Notícias Elétrico e não só. Novo Mercedes-Benz CLA foi «apanhado» na neve

Fotos-espia

Elétrico e não só. Novo Mercedes-Benz CLA foi «apanhado» na neve

A próxima geração do Mercedes-Benz CLA já saiu à estrada para cumprir os habituais testes de inverno. Versão de produção deve chegar em 2025.

foto-espia Mercedes-Benz CLA, teste de inverno, na neve, frente 3\74
© Razão Automóvel

A nova geração do Mercedes-Benz CLA voltou a deixar-se apanhar, desta vez no norte da Europa, a cumprir os habituais (e sempre exigentes) testes de inverno.

Antecipado há uns meses pelo Concept CLA que a marca alemã levou ao Salão de Munique de 2023, a nova geração do CLA vai ditar o rumo da futura gama de modelos compactos da Mercedes-Benz. Esta vai ser totalmente reformulada e passar a chamar-se Entry Luxury (Luxo de Entrada)

Como já referimos antes, a gigante alemã vai «cortar» de forma significativa a oferta de modelos compactos: dos sete modelos atuais vamos passar a quatro. O Classe A, por exemplo, dificilmente irá escapar a este «corte».

foto-espia Mercedes-Benz CLA traseira 3/4
© Razão Automóvel

Por isso mesmo, caberá ao novo CLA o papel de embaixador desta nova geração de compactos da Mercedes-Benz. E será o novo CLA a ter a responsabilidade de estrear a nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture).

O «segredo» está na plataforma

Apesar do foco da nova plataforma MMA estar nas propostas 100% elétricas, vai permitir também versões híbridas plug-in e outras apenas a combustão. Naturalmente, isso abre de forma significativa o leque de ofertas deste novo Mercedes-Benz CLA.

Previsivelmente, a versão 100% elétrica é a que deverá concentrar todas as atenções, sendo também a que ilustra este artigo. Desde logo, coloca-se a possibilidade de que possa vir a ter uma designação própria. Ao invés de CLA poderá chamar-se EQA ou EQA Sedan (para fazer a distinção do crossover com o mesmo nome).

foto-espia Mercedes-Benz CLA perfil
© Razão Automóvel

Podemos ver que, mesmo com a densa camuflagem, se trata da versão elétrica por ter uma dianteira praticamente toda fechada, e é impossível não notar a ausência de saídas de escape.

Mesmo assim, a silhueta não esconde os contornos vistos no Mercedes-Benz Concept CLA, com a linha do tejadilho a revelar «ares» de coupé, tal como já acontece com a geração atual do modelo.

Outro detalhe que a camuflagem não consegue esconder são os faróis dianteiros, que surgem unidos entre si por uma faixa em LED, tal como já vemos nos modelos atuais da família EQ. Resta saber se este detalhe vai transitar para as versões não elétricas.

O mesmo parece verificar-se na traseira, com os recortes da camuflagem a parecerem estar posicionados de maneira a cobrir a faixa horizontal em LED que une os dois farolins.

E o interior?

Neste «lote» de fotos-espia também tivemos acesso a uma imagem do interior, que pouco ou nada deixa à vista.

Além de todos os mecanismos de segurança típicos destes protótipos de testes, sobretudo os que são 100% elétricos, destaca-se uma solução multimédia que parece combinar dois ecrãs horizontais: um para a instrumentação e outro para o infoentretenimento.

Mercedes-Benz CLA interior
© Razão Automóvel

Contudo, o facto da zona em frente ao lugar do passageiro dianteiro estar totalmente coberta pode deixar antever um terceiro ecrã. Como vemos, por exemplo, no sistema MBUX Hyperscreen que equipa os Mercedes-Benz EQS e EQS SUV.

Esta hipótese ganha ainda mais força se espreitarmos o interior do CLA Concept, que apresenta precisamente três ecrãs lado a lado. Ora veja:

Mercedes CLA Concept

Quando chega o novo Mercedes-Benz CLA?

A versão final de produção do novo Mercedes-Benz CLA só deve ser revelada no final de 2024 ou início de 2025.

Elétricos Mercedes não acredita nas baterias de estado sólido. Conheça os motivos

Coloca-se ainda a possibilidade que a marca germânica não revele o CLA e o EQA (ou EQA Sedan) em simultâneo.