suspensão pneumática adaptativa.

A Audi anunciou ainda, em específico para o mercado português, um pacote opcional de equipamento denominado Pacote Essencial (5315 euros) para o e-tron GT que contém vários equipamentos que são de série no RS e-tron GT: faróis Matrix LED (com indicadores dinâmicos), jantes de liga leve de 20″ (pneus à frente 245/45 e atrás 285/40), sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D e suspensão pneumática adaptativa.

Preços

Os preços para o novo Audi e-tron GT quattro começam nos 106 618 euros, enquanto para o RS e-tron GT quattro começam nos 145 678 euros.