Notícias Audi Sport Quattro vale um milhão de euros? Leilão vai dar a resposta

Leilões

Audi Sport Quattro vale um milhão de euros? Leilão vai dar a resposta

O Audi Sport Quattro tem vindo a valorizar e é cada vez mais apetecível. Mas será que vale um milhão de euros? Tudo indica que sim…

Audi Sport Quattro
© RM Sotheby's

O Audi Sport Quattro ainda hoje faz suspirar os adeptos mais fervorosos dos ralis e apesar do tempo que tem, o seu pedigree competitivo continua intacto. Poucos modelos encarnam tão bem o espírito dos saudosos Grupo B.

Por tudo isto, é perfeitamente normal que o interesse em torno do Audi Sport Quattro tenha vindo a crescer nos últimos anos, tal como o seu preço.

Até porque são escassos: para homologar o Audi Quattro de competição, a marca dos quatro anéis tinha que construir pelo menos 200 exemplares de estrada. Contudo, estima-se que apenas 164 unidades tenham sido entregues efetivamente a clientes.

A NÃO PERDER: Oficial. Porsche e Audi a caminho da Fórmula 1
Audi Sport Quattro
© RM Sotheby's

Agora, um desses exemplares procura novo dono e será um dos protagonistas do leilão que a RM Sotheby’s vai organizar no próximo dia 14 de maio, em Monte Carlo, no Mónaco. E de acordo com a leiloeira em causa, este Sport Quattro pode atingir um valor recorde: um milhão de euros.

Descrito como “um dos Audi Sport Quattro mais apetecíveis que alguma vez foram a leilão”, este exemplar de 1984 apresenta-se num estado de conservação exímio e conta com apenas 2785 km no odómetro, detalhes que ajudam a explicar esta estimativa milionária feita pela RM Sotheby’s.

Painel de instrumentos do Audi Sport Quattro
Apenas 2785 km percorridos. © RM Sotheby's

Peça de engenharia

A mística que envolve o Audi Sport Quattro é suficiente para que este modelo continue a dar que falar. Mas a mecânica que está na base de tudo isto também teve um papel muito importante nesta caminhada do Sport Quattro até à categoria de carro de culto.

Debaixo do capô encontramos um cinco cilindros em linha com 2133 cm3 de capacidade, turboalimentado, associado a uma caixa manual de cinco velocidades e ao sistema de tração integral Quattro.

Motor 5 cilindros em linha Audi
Debaixo do capô, um “cinco em linha” turboalimentado que produzia 306 cv. © RM Sotheby's

A medir 4,16 m de comprimento e a “acusar” 1298 kg na balança, este Audi Sport Quattro era capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,8s e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h, fruto dos 306 cv e 370 Nm que o “cinco em linha” era capaz de entregar.

bancos Recaro
No interior, os bancos Recaro parecem novos. © RM Sotheby's

Recordista?

Por tudo isto, não será de estranhar se, no próximo dia 14 de maio, alguém estiver disposto a desembolsar um milhão de euros para levar este Audi Sport Quattro para casa. Afinal estamos perante um «pedaço» de história da marca com sede em Ingolstadt.

Fonte: RM Sotheby’s

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2