Notícias Primeiras imagens reais do novo Lancia Ypsilon. Tudo o que já sabemos

Fuga de imagens

Primeiras imagens reais do novo Lancia Ypsilon. Tudo o que já sabemos

O novo Lancia Ypsilon marca o regresso da histórica marca italiana ao mercado. Como seria de esperar, não passou despercebido nas ruas de Milão.

lancia ypsilon 2024 dianteira
© ANSA

Aos poucos e poucos, o pano vai caindo. O novo Lancia Ypsilon foi apanhado nas ruas de Milão, alegadamente, durante uma sessão fotográfica. São os preparativos «normais», que acontecem a poucas semanas de distância da revelação mundial do modelo.

Porém, numa cidade com 1.3 milhões de habitantes e, previsivelmente, igual número de smartphones e câmaras fotográficas, era impossível não escaparem mais detalhes do que a marca desejaria. Após vários teasers, é a primeira vez que vemos a traseira do novo Ypsilon na totalidade.

Dito isto, temos boas e más notícias. Ok, na verdade temos apenas boas notícias… até relativamente aos motores.

Sim, é mesmo um Lancia

Temos de tirar o chapéu à rapaziada da Stellantis. As marcas do grupo — cuja batuta está nas mãos de Carlos Tavares —, tem sabido partilhar componentes e plataformas sem diluir a identidade de cada marca.

O novo Lancia Ypsilon é mais um exemplo. Ainda não conhecemos as soluções encontradas para a dianteira, mas relativamente à traseira não há dúvidas: é mesmo um Lancia. A imagem em destaque é clara e os grupos óticos redondos não deixa margem para dúvidas.

Quero com isto dizer que, quem está familiarizado com o passado da marca consegue identificar semelhanças com o Lancia Stratos, e quem não tem essa memória histórica percebe que este não vai ser apenas «mais um» utilitário mercado.

Vamos falar de motores

O novo Lancia Ypsilon estará disponível em versões com motor elétrico e, em alternativa, com motor de combustão. E será oficialmente revelado já em fevereiro, numa versão 100% elétrica, desenvolvida em parceria com a Cassina — uma conhecida marca italiana de design interiores.

Previsivelmente, o novo Lancia Ypsilon EV deverá recorrer ao novo motor elétrico da Stellantis (nome de código M3) que oferece 156 cv de potência. Quanto à bateria, deverá oferecer 54 kWh de capacidade, o que garantirá seguramente mais de 400 km de autonomia. No entanto, toda esta informação carece de confirmação oficial.

Gasolina? Sim, claro.

As versões com motor de combustão deverão chegar numa segunda fase. Isto apesar dos responsáveis da marca já terem afirmado que, no médio prazo, a Lancia caminha para a eletrificação total.

Contudo, há uma orientação maior no «universo Stellantis»: não deixar ninguém para trás. Nesta fase de transição energética, Carlos Tavares, CEO do grupo, já afirmou que é tão importante reduzir as emissões quanto assegurar o direito à mobilidade individual a todos os consumidores.

Recorde-se que o novo Lancia Ypsilon será o primeiro de três modelos a serem apresentados pela marca até ao final da década: Ypsilon em 2024, Gamma em 2026 e Delta em 2028.

Fonte: ANSA.IT