Notícias Albert Biermann. O «pai» da Hyundai N vai reformar-se

Indústria

Albert Biermann. O «pai» da Hyundai N vai reformar-se

Albert Biermann, o antigo «patrão» da BMW M e da divisão N da Hyundai, vai reformar-se depois de mais de 30 anos na indústria.

Albert Biermann Hyundai i30 N

Albert Biermann, o engenheiro alemão que pode ser visto como o «pai» da divisão N da Hyundai, vai reformar-se, depois de mais de 30 anos na indústria automóvel.

Biermann, que se juntou à Hyundai em 2014, supervisionou o lançamento de alguns dos modelos mais arrojados do grupo, como o Kia Stinger ou o Genesis G70, e foi fundamental no lançamento da divisão de performance da marca sul coreana, a Hyundai N, que já nos brindou com propostas como o i30 N, i20 N e Kauai N.

Durante o seu tempo no Hyundai Motor Group, onde assumia as funções de Presidente e Responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento, Biermann esteve sempre sediado em Namyang, na Coreia do Sul, e acompanhou de perto o desenvolvimento da plataforma E-GMP, específica para elétricos, usada no IONIQ 5 e no Kia EV6.

A NÃO PERDER: Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?
Albert Biermann

“A Coreia vai permanecer como a minha segunda casa e todos os meus colegas do Hyundai Motor Group vão ser sempre considerados parte da minha família”, disse Biermann num comunicado divulgado pela Hyundai.

“Gostaria de reconhecer que o nosso sucesso teve sempre por base o espírito coletivo forte das muitas pessoas talentosas que trabalham na Hyundai e que vou valorizar as nossas conquistas únicas onde quer que eu esteja a viver”, acrescentou.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?

Mas apesar deste anúncio, Biermann vai continuar ligado ao grupo sul coreano e manter-se como consultor técnico executivo para os carros eletrificados de alta performance do Hyundai Motor Group.

Hyundai Kauai N
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Influência forte também na BMW M

A influência de Biermann no desenvolvimento das marcas do grupo Hyundai nos últimos anos é notória e o sucesso dos modelos da gama N são a derradeira prova disso.

Mas quando o engenheiro alemão chegou à fabricante sul coreana, em 2014, já «carregava» um currículo muito invejável às costas. No período em que esteve na BMW, como «patrão» da divisão M, foi responsável por alguns dos modelos mais icónicos da marca de Munique nos últimos anos.

BMW 1M Coupé
BMW 1M Coupé

E se dúvidas existirem acerca disso, basta dizer que o BMW M3 (E36), o BMW M5 (E39) e o BMW 1M Coupé foram todos desenvolvidos sob a sua alçada.

No lugar de Biermann vai ficar Chung Kook Park, que liderava a Hyundai Mobis (peças) e só podemos esperar que continue o legado do antecessor, em dar-nos máquinas de conduzir genuinamente gratificantes.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Lotus Omega?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Lotus Omega consegue dar mais de 300 km/h… mas tem truque