Notícias Para colecionadores. Audi A1 mais especial de todos procura novo dono

Leilão

Para colecionadores. Audi A1 mais especial de todos procura novo dono

A Audi só fez 333 unidades do A1 quattro e uma delas prepara-se para ir a leilão. Quantos «milhares» poderá render?

Audi A1 quattro - 3/4 de frente
© Kevin Van Campenhout / RM Sotheby's

A tradição da Audi no mundo da competição é imensa e estende-se por diversas categorias e campeonatos, ainda que com um grande destaque para o Audi quattro do Grupo B de ralis.

Mas aquilo que muitos não sabem é que essa tradição de competição também chegou ao modelo mais pequeno e mais prático do catálogo da marca dos quatro anéis, o Audi A1.

Sim, isso mesmo. E tudo começou com um protótipo muito especial, com um visual extremo, que não deixou ninguém indiferente no festival de Wörthersee de 2011, onde foi apresentado.

Os fãs da marca «imploraram» que este passasse para a produção, mas isso nunca aconteceu. No entanto, para compensar a «tristeza», a Audi acabou por criar o A1 quattro, numa edição muito limitada de apenas 333 unidades. E uma delas, vai estar agora disponível para venda em leilão.

Ainda que não tão radical quanto o protótipo que o inspirou, o visual desta edição especial era bastante desportivo, como se pode ver nas imagens. Contava com cerca de 600 componentes específicos, tais como as jantes de 18″ e alguns apêndices aerodinâmicos, e era «animado» por um bloco 2.0 TFSI com 256 cv e 350 Nm.

Para cativar os adeptos da condução mais «analógica», estava presente uma caixa de velocidades manual de seis relações. Quanto à tração, e tal como o próprio nome do modelo sugere, era integral, graças à presença do sistema quattro e de um veio de transmissão em fibra de carbono.

Muitas das melhorias efetuadas no chassis, como a suspensão multibraços no eixo posterior, as vias mais largas e a altura ao solo mais reduzida, tiveram origem no Audi TT-S, o que garantia um desempenho dinâmico muito cativante a este Audi A1 quattro.

Só existem 333 Audi A1 quattro

O Audi A1 quattro que vai estar disponível para venda no dia 10 de maio, durante o leilão da RM Sotheby’s no Mónaco, foi registado em 2013 e teve apenas dois proprietários até agora.

Segundo as informações disponíveis, o primeiro pertencia a uma das famílias mais abastadas do principado do Mónaco. A passagem de titular aconteceu em 2021, através do agente da Ferrari no Mónaco, passando para uma coleção privada.

Atualmente, o odómetro marca apenas 12 827 km percorridos, sendo que os pneus Bridgestone instalados ainda não fizeram mil quilómetros. Segundo os registos, a manutenção tem sido sempre efetuada pelos técnicos da Audi e o estado de conservação está muito perto de imaculado.

Em termos de valores, a RM Sotheby’s prevê que o valor da venda fique entre os 60 e os 90 mil euros.