Notícias Esqueçam os Mercedes mais acessíveis. Estas são as «estrelas» que vão dominar 2023

Novidades 2023

Esqueçam os Mercedes mais acessíveis. Estas são as «estrelas» que vão dominar 2023

Além de modelos 100% elétricos como os EQE SUV e EQT, as «estrelas» da Mercedes-Benz para 2023 incluem um novo Classe E e um novo GT.

Mercedes-AMG C 63 S E Performance, vista parcial frente
© Mercedes-AMG

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O Mercedes-Benz Classe A é um recordista de vendas, basta olhar para o mercado português. No entanto, a marca alemã está cada vez menos interessada no volume e vai mudar a sua estratégia para a rentabilidade nos próximos anos — recordem-na neste artigo.

Do lançamento dos modelos revelados em 2022 à chegada de propostas completamente novas, a Mercedes-Benz prepara-se para ter um 2023 muito atarefado. Isto, apesar dos planos para reduzir drasticamente a variedade de modelos até ao final da década.

Neste artigo apresentamos, modelo a modelo, as principais «estrelas» da Mercedes-Benz até dezembro de 2023.

Mercedes-Benz Classe E recebe nova geração

Entre as novidades da Mercedes-Benz para 2023, uma das «estrelas» mais luminosas é a nova geração do Classe E (W 214).

Mercedes-Benz Classe E Wagon fotos-espia vista traseira 3/4
© Razão Automóvel Pelo menos no Classe E a carrinha vai continuar a fazer parte da gama.

E as fotos-espia que já vimos confirmam: a carrinha vai manter-se na gama e poderá ser muito bem a última de todas.

Mas é no interior que vamos assistir à maior revolução. Será o novo Classe E a estrear o inédito MBUX Superscreen, um sistema similar ao Hyperscreen que conhecemos dos elétricos da Mercedes como o EQS ou o EQE SUV.

Debaixo do capô temos de realçar a oferta híbrida plug-in, onde podemos esperar autonomias acima dos 100 km, como já vimos nos GLC e Classe C. Contudo, o novo Classe E não vai abdicar dos motores Diesel e gasolina de quatro e seis cilindros em linha com tecnologia mild-hybrid de 48 V.

Fotos-espia novo Mercedes-Benz Classe E, frente
© Razão Automóvel A assinatura luminosa do futuro Classe E incluirá uma fina faixa LED no topo da grelha.

Porém, o característico e ribombante V8 biturbo do AMG E 63 deverá ficar pelo caminho. O mais potente dos Classe E deverá surgir equipado com um seis cilindros em linha e, como aconteceu com o C 63, associado a uma máquina elétrica. A potência será seguramente recordista.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Mercedes-AMG GT eletrifica-se

O Mercedes-AMG GT é outra das «estrelas» da marca alemã para este ano. E o coupé também vai «render-se» à eletrificação, prevendo-se duas versões híbridas plug-in.

A primeira, o GT 53 (ou será GT 53 S E Performance?), deverá «casar» o «super quatro cilindros» turbo (M 139) do C 63 S E Performance com um motor elétrico montado no eixo traseiro.

Ainda não sabemos se vai contar com os mesmos 680 cv e 1020 Nm oferecidos na berlina, mas, a julgar pelos números prometidos para o outro híbrido da gama, o GT 63 S E Performance, não nos admirávamos.

É que na versão de topo, o Mercedes-AMG GT deverá contar com a mesma mecânica do GT 63 S 4 Portas E Performance. Ou seja, podemos esperar 843 cv de potência máxima combinada e um binário que varia entre «gordos» 1010 Nm e uns incríveis 1470 Nm. Acendam uma velinha pelos pneus traseiros!

Performance eletrificada

Até agora só falámos de modelos que ainda não conhecemos, mas as «estrelas» da Mercedes-Benz para 2023 também incluem algumas propostas desvendadas em 2022, mas que só este ano chegam ao mercado. É o caso dos Mercedes-AMG C 63 S E-Performance e S 63 E Performance.

A não perder Oficialmente no «clube dos clássicos». Mercedes-Benz Classe C (W 202) vai valorizar?

Começando pelo C 63 S E-Performance, é impossível ignorar que trocou o brutal V8 por um quatro cilindros — o M 139 que equipa, por exemplo, o A 45 S —, aqui auxiliado por um motor elétrico montado no eixo traseiro.

Perde-se em sonoridade e ganha-se em massa — mais de duas toneladas (!) —, mas os números anunciados não deixam de impressionar. São 680 cv e 1020 Nm de potência máxima combinada «contra» os 510 cv e 700 Nm do anterior V8.

O mais potente da história

Quanto ao Mercedes-AMG S 63 E Performance, a melhor forma de o descrever é como “o Classe S mais potente da história”.

Também um híbrido plug-in, o S 63 «casa» um V8 biturbo com um motor elétrico para oferecer 802 cv de potência máxima combinada e 1430 Nm. Números mais do que suficientes para «empurrar» os seus 2595 kg dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3s. Sim, pelos vistos é possível.

«Família EQ» sempre a crescer

Ainda sem sair do tópico da eletrificação, entre as muitas «estrelas» da Mercedes-Benz para 2023 veremos a expansão da família EQ de modelos 100% elétricos.

O mais importante de todos, ou não fosse um SUV, é o novo Mercedes-Benz EQE SUV.

Pela frente terá a oposição de modelos como o BMW iX e outros que chegarão em breve, como é o caso do Volvo EX90, que promete agitar as águas do segmento, ou o renovado Q8 e-tron.

Vai estar disponível em três versões com potências dos 215 kW (292 cv) até aos 350 kW (476 cv) da variante 53 by AMG — replicando o que já vimos no EQE berlina.

Também vem aí um novo EQT já estava prometido desde a apresentação do Mercedes-Benz Classe T e já o conhecemos.

Mercedes-Benz EQT

Surge equipado com um motor elétrico com 90 kW (122 cv) e 245 Nm, e a bateria de 45 kWh de capacidade útil garante uma autonomia de até 282 km (ciclo WLTP).

Ano de renovações

A juntar aos novos modelos, as novidades da Mercedes-Benz para este ano incluem ainda duas propostas revistas. Falamos dos GLE e GLE Coupé e da «família» CLA.

As atualizações foram «tímidas» em ambas as propostas. Mas trouxeram algumas atualizações estéticas, mais equipamento e até híbridos plug-in mais potentes.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos