Notícias Audi A4 passa a A5? Tudo o que deverá mudar na marca dos «anéis» em 2023

Novidades 2023

Audi A4 passa a A5? Tudo o que deverá mudar na marca dos «anéis» em 2023

O processo de eletrificação da Audi segue a bom ritmo em 2023, mas há novidades para lá dos «eletrões». O Audi A4 — ou será A5? — é uma delas.

Audi A6 e-tron Avant concept
© Audi

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Bem sabemos que o Audi Quattro — um modelo que ganhou tudo o que havia para ganhar nos ralis — é, muito provavelmente, o modelo mais icónico da Audi.

Mas há outro que o segue de muito perto, não pelo seu historial desportivo — ainda que tenha tido bons resultados na velocidade —, mas por ser o modelo que verdadeiramente catapultou a «marca dos anéis» para o estatuto de adversária direta das rivais Mercedes-Benz e BMW, corria o ano de 1995. Estamos, como é óbvio, a falar do Audi A4.

Audi A4 Avant fotos-espia vista traseira 3/4
© Razão Automóvel Audi A4 Avant, ou será A5 Avant?

Por todo este legado, o lançamento de uma nova geração do A4 — nome de código B10 — recebe sempre particular importância. Há coisas que não mudam, e esta é uma delas.

Mas há outras coisas que mudam… e muito. Já tínhamos noticiado que a nova geração do Audi A4 prescindiria da versão Limousine (berlina) e só existiria como Avant (carrinha). Mas, recentemente, novos rumores levam a próxima geração do A4 para outros caminhos.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Ao ponto de a nova geração do A4 mudar de nome, para passar a ser chamado de A5, segundo avança a publicação britânica Auto Express. Ou seja, em vez de termos uma nova A4 Avant, passaremos a ter uma A5 Avant; enquanto o A4 berlina e o A5 Sportback irão fundir-se num modelo só.

Audi A5 S competition plus
© Audi O Audi A5 Sportback (na imagem) e o A4 berlina irão fundir-se num modelo só.

E ao que parece a Audi não se ficará por aqui, mudando o nome a mais modelos. Estas mudanças de nome — significativas — fazem parte de uma estratégia mais abrangente para separar de forma mais clara os seus modelos a combustão dos elétricos.

Assim, os modelos com números pares na sua designação corresponderão a elétricos, enquanto os modelos com números ímpares terão motores a combustão. Uma estratégia que já é evidente nos SUV da marca: do Q4 e-tron ao Q8 e-tron, passando pelo futuro Q6 e-tron. Mas nos planos está um A6 e-tron e… um Audi A4 e-tron.

Audi A4 Avant fotos-espia
© Razão Automóvel

Regressando ao futuro Audi A4 — perdão… —, A5, ainda não há muitos detalhes sobre a nova geração. O que sabemos é que assentará sobre a já conhecida MLB-evo e terá motores a gasolina (TFSI), Diesel (TDI) e variantes híbridas plug-in. Será a última geração da gama média da Audi com motores térmicos.

Audi A3 ligeiramente atualizado

É um dos modelos mais aclamados no segmento dos compactos premium. Talvez por isso, este ano a atual geração do Audi A3 recebe uma ligeira atualização.

Vamos encontrar melhorias estéticas e tecnológicas neste renovado Audi A3 para manter a atualidade do modelo. Recordamos que este segmento tem sido um dos mais afetados pela «febre dos SUV».

Talvez por isso, a Audi tenha decidido atribuir ao renovado A3 alguns atributos de SUV na versão AllStreet. Trata-se de uma versão inédita na gama A3, desenvolvida para ir ao encontro daqueles que gostam de aventura mas não abdicam de um formato de carroçaria mais «tradicional».

Audi Q5 não foi esquecido

Enquanto os modelos e-tron não dominam definitivamente a gama da Audi — é, sobretudo, uma questão de tempo — o Audi Q5 continua o seu trajeto natural.

Audi SQ5 dianteira
© Razão Automóvel

Apesar de já ter sido lançado em 2016, a verdade é que o Audi Q5 continua a ter uma boa performance comercial — é o SUV mais vendido da marca a nível mundial. Mas o calendário não «perdoa» e por isso o Q5 receberá também uma nova geração em 2023.

Na base da oferta continuaremos a encontrar motores TFSI e TDI, às quais se juntam versões híbridas plug-in — mais potentes, mas também mais dispendiosas.

Os «poderosos» Q7 e Q8 mantêm estatuto

O Audi Q7 e Q8 são os SUV topo de gama da Audi. Em 2023 esse estatuto será renovado. À semelhança dos modelos que referimos mais acima, estes dois modelos também vão receber atualizações.

Audi Q8 foto-espia
© Razão Automóvel O Audi Q8 (combustão) e o Q7 serão atualizados em 2023.

Se bem conhecemos a «marca dos anéis», estas mudanças serão muito ténues. Precisaremos de olho clínico para as encontrar. Será o suficiente para manter estes modelos atuais até, pelo menos… 2025? Só o tempo o dirá.

Finalmente uma novidade elétrica

Ok… não é bem uma novidade. Tal como os modelos que acabámos de referir, trata-se de uma atualização. Falamos do Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback.

leiam também A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis

De todas as marcas do Grupo Volkswagen — começando na Skoda e acabando na Bentley — a Audi foi a marca que mais cedo seguiu o caminho da eletrificação total, sem concessões.

Ao lançamento do SUV e-tron — o primeiro 100% elétrico da «nova» Audi — seguiram-se novos elétricos numa gama cada vez mais abrangente: do Q4 e-tron ao e-tron GT.

O primeiro SUV elétrico da Audi — o pioneiro da gama e-tron — recebeu para este ano importantes atualizações. Maior autonomia, mais potência e um exterior renovado são algumas das novidades. E, claro, a nova designação que esclarece o seu posicionamento na hierarquia.

Um modelo que a Razão Automóvel já testou na versão mais potente SQ8 e-tron:

https://youtu.be/NW8X0YdARKg

Mais elétricos a caminho

Estavam previstas mais novidades totalmente elétricas da Audi para 2023, nomeadamente os Q6 e-tron e A6 e-tron, mas agora são mais as incertezas que as certezas.

Após a Porsche ter anunciado o adiamento do novo Macan para 2024 — com o qual os elétricos da Audi vão partilhar a plataforma específica para elétricas PPE — não sobram muitas alternativas para a Audi.

Devido aos atrasos de desenvolvimento do software por parte da Cariad (divisão de software do Grupo Volkswagen), os modelos da Audi deverão ter um destino igual ao Porsche e só vão chegar no próximo ano.

Contudo, pode ser que ainda os vejamos este ano na sua forma final, antes de serem lançados em 2024.

Pequenas novidades em toda a gama

Nos restantes modelos da Audi — A5, A6, e-tron GT, entre outros — haverá pequenas novidades. Nomeadamente no reforço de equipamento de série e ligeiros detalhes exteriores.

Tudo isto num ano em que a «marca dos anéis» se despede de dois modelos históricos: o Audi TT e o superdesportivo Audi R8. Veremos o que a marca tem reservado para estes modelos no futuro. Já existem rumores de um novo desportivo… 100% elétrico, claro está.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.