Notícias A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis

Mercado

A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis

A Audi é a mais recente marca a aderir à «moda» dos símbolos bidimensionais. O primeiro modelo a ostentá-lo é o novo Q8 e-tron.

Reconhecidos em qualquer parte do mundo como o símbolo da Audi, os famosos quatro anéis da marca de Ingolstadt foram atualizados.

O objetivo foi muito simples: adaptar o símbolo da Audi à era digital. Desta forma o símbolo tornou-se mais simples, deixando de lado os efeitos 3D.

Com um fundo preto que contrasta com a cor branca usada nos quatro anéis, segundo a Audi este novo símbolo oferece aos seus modelos uma “imagem mais moderna”.

A NÃO PERDER: RS 5 Competition Plus. Já testámos o derradeiro Audi RS 5 em circuito
Audi novo símbolo
Mais simples e bidimensional, assim passou a ser o símbolo da Audi.

A Audi já revelou que haverá algumas variações do seu novo símbolo, como uma versão com fundo preto e os anéis em cinzento, mas assegurou que nenhuma delas terá efeitos 3D nem acabamentos cromados.

Uma questão de uniformização

Frederik Kalisch, estratega na Audi, recorda que o símbolo bidimensional já é uma realidade na Audi desde 2016, altura em que a marca quis que este se adaptasse melhor ao meio digital.

Contudo, se até agora este símbolo bidimensional não tinha chegado ao mundo real, com a chegada do Q8 e-tron isso mudou.

Segundo Frederik Kalisch, a decisão de adotar este novo símbolo da Audi em todos os seus modelos resulta da vontade de “criar uma imagem de marca consistente”.

Já o designer André Georgi afirmou: “queremos que os quatro anéis sejam idênticos em todo o lado: seja numa revista, num smartphone, num cartaz e, claro, nos nossos automóveis”.

Estreado no Audi Q8 e-tron, agora resta saber quando é que este novo símbolo da Audi vai chegar aos seus restantes modelos. O que sabemos é que se vai fazer «acompanhar» por um novo estilo de letra (ou fonte), o “Audi Type”.

VEJAM TAMBÉM: Arranque a Frio. Já conhecem as outras funções do logótipo do BMW iX?

Uma tendência crescente

Por «culpa» da era digital têm sido várias as marcas que nos últimos anos decidiram mudar de símbolo.

No Grupo Volkswagen já vimos a Skoda e a Volkswagen simplificarem os seus símbolos; na Stellantis a Citroën juntou-se à Opel e à Peugeot na criação de uma nova imagem mas há mais.

Nissan, Dacia e Renault também mudaram tal como fizeram a Toyota, a MINI, a Volvo, a Kia e até a Lotus.

Em todos os casos o objetivo da mudança passou por tornar os símbolos mais simples e, acima de tudo, mais adaptados aos meios digitais, onde as imagens bidimensionais criam um maior impacto.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2