Notícias Este Lamborghini Urus é diferente dos outros por dois motivos

Salão de Pequim 2024

Este Lamborghini Urus é diferente dos outros por dois motivos

O primeiro Lamborghini híbrido plug-in da história é também o SUV mais potente de sempre. Eis o novo Urus SE, um «monstro» com 800 cv.

Chama-se Lamborghini Urus SE e é o SUV de produção mais potente de sempre, deixando para trás rivais como o BMW XM Label Red (748 cv) ou o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (740 cv).

Além disso é o primeiro híbrido plug-in da história da marca de Sant’Agata Bolognese, já sendo capaz de circular apenas em modo 100% elétrico.

São dois cartões de visita notáveis e que o tornam no Lamborghini Urus mais impressionante de sempre. E isso fica logo evidente no desfile de números deste modelo, que acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4s, apesar de acusar 2,5 toneladas na balança.

Já o sprint dos 0 aos 200 km/h é feito em 11,2s, ao mesmo tempo que a velocidade máxima está fixada nos 312 km/h. Contudo, no modo 100% elétrico só é possível acelerar até aos 135 km/h.

Para alcançar estes números o Lamborghini Urus SE combina um bloco V8 biturbo a gasolina de 4,0 litros com 620 cv de potência com um motor elétrico de 192 cv integrado na caixa automática de dupla embraiagem com oito relações.

A isto temos ainda de somar uma bateria com 25,9 kWh de capacidade, «arrumada» sob o piso da bagageira, que permite que este Urus SE percorra mais de 60 quilómetros em modo 100% elétrico.

Lamborghini Urus PHEV carregador
© Lamborghini

A tração é sempre feita às quatro rodas, sendo que no eixo traseiro encontramos um diferencial autoblocante eletrónico. O sistema de travagem presente de série no Urus SE, já inclui discos carbocerâmicos com 440 mm diâmetro na dianteira e 410 mm na traseira.

Radical também na imagem

A «história» do novo Lamborghini Urus SE também se conta através da sua imagem, que apresenta linhas atualizadas com muitos elementos herdados do Revuelto.

Destacam-se os novos para-choques, a grelha dianteira redesenhada, os novos grupos óticos com tecnologia LED Matrix e o novo capô.

Lamborghini Urus PHEV frente
© Lamborghini

Já de perfil o que salta à vista são as novas jantes de 23″ (de série tem jantes de 21”) que surgem montadas em pneus Pirelli P Zero desenvolvidos especificamente para este SUV.

A NÃO PERDER: A “última dança” do Lamborghini Huracán chama-se STJ

Na traseira, o portão da bagageira foi totalmente redesenhado, bem como as óticas e o difusor de ar: por comparação com o Urus S este novo Urus SE é capaz de gerar até mais 35% de downforce.

Lamborghini Urus PHEV traseira
© Lamborghini

Interior atualizado

No interior, este novo Urus também evoluiu, adotando um desenho com soluções visuais que descobrimos recentemente no Revuelto, sobretudo ao nível do tabliê.

Um dos maiores destaques vai para o ecrã central multimédia, com 12,3: no Urus S tem «apenas» 10,1”. O painel de instrumentos é 100% digital e também mede 12,3”.

Na consola central, encontramos um seletor para os 11 modos de condução disponíveis, sendo que por se tratar de uma proposta híbrida plug-in, conta com alguns específicos que não encontramos nos restantes Urus. Entre eles, EV Drive (modo elétrico), Hybrid (modo híbrido), Performance (modo híbrido desportivo) e Recharge (para carregar a bateria com a ajuda do motor de combustão).

Lamborghini Urus PHEV
© Lamborghini

E o preço?

A Lamborghini ainda não confirmou o preço do novo Urus SE nem a data de abertura das encomendas no nosso mercado. Mas a chegada aos concessionários vai acontecer nos próximos meses.

Enquanto o Urus SE não chega, podem sempre ouvir uma das «notas musicais» mais impressionantes da casa de Sant’Agata Bolognese, um V10 naturalmente aspirado, sob a forma de um Huracán EVO Spyder: