Notícias Enxurrada de novidades. Os 10 BMW que vão chegar até dezembro

Novidades 2023

Enxurrada de novidades. Os 10 BMW que vão chegar até dezembro

A BMW vai renovar grande parte da sua gama em 2023. E sim, as grelhas gigantes vão continuar a marcar as tendências.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Será um ano atarefado para os lados da BMW. A marca sediada em Munique vai continuar a renovar a sua gama e no total apresentará 10 novidades, entre modelos renovados e modelos totalmente novos.

Para não saltarmos nenhuma novidade — o que não é difícil… — vamos recorrer à ordem numérica de modelos na BMW, começando naturalmente pelo Série 1.

BMW Série 1 com ligeiras melhorias

Tal como o seu rival Audi A3, o BMW Série 1 (geração F40) também vai sofrer ligeiras melhorias em 2023. A marca de Munique anda à procura de reavivar algum do «apelo» perdido pela última geração. Apesar dos ganhos significativos em quase todos os aspetos (espaço, funcionalidade, etc), os mais puristas — que são uma minoria — ainda não esqueceram a perda da tração traseira, motivada pela adopção da plataforma FAAR.

bmw_m135i_xdrive
BMW M135i xDrive.

O agora compacto premium de tração à frente — lançado em 2019 e cuja plataforma é partilhada com a MINI — terá assim direito à sua renovação de «meio de ciclo».

Não são esperadas grandes mudanças. Apenas ligeiros retoques no estilo e atualização da tecnologia disponível a bordo.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

BMW X2, X2M e novo iX2

Subindo mais um pouco na gama do construtor bávaro, encontramos o BMW X2. Partindo do novo BMW X1, o X2 também conhecerá uma nova geração.

fotos-espia BMW X2
© Razão Automóvel Silhueta nova para o X2. As dimensões exteriores também vão mudar: o novo X2 será mais comprido, superando os 4,5 m. Ainda assim longe dos 4,75 m do BMW X4.

As fotos-espia deste modelo permitem antecipar uma grande mudança na secção traseira. A linha do tejadilho vai assumir um ângulo mais descendente, o que permitirá a este modelo aproximar-se mais do conceito «SUV-Coupé» que vemos no X4 e distanciar-se do seu irmão X1.

Com estas mudanças é também esperada a chegada de uma versão X2 M, ainda não confirmada.

Aquilo que já está confirmado é o lançamento de uma versão 100% elétrica que tentará roubar protagonismo ao sueco Volvo C40 — que tem dominado de forma categórica este sub-segmento. Esta versão será designada iX2 e deverá recorrer às mesmas soluções que encontramos no iX1: 317 cv de potência e uma autonomia em torno dos 450 km.

fotos-espia BMW iX2
© Razão Automóvel BMW iX2.

Previsivelmente esta nova gama X2 herdará a maioria dos motores lançados no ano passado pelo novo X1, incluindo as versões híbridas plug-in.

O M3 mais radical de sempre

Vamos esquecer por momentos a eletrificação galopante? Então vamos falar do novo BMW M3 CS, a versão hardcore do M3 Competition.

Já revelado, vai recorrer aos componentes do BMW M4 CSL apresentado em 2022, mas prescinde da caixa manual e da tração traseira. Deverá ser o último M3 da história sem sinal de eletrificação.

As novidades na M não se ficam pelo M3 CS. Em 2022 a BMW M celebrou o seu 50.º aniversário e lançou uma «enxurrada» de modelos, muitos dos quais chegam este ano: desde a primeira M3 Touring, à nova geração do M2 e culminando no colossal XM.

Nova geração do BMW Série 5 ganha inédito i5

O BMW Série 5, a berlina executiva da marca bávara vai sofrer uma revolução animada por um conjunto de motorizações que mistura unidades mild-hybrid a gasolina, híbridas plug-in, Diesel e, pela primeira vez, 100% elétricas, dando origem ao i5.

Estima-se que este novo BMW i5 possa oferecer até 590 cv de potência. Além disso, estará disponível como Touring (carrinha).

Nas contas da «eletrificação total» fica de fora o BMW M5 — pelo menos para já. No entanto, sofrerá uma eletrificação parcial. Algo que fará aumentar a potência — para um valor estimado de 750 cv — e também o peso. Feitas as contas, os ganhos em termos de performance não deverão ser significativos.

SUV X5 e X6 não escapam

Os modelos que não foram renovados o ano passado, vão ser este ano. É o que já aconteceu com os irmãos X5 e X6.

BMW X5 e X6 vista traseira e dianteira
© BMW

Dois «monstros» em termos de preço, luxo e consumos, foram visualmente atualizados, mas não só. O interior foi profundamente renovado e as motorizações evoluíram com a adição de um sistema mild-hybrid.

O grande salto em performance vai mesmo para o X5 xDrive50e, o híbrido plug-in: quase mais 100 cv de potência.

As versões X5 M e X6 M também já foram reveladas e passaram também a ser mild-hybrid. Sigam a ligação abaixo para saber todos os detalhes:

Tudo sobre BMW X5 e X6 M Competition: V8 é agora mild-hybrid mas ficaram (um pouco) mais lentos

Enfim, muitas novidades que prometem animar os próximos meses.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Antes da M3 Touring de produção, a BMW M concebeu um protótipo de uma carrinha M3. Pertencia a que geração do Série 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer