Notícias Esqueçam a Honda do passado. O futuro da marca vai ser assim

CES 2024

Esqueçam a Honda do passado. O futuro da marca vai ser assim

A Honda deu um passo atrás para dar dois em frente em relação ao seu futuro elétrico, antecipado por dois novos protótipos.

Honda Saloon com porta aberta
© Honda

Usando o CES de Las Vegas como o palco de tão importante momento, a Honda anunciou a decisão de que vai dar um novo início rumo à mobilidade do futuro.

Para ilustrar a sua nova visão, o construtor japonês revelou dois novos protótipos sob a designação Honda 0 Series, justamente para mostrar que o seu objetivo é mesmo começar do 0 (zero).

Com um visual muito futurista, tanto o Saloon como o Space-Hub, representam duas visões da marca para um «amanhã» que já não está assim tão longe.

No calendário da Honda, esta nova família de modelos elétricos deverá chegar ao mercado em 2026. Primeiro na América do Norte, depois no Japão e na Ásia, com o mercado europeu logo de seguida. Numa fase seguinte está África, o Médio-Oriente e a América do Sul.

Uma nova abordagem

Por detrás destes novos modelos está uma nova abordagem que se quer afastar da que tem sido usada para outros automóveis elétricos. Ou seja, o peso excessivo devido, sobretudo, à presença de baterias que são cada vez maiores; e também o aumento de tamanho para conseguir acomodar todos os componentes necessários.

Não admira que a nova abordagem ao desenvolvimento dos futuros elétricos da Honda seja descrita como “Thin, Light and Wise”, ou seja, “Estreita, Leve e Inteligente”.

  • Estreita, com o objetivo de explorar o potencial do design e criar uma plataforma de altura mais reduzida que permita baixar a altura total da carroçaria.
  • Leve, tal como no início da sua história como construtor de automóveis, sempre acreditando que o peso reduzido permitirá sempre uma condução mais desportiva — e uma maior eficiência energética.
  • Inteligente, tendo em conta a utilização de um novo tipo de software e novas tecnologias, totalmente direcionadas a soluções de mobilidade.

Honda Saloon

Este será o «porta-estandarte» da nova era de automóveis elétricos da Honda. A abordagem “Thin Light and Wise” traduz-se numa carroçaria de altura mais reduzida e aerodinâmica, mas também com um desenho que pretende mostrar um lado mais desportivo, apesar da silhueta monovolume.

A bordo, foi dada atenção à posição de condução, uma vez que a experiência ao volante ainda se mantém como uma das prioridades, ainda que o Saloon inclua funções de condução autónoma.

Além disso, a Honda refere que o habitáculo terá mais espaço disponível do que a imagem exterior deixa antever, além de uma interface de utilizador avançada e com uma utilização, segundo a marca, simples e intuitiva.

Honda Space-Hub

O segundo protótipo da Honda apresentado no CES 2024 é o Space-Hub, mais semelhante a uma «sala móvel», com muito espaço disponível e versatilidade para se adaptar a todas as necessidades.

Assume os contornos de um MPV, com alguns genes de SUV, mas ao contrário do Saloon, o Space-Hub não foi confirmado para chegar à linha de produção.

Não foram anunciadas especificações para nenhum dos modelos, mas a Honda colocou um foco particular no desagravar de duas questões que afetam os elétricos de hoje: tempos de carregamento e degradação da bateria.

Quando os 0 Series chegarem ao mercado, a marca promete tempos de carregamento de 10-15 minutos para ir dos 15% aos 80% do estado de carga da bateria; e aponta para uma degradação da bateria inferior a 10% após 10 anos de utilização.

Além disto, a Honda refere a introdução de novas tecnologias como steer-by-wire, ou seja, direção eletrónica, sem haver qualquer ligação física entre o volante e o eixo direcional — como foi visto, recentemente, na Tesla Cybertruck.

Novo começo, novo slogan e novo logótipo

Além dos protótipos, a Honda mostrou um novo logótipo com um “H” mais estilizado, e que será estreado por esta nova família de automóveis elétricos que chegará ao mercado em 2026.

A ligação à marca de Soichiro Honda está perfeitamente definida, mas o seu visual — que não era alterado desde 1981 — está agora mais de acordo com o desenho futurista destes novos modelos.

Além deste novo logótipo, também o slogan da Honda sofre algumas alterações. O “The Power of Dreams” mantém-se, uma vez que a marca continua a afirmar que será sempre movida pelos sonhos.

No entanto, é agora adicionado o “How we move you”, com o objetivo de mostrar que este recomeço do «zero» tem a missão de criar novas experiências de mobilidade para os seus clientes, de uma forma apaixonada e criativa, como refere.

O futuro elétrico da Honda tem metas muito bem definidas. Está previsto alcançar os 100% de vendas de veículos elétricos e alimentados por pilha de combustível a hidrogénio a nível mundial até 2040.

Dez anos mais tarde, em 2050, está a meta final e a mais ambicionada por diversos construtores: a de alcançar a neutralidade carbónica em todos os seus produtos e atividades.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Honda Motor Company deu início à produção de automóveis?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Soichiro Honda. O homem por detrás da marca japonesa
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Soichiro Honda. O homem por detrás da marca japonesa