Notícias Elétrico de 25 mil euros da Volkswagen já não vai chegar em 2025

Produção

Elétrico de 25 mil euros da Volkswagen já não vai chegar em 2025

Prometido inicialmente para 2025, o elétrico dos 25 mil euros da Volkswagen, antecipado pelo ID.2all, vai chegar mais tarde.

Volkswagen ID.2all
© Volkswagen

A Volkswagen vai atrasar a produção em volume do seu 100% elétrico mais acessível — antecipado pelo protótipo ID.2all —, e a culpa é da norma Euro 7.

Recorde que a Euro 7 foi (finalmente) aprovada pelos Conselho e Parlamento Europeu, mas numa forma mais branda para os motores de combustão interna do que o originalmente previsto.

A informação é avançada pela publicação germânica Auto Motor und Sport, que revela que o elétrico com base no ID.2all já não vai começar a ser produzido em 2025. A data agora avançada aponta para, pelo menos, maio de 2026.

Volkswagen ID. 2all vista traseira
© Volkswagen Volkswagen ID.2all

O protótipo ID.2all antecipa aquele que será o primeiro elétrico do Grupo Volkswagen com um preço anunciado abaixo dos 25 000 euros.

Contudo, com a aprovação da norma de emissões Euro 7 «mais leve», os citadinos e utilitários a combustão ganharam alguns anos de vida, pois permite que continuem a ser financeiramente viáveis, sem dar prejuízo aos seus fabricantes.

A pressão sobre a Volkswagen (e tantos outros fabricantes) em relação à oferta destes modelos com motores térmicos nos segmentos inferiores é, assim, aliviada. Com o primeiro esboço da Euro 7, o risco de desaparecerem era muito elevado.

O Polo acaba por ser um excelente exemplo disso. Antes da última revisão da Euro 7 este pequeno utilitário tinha os «dias contados». Agora, com as mudanças efetuadas, ganhou nova vida e pode ver a sua «carreira» comercial estendida por mais alguns anos.

Referimos o Volkswagen Polo porque acaba por ser um concorrente direto do ID.2all, quer em termos de dimensões quer em termos de preço.

Atualmente o Polo está disponível no mercado português com preços que começam nos 24 490 euros. Veja um ensaio completo a este modelo em vídeo:

ID.2all, em que pé ficamos?

A produção do Volkswagen ID.2all só vai arrancar mais tarde, em 2026, como já vimos, mas deveremos conhecer a versão final do utilitário elétrico em 2025.

Contudo, não deverão ser feitas alterações drásticas em termos de imagem exterior nem do desenho do próprio habitáculo.

Stellantis e Renault ganham vantagem

Com este adiamento da produção do Volkswagen ID.2all, a Stellantis e a Renault ganham alguma vantagem na «corrida» ao carro elétrico acessível.

Isto porque a Citroën vai lançar, já este ano, o novo ë-C3 com 320 km de autonomia (WLTP), com preços a começar nos 23 300 euros. Um ano depois, em 2025, vai introduzir uma versão ainda mais acessível, por 19 990 euros, com uma bateria mais pequena (e menos autonomia, apenas 200 km).

Já a Renault, além do R5, que promete igualmente um preço abaixo dos 25 000 euros e que será apresentado publicamente no final de fevereiro (Salão de Genebra), mostrou também o primeiro protótipo do novo Twingo elétrico.

A nova geração do citadino só chegará ao mercado em 2026, com a promessa de um preço inferior a 20 000 euros. Uma proposta tão interessante que despertou o interesse da própria Volkswagen, com rumores a circular de que poderá juntar-se à Renault para um projeto conjunto:

Fonte: Auto Motor und Sport e Automotive News Europe