Notícias Prémios Fleet Magazine 2019. Fica a conhecer todos os vencedores

Os vencedores

Prémios Fleet Magazine 2019. Fica a conhecer todos os vencedores

A revelação dos vencedores dos Prémios Fleet Magazine 2019 ocorreu durante a 8.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting.

Audi A6 Avant

Esta é a lista completa de premiados na edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine que foram distinguidos na 8.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting.

Os Prémios Fleet Magazine resultam da vontade de premiar as pessoas e as empresas que mais se evidenciaram no sector da mobilidade ao longo do último ano, bem como as viaturas elegidas por um júri composto por responsáveis pela compra e gestão de veículos de empresas.

Estreado em 2018, o novo formato de avaliação e atribuição dos Prémios Fleet Magazine pretendeu conferir maior dinâmica e transparência a todo o processo, com o envolvimento do maior número possível de intervenientes desta área de atividade.

Em 2019, os Prémios Fleet Magazine contaram com o patrocínio da INOSAT, empresa especializada em sistemas de localização de veículos e soluções avançadas na gestão de frotas através de GPS.

Para as categorias que se seguem, o corpo de jurados seleccionado a partir de sugestões das principais gestoras de frota a operar em Portugal deu a sua avaliação a diversos parâmetros dos modelos concorrentes ao Prémio “Viatura de Frota”, através de votação secreta através de boletim de voto anónimo.

Prémio Viatura do Ano menos 25 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o Ford Focus ST-Line 1.5 TDCi EcoBlue, o Mazda Mazda3 HB Evolve 2.0 Skyactiv-G e o Volkswagen T-Roc 1.6 TDI STYLE.

O vencedor foi o Ford Focus ST-Line 1.5 TDCi EcoBlue, que se distinguiu por pontuações mais elevadas nos critérios de “Preço de Aquisição”, “Qualidade de Construção”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

novo Ford Focus (ST Line)
Ford Focus (ST Line).

Prémio Viatura do Ano entre 25 mil e 35 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o SEAT Tarraco 2.0 TDI Style, Volkswagen Arteon 2.0 TDI DSG Elegance e Volvo XC40 Base D3.

O vencedor foi o Volkswagen Arteon 2.0 TDI DSG Elegance, com pontuações mais elevadas nos critérios de “Preço de Aquisição”, “Qualidade de Construção”, “Consumos e Emissões” e “Equipamento”.

Volkswagen Arteon
Volkswagen Arteon 2.0 TDI © Guilherme Costa / Razão Automóvel
A NÃO PERDER: Teste ao Volkswagen Arteon 2.0 TDI (150 cv) Elegance. Uma afirmação de estilo

Prémio Viatura do Ano acima de 35 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o Audi A6 Avant 40 TDI, BMW 320d (G20) Berlina e o Mercedes-Benz Classe E 300 de Sedan.

O vencedor foi o Audi A6 Avant 40 TDI, que obteve as pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Consumos e Emissões”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

Audi A6 Avant 2018
VÊ TAMBÉM: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn

Prémio Viatura Comercial do Ano

Em ano de chegada do WLTP aos comercias (que ocorreu a partir de 1 de setembro), esta edição só contou com dois concorrentes: Fiat Doblò Cargo 1.3 Multijet Easy e Opel Combo Cargo Enjoy 1.6 Turbo D.

O vencedor foi o Opel Combo Cargo Enjoy 1.6 Turbo D, com pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Capacidade de carga / versatilidade profissional” e “Equipamento”.

Opel Combo 2019
VÊ TAMBÉM: Ao volante da Opel Zafira Life. A evolução da espécie?

Prémio Viatura de Frota do Ano

Esta distinção, atribuída pela primeira vez na presente edição dos prémios, resulta da pontuação mais elevada obtida do júri, independentemente da categoria a que concorre.

O vencedor foi o Audi A6 Avant 40 TDI.

Audi A6 Avant 2018
Audi A6 Avant 2018

Prémio Gestora de Frota

Os três finalistas a esta categoria votada igualmente pelos sete elementos do júri foram a “ALD Automotive”, “LeasePlan” e “Volkswagen Financial Services”.

O vencedor foi a Volkswagen Financial Services, distinguida pelos jurados nos critérios de ”Disponibilidade de Produtos e Serviços”, “Consultadoria” e “Satisfação global com o Serviço”.

VÊ TAMBÉM: Como está o setor das frotas em Portugal? Estudo da LeasePlan dá a resposta

Prémio Gestor de Frota

A este prémio puderam concorrer todos os profissionais com uma ação continuada ou projeto de gestão destinado a conseguir uma gestão mais organizada e eficiente da frota, ações na área da sinistralidade ou de mobilidade dos colaboradores.

O vencedor da edição 2019 desta categoria, que resulta da avaliação feita por elementos nomeados por Gestoras de Frota aos projetos submetidos através da página dos Prémios Fleet Magazine foram José Coelho e José Guilherme, responsáveis pela frota dos CTT.

Nas palavras do júri, o vencedor da edição 2019 distinguiu-se pela apresentação de um dossier de candidatura bastante completo e estruturado, por um projeto inovador, bem elaborado e com a particularidade de poder refletir-se positivamente sobre os utilizadores das viaturas, algo que é considerado de extrema importância para o engajamento de todos os intervenientes.

Prémio Frota VERDE

A ADENE – Agência para a Energia avaliou o trabalho desenvolvido em prol de uma maior racionalização energética do uso das viaturas.

Para efeitos do prémio, as empresas concorrentes tiveram de submeter à ADENE dados que permitissem avaliar o trabalho em diversos parâmetros, dos consumos às emissões, da classe energética do pneu às práticas de condução, bem como a política de seleção e aquisição de viaturas.

VÊ TAMBÉM: BMW prepara-se para eletrificar (alguns) modelos da divisão M?

Essa avaliação seguiu os princípio da metodologia baseada no Sistema de Certificação Energética de Frotas MOVE+ desenvolvido pela ADENE.

O vencedor do prémio em 2019 – Beltrão Coelho – recebe, como prémio, um Certificado Energético da Frota emitido pela ADENE.

Prémio Personalidade do Ano

Competiu à FLEET MAGAZINE a eleição da “Personalidade do Ano”, escolhida segundo um critério de evidência de um trabalho continuado em prol da mobilidade profissional e do automóvel.

O distinguido com este prémio em 2019 foi S. Exa. o Secretário de Estado do Planeamento, Eng. José Mendes, pelo importante papel desempenhado enquanto secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade no anterior governo, na promoção da mobilidade de uma forma geral e pela descarbonização dos transportes.


Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.