Especial Qualidade coreana. Engenharia alemã. Quem é quem na Hyundai?

Especial Espaço Hyundai

Qualidade coreana. Engenharia alemã. Quem é quem na Hyundai?

Em 50 anos de história, um dos fatores de sucesso da Hyundai têm sido as pessoas. Conhece alguns dos nomes que lideram os destinos do gigante coreano.

Com o apoioHyundai

É graças à aposta contínua na procura e na formação dos melhores quadros da indústria automóvel que o Grupo Hyundai é atualmente o 4º maior construtor do mundo. Foi também por este motivo que a marca se mudou de «armas e bagagens» para a Europa (ver aqui).

Ainda estás recordado dos primeiros passos da Hyundai no setor automóvel?

Tudo começou há 50 anos, após décadas na vanguarda da indústria do aço — podes recordar esses momentos aqui.

Se estás recordado, sabes que desde o seu primeiro automóvel que a Hyundai sempre procurou os melhores quadros da indústria automóvel.

Esta tradição remonta às origens da Hyundai, quando a recém criada divisão automóvel contratou uma equipa de engenheiros ingleses e alemães para complementar a equipa coreana. Hoje continua a ser assim, com uma equipa multidisciplinar que integra alguns dos melhores currículos da indústria. Inclusivamente portugueses.

Vamos conhecer o perfil de cada um:

Peter Schreyer. Foi da mente de Schreyer que nasceu o primeiro Audi TT, entre outros modelos. Em 2006, a Car Design News elegeu-o como um dos “designers mais influentes da atualidade”. Chegou ao Grupo Hyundai em 2006 e nunca mais saiu. Atualmente é um dos presidentes da Hyundai — funções que acumula com a chefia do departamento de design — e foi também o primeiro não-asiático a chegar ao topo da hierarquia do «gigante coreano».
Luc Donckerwolke. Foi uma das notícias mais badaladas de 2015. Após diversos anos ligado a marcas como a Skoda, SEAT, Volkswagen e Lamborghini, Donckerwolke renunciou ao cargo de chefe de design da Bentley por funções similares na Genesis, a marca de luxo da Hyundai.
Alexander Selipanov. No currículo desde designer que gosta de ser tratado simplesmente por “Sasha”, constam modelos como Lamborghini Huracán e Bugatti Chiron. Selipanov foi o principal responsável pelo design da carroçaria do Chiron; na Hyundai será um dos responsáveis pela identidade visual dos modelos da Genesis, a divisão de luxo da Hyundai.
Albert Biermann. Durante mais de três décadas trabalhou na BMW e foi um dos grandes responsáveis pela dinâmica dos modelos da marca bávara. Todos os modelos nascidos sob a égide da divisão M tiveram a sua assinatura. Hoje é o responsável máximo pela divisão N da Hyundai.
Pierre Leclercq. É o mais recente quadro da indústria automóvel a integrar o Grupo Hyundai. Leclercq começou a sua carreira na Zagato, tendo posteriormente passado para a Ford Ghia (Itália). Até 2013 foi o responsável de design dos modelos da divisão M da BMW. Hoje é um dos responsáveis pelo estilo dos modelos do gigante coreano.