Notícias Nova vida para o Wankel. Mazda vai ter equipa dedicada para o desenvolver

Antevisão

Nova vida para o Wankel. Mazda vai ter equipa dedicada para o desenvolver

A Mazda acaba de anunciar a criação de uma equipa de trabalho focada no motor Wankel e a primeira missão pode ser um desportivo de dois lugares.

Vista aproximada da dianteira do Mazda Iconic SP
© Mazda

Depois de uma paragem de mais de uma década, a Mazda voltou a ter na sua gama um modelo equipado com um motor Wankel, o MX-30 R-EV.

Não foi o regresso do motor rotativo que muitos antecipavam, a «animar» um desportivo sucessor do RX-8 e do RX-7. Mas permitiu mostrar, como tantas vezes tem acontecido nos últimos anos, que a Mazda não tem medo de arriscar e fazer diferente.

Por isso mesmo, numa altura em que toda a indústria parece estar voltada para a eletrificação, a construtora nipónica prepara-se para criar — no próximo mês de fevereiro — uma equipa dedicada de engenheiros que vai focar-se exclusivamente no desenvolvimento do motor Wankel.

Mazda Iconic SP
© Mazda Katsuhiro Moro, presidente e diretor executivo da Mazda, junto do Iconic SP

A confirmação foi feita pelo presidente e diretor executivo da Mazda, Katsuhiro Moro, no Tokyo Auto Salon.

É certo que Moro não especificou os projetos em que esta equipa vai trabalhar, mas falou por mais do que uma ocasião no Iconic SP, o concept de um coupé desportivo apresentado há uns meses, no Salão de Tóquio. Uma proposta que foi muito bem recebida pelo público.

Estou muito feliz e profundamente comovido por todo o apoio que recebi por causa do concept deste desportivo. Com o vosso incentivo, vamos lançar um grupo de desenvolvimento de motores rotativos no dia 1 de fevereiro para nos aproximarmos deste sonho.

Katsuhiro Moro, presidente e diretor executivo da Mazda

Sem o confirmar, as palavras do «patrão» da Mazda sugerem que o Iconic SP pode mesmo vir a ser produzido. Contudo, mesmo que isso venha a confirmar-se, a lógica diz-nos que isso só deverá acontecer lá mais para o final da década.

Wankel como gerador

Por confirmar está também o tipo de solução que este desportivo, caso venha a ser produzido, vai utilizar. Isto porque nada parece apontar para uma fórmula que coloca o motor Wankel como peça principal do sistema motriz, ou seja, a fazer mover as rodas.

Por outro lado, tudo aponta para a solução que encontramos no Iconic SP, que é, de resto, semelhante à utilizada no MX-30 R-EV: usar o motor rotativo como gerador de energia.

Recorde-se que por baixo do capô do Iconic SP encontramos um motor Wankel birotor que tem como missão carregar a bateria que, por sua vez, alimenta o motor elétrico que surge «arrumado» sobre o eixo traseiro.

Sem anunciar a capacidade da bateria, a autonomia ou a especificação deste Wankel, a Mazda confirmou que o sistema produz uma potência máxima de 370 cv, um número bem acima do que o RX-7 ou o RX-8 alguma vez conseguiram.

Além disso, o construtor japonês anunciou um peso de 1450 kg, o que dá uma relação peso/potência de apenas 3,9 kg/cv. Deixa antever um nível de performance bastante interessante.

Não faltam por isso motivos de interesse em torno deste protótipo de dois lugares, que pode muito bem vir a ser a primeira missão desta equipa de engenheiros dedicada ao motor Wankel. Se isso vai acontecer, só o tempo o dirá.