Notícias Honda e Sony mostram elétrico e usam comando da Playstation 5 para o guiar

CES 2024

Honda e Sony mostram elétrico e usam comando da Playstation 5 para o guiar

O AFEELA Prototype, o primeiro elétrico da Sony Honda Mobility, mostrou-se no CES 2024 e está cada vez mais próximo da produção.

Sony Honda Mobility Afeela 2
© Sony Honda Mobility

A Sony e a Honda apresentaram no CES 2024, em Las Vegas (EUA), uma versão mais próxima da produção da primeira berlina da AFEELA, a nova marca automóvel que nasceu da joint venture entre as duas empresas.

Tal como aconteceu há sensivelmente um ano, precisamente no CES, este 100% elétrico ainda não passa de um protótipo. Porém, já se encontra mais próximo da versão que será comercializada a partir de 2026 e cujas encomendas poderão ser feitas em 2025.

Ainda sem nome definitivo — continua a ser conhecido apenas por AFEELA Prototype —, esta berlina evoluiu ligeiramente do ponto de vista estético, ainda que, traços gerais, o desenho permaneça o mesmo.

Sony Afeela
© Sony Honda Mobility As encomendas do primeiro elétrico da Sony Honda Mobility vão abrir em 2025

Destacam-se apenas as alterações feitas na secção inferior de ambos os para-choques, que ganharam um difusor de ar, e o facto das câmeras laterais inteligentes terem sido substituídas por espelhos retrovisores convencionais.

A juntar a isso, a assinatura luminosa, tanto à frente como atrás, mudou um pouco adotando um desenho mais convencional e curvilíneo. A destacar ainda na traseira o aparecimento de uma faixa negra logo acima da chapa de matrícula, ao passo que antes toda esta secção era lisa.

E o interior?

No interior as diferenças são mais significativas, com este protótipo — que nos remete para o Vision-S que a Sony apresentou no CES 2020 — a mostrar um volante do tipo manche de avião redesenhado, um espelho retrovisor traseiro distinto (antes era digital e agora parece convencional) e uma zona com duas zonas de carregamento por indução, tal como oferece a Tesla.

Sony Afeela interior
© Sony Honda Mobility

Além disto, no topo da consola, por cima da enorme faixa horizontal de ecrãs que atravessa todo o tabliê, encontramos agora aquilo que parece ser uma câmera de monitorização do condutor.

Ainda no capítulo da tecnologia, importa recordar que na edição de 2023 do CES a Sony Honda Mobility confirmou que este protótipo estava equipado com um total de 45 câmeras e sensores, com o objetivo de garantir condução autónoma de nível 3 em condições limitadas e de nível 2+ em cidade.

A somar a isso, e para monitorizar tudo o que se encontra dentro desta berlina elétrica, vamos contar com chips Snapdragon da Qualcomm, ao passo que todos os interfaces gráficos serão derivados do Unreal Engine da Epic Games, o motor gráfico na base de videojogos tais como o Fortnite ou o Cyberpunk 2077.

Quanto às motorizações, o AFEELA Prototype apresenta uma configuração de dois motores elétricos, um por eixo, garantindo tração integral.

Cada um destes motores terá uma potência de 180 kW, cerca de 245 cv, e serão alimentados por uma bateria de iões de lítio com 91 kWh de capacidade. A ligação ao solo é complementada com o recurso a uma suspensão pneumática.

A Sony Honda Mobility confirmou ainda carregamentos de até 150 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC) para o AFEELA.

Primeiro contacto no Gran Turismo

Enquanto o novo AFEELA não chega, a Sony Honda Mobility já confirmou que o poderemos conduzir no «mundo digital» ainda este ano, uma vez que vai ficar brevemente disponível no Gran Turismo 7, videojogo exclusivo da Sony PlayStation.

E precisamente por causa dessa ligação histórica da Sony aos videojogos, o AFEELA Prototype subiu ao palco na edição de 2024 do CES controlado por um DualSense, o comando oficial da PlayStation 5. Ora veja: