Notícias Opel Experimental revelado. Será este o futuro Manta?

Apresentação

Opel Experimental revelado. Será este o futuro Manta?

O protótipo Experimental mostra o caminho que a Opel vai adotar nos próximos anos e antecipa um novo crossover 100% elétrico.

Opel Experimental protótipo
© Opel

O Salão de Munique (IAA) só abre portas no início de setembro, mas a Opel já nos mostrou aquela que vai ser a sua maior novidade, o protótipo Opel Experimental.

Com uma imagem exterior futurista, o Experimental dá-nos uma visão clara do rumo que a Opel vai seguir nos próximos anos, apresentando-nos a sua próxima evolução da filosofia de design.

Opel Experimental frente iluminada
© Opel

A assinatura visual Opel Compass evolui à frente com a presença do novo Blitz (logótipo) iluminado ao centro, ladeado por duas linhas horizontais e outras duas verticais (vinco no capô e para-choques) que também passam a ser iluminadas.

Esta configuração volta a repetir-se na traseira, com a diferença de que em vez do logótipo encontramos a inscrição “Opel” ao centro.

Opel Experimental traseira
© Opel

Regressando à frente, o Opel Vizor é agora 4D (o painel onde o logótipo e óticas estão integradas), com a dimensão extra a explicar-se com a adição de tecnologias de visão avançadas, tais como sensores, sistemas LiDAR, radares e câmaras.

Destaque ainda para os guarda-lamas musculados, o que juntamente com as jantes Ronal de grandes dimensões, ajuda a realçar a postura deste crossover.

Opel Experimental traseira
© Opel

Apesar de ser um crossover, o Opel Experimental revela as preocupações aerodinâmicas que os designers da Opel tiveram a desenhar este protótipo 100% elétrico.

Podemos ver isso mesmo na silhueta elegante e fluída, no perfil afunilado e até na ausência de espelhos retrovisores tradicionais, adotando câmaras de 180º integradas nos pilares centrais.

A NÃO PERDER: Começa abaixo dos 20 mil euros. Opel Corsa 2023 já pode ser encomendado

Maior por dentro do que por fora

Apesar de não especificar as medidas do Experimental, a Opel revela que as dimensões exteriores o colocam no segmento C, mas que o espaço interior está ao nível de um segmento D.

Isto explica-se pelo facto de a Opel ter adotado uma estratégia minimalista para o interior, que não conta, por exemplo, com ecrãs convencionais. Em vez disso a marca de Rüsselsheim optou por usar hologramas e um avançado sistema head-up display que se estende por toda a largura do para-brisas.

Opel Experimental interior
© Opel O volante pode ser rebatido quando o carro entra em modo de condução autónoma e os bancos são feitos a partir de tecidos de tecnologia de malha 3D

Será o Opel Experimental uma antevisão do próximo Manta?

A Opel diz que a base do Experimental é “uma plataforma BEV de última geração da Stellantis”, mas atendendo ao posicionamento (seg. C), tem de se tratar da nova plataforma STLA Medium, que será estreada pelo futuro Peugeot 3008 elétrico.

A STLA Medium será compatível com configurações de um ou dois motores elétricos (tração integral) e será capaz de oferecer autonomias de até 700 km.

Apesar do secretismo, há uma coisa que parece óbvia: o Experimental não antevê apenas o próximo capítulo do design da Opel. Este poderá muito bem ser o primeiro vislumbre do prometido novo Manta, anunciado em 2021.

Na altura foi avançado pela marca de que o nome Manta regressaria, não associado a um coupé como o original, mas a um crossover 100% elétrico. E o esboço revelado em 2021 mostra contornos gerais muitos próximos ao deste Opel Experimental.

Se a Opel não alterou os seus planos, isso significa que veremos o regresso do Manta como a versão de produção do Experimental, em 2025.