Notícias Vem aí o Abarth mais potente de sempre

Antevisão

Vem aí o Abarth mais potente de sempre

Desenvolvido em parceria entre a Abarth e a Stellantis Motorsport, o futuro 600e vai ser o escorpião mais potente da história.

Abarth 600e a curvar, de frente
© Abarth

Aquilo que há uns meses não passava de um rumor vai mesmo acontecer: vem aí o Abarth 600e, que vai passar diretamente a ser o modelo mais potente de sempre da marca do escorpião.

O anúncio foi feito pela própria Abarth, ainda que sem nunca mencionar o nome «600e», limitando-se a confirmar que este modelo vai nascer de uma colaboração entre a Abarth e a Stellantis Motorsport.

Porém, a avaliar pelas imagens que a marca do escorpião usou para ilustrar este anúncio, não são precisas confirmações para sabermos que estamos perante o futuro Abarth 600e.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o primeiro Abarth elétrico. Consegue fazer esquecer um Abarth a gasolina?

Olhando para a configuração de cinco portas, para os faróis dianteiros e para a linha do capô, não restam dúvidas de que aquilo que estamos a ver é uma versão «apimentada» do Fiat 600e.

Um modelo que nós já tivemos oportunidade de conduzir pelas estradas de Turim (Itália). Veja o vídeo:

O que vai mudar?

As diferenças para o Fiat 600e vão começar logo no chassis, uma vez que na base deste projeto estará uma derivação da eCMP, que vai chamar-se Perfo-eCMP.

A evolução da plataforma é só uma de muitas alterações técnicas desenvolvidas para este modelo. A suspensão vai contar com uma configuração dedicada, o sistema de travagem será mais potente e resistente à fadiga e nem sequer vai faltar um diferencial autoblocante.

Quanto ao motor elétrico, vai continuar montado no eixo dianteiro, e a restante e única indicação sobre este é que terá 240 cv de potência. Um número que vai fazer do 600e o Abarth mais potente da história.

Pneus com «sabor» a competição

Tal como já aconteceu com o Abarth 500e, as ligações ao solo são uma das prioridades da marca do escorpião para este novo projeto.

Além da suspensão, travagem e diferencial autoblocante, a marca destaca também os pneus, que estão a ser desenvolvidos em colaboração com a DS Penske, a equipa de Fórmula E da Stellantis, para garantir o máximo de aderência sem comprometer a autonomia e a acústica.

Interior a condizer

A avaliar pelo que vimos no primeiro Abarth 100% elétrico, o 500e, também este futuro modelo vai contar com uma imagem mais agressiva, por fora e por dentro, capaz de condizer com a atitude mais desportiva face às propostas da Fiat que lhe serviram de base.

Por isso mesmo, podemos esperar jantes de maiores dimensões, para-choques e saias laterais mais proeminentes, um spoiler traseiro, bancos desportivos e vários apontamentos no interior em microfibra.

Resta agora saber se o Abarth 600e também vai herdar o «ronco» do 500e. Se não sabem do que estou a falar, então convido-vos a ouvir o barulho deste elétrico no vídeo abaixo: