Notícias Opel Frontera está de volta. Mas esqueça tudo o que sabe sobre este nome

Antevisão

Opel Frontera está de volta. Mas esqueça tudo o que sabe sobre este nome

A Opel acaba de confirmar o regresso do nome Frontera, agora para identificar um novo SUV que deverá substituir o Crossland.

Opel Frontera regressa SUV eletrico
© Opel

O nome Frontera vai regressar ao catálogo da Opel já em 2024, para identificar um SUV totalmente novo da marca de Rüsselsheim.

Este regresso faz-se precisamente 20 anos depois do Frontera ter desaparecido da gama da Opel, onde figurou desde 1991, altura em que surgiu como o primeiro modelo todo o terreno da construtora alemã.

O nome ‘Frontera’ é ideal para o nosso novo e excitante modelo SUV. Terá um carácter confiante e estará posicionado bem no centro do mercado.

Florian Huettl, diretor executivo da Opel

Contudo, com exceção do nome, haverá muito pouco em comum entre estes dois modelos. É que se o primeiro era um jipe com vontade de explorar os maus caminhos, o novo Frontera será um SUV, ao que tudo indica, ligeiramente maior do que o Crossland.

Opel Frontera B
© Opel Opel Frontera B (1999)

Elétrico e a combustão?

O primeiro anúncio sobre o regresso do nome Frontera não é claro quanto ao facto deste modelo vir a ser apenas 100% elétrico. Está em aberto a possibilidade de poder contar com motorizações com motor de combustão interna.

Até porque as plataformas da Stellantis permitem uma abordagem multi-energia, como mostram os exemplos do Opel Mokka e Mokka-e ou, mais recentemente, do Peugeot 3008 e e-3008.

Apesar dos detalhes serem escassos, é fácil arriscar que este novo Opel Frontera vai partilhar a plataforma, a bateria e as motorizações com o sucessor do Citroën C3 Aircross que, por sua vez, vai recorrer à base do novíssimo Citroën ë-C3.

Uma proposta que o Diogo já foi conhecer a Paris. Veja o vídeo:

Vai estrear novo emblema da Opel

Aquilo que já se sabe é que o novo Frontera será o primeiro automóvel de produção da marca alemã a ostentar o novo emblema ‘Blitz’ da Opel. E promete ter um imagem exterior robusta e arrojada, em linha com aquilo que vimos no final do ano passado, com o protótipo Experimental.

Opel Frontera regressa SUV eletrico
© Opel

Esperem, por isso, uma secção dianteira com a assinatura Opel Vizor que tem marcado os últimos lançamentos da marca alemã, bem como uma iluminação bastante rasgada, que certamente irá ajudar a reforçar a presença em estrada deste modelo.

A somar a isso, o construtor alemão promete uma proposta versátil e com muito espaço a bordo, tal como se exige a um pequeno SUV familiar, posicionado no topo do segmento B.

Quando chega?

A apresentação do novo Opel Frontera está agendada para o final deste ano, com a chegada ao mercado a acontecer, previsivelmente, no primeiro trimestre de 2025. Já as primeiras imagens deste novo SUV serão, segundo a Opel, divulgadas nas próximas semanas.