Notícias Como está o setor das frotas em Portugal? Estudo da LeasePlan dá a resposta

Estudo

Como está o setor das frotas em Portugal? Estudo da LeasePlan dá a resposta

Com a participação de 331 gestores de frotas, o LeasePlan Car Policy Benchmark 2019 avaliou as políticas de frotas e apresenta as melhores práticas do setor.

LeasePlan

Pela segunda vez, a LeasePlan levou a cabo o Car Policy Benchmark. O estudo, cujos resultados foram divulgados na semana passada, permite às empresas ficarem a par das melhores práticas do setor e vem ainda desafiar os gestores de frotas a procurarem soluções inovadoras na otimização da sua organização e da performance dos seus recursos.

No total o Car Policy Benchmark 2019 contou com a participação de 331 gestores que, ao responderem a um questionário online, permitiram à LeasePlan recolher informações acerca das frotas de 10 setores de atividade, numa amostra que corresponde a cerca de 33 mil veículos.

Segundo a LeasePlan, os dados recolhidos no Car Policy Benchmark 2019 não só permitem às empresas compararem as suas práticas com as melhores do setor como facilitam que estas estabeleçam metas, identifiquem possíveis melhorias e até definam planos de ação que lhes permitam destacar-se da concorrência.

VÊ TAMBÉM: Empresas com mais restrições na compra de elétricos em 2019
LeasePlan
O Car Policy Benchmark conta já com duas edições.

Para além disto, o Car Policy Benchmark 2019 permitiu ainda à LeasePlan fazer um raio-X ao setor de frotas nacional. Sendo que deste, destacam-se 10 conclusões:

  1. A idade das frotas tem vindo a diminuir;
  2. As políticas de frota estão mais completas;
  3. Assiste-se a uma maior concentração das decisões em centrais de compras fruto de uma aumento da dimensão das frotas e do peso dos Recursos Humanos nas decisões das políticas de frotas;
  4. Há uma maior eficiência nos recursos alocados à gestão das frotas;
  5. Os serviços contratados na modalidade de renting aumentaram;
  6. O modelo de seleção de veículos para plafonds ganhou peso face ao modelo de seleção por listagens pré-definidas;
  7. O valor de renda continua a ser o tipo de plafond mais utilizado;
  8. O acesso a combustível e portagens por parte dos colaboradores tem vindo a crescer.  Apesar de se assistir a uma redução dos casos de plafonds sem limite, estes continuam a ter um peso significativo;
  9. O veículo de serviço continua a ser um elemento central na promoção da satisfação dos colaboradores da empresa;
  10. No que diz respeito à adoção de modelos elétricos nas frotas, esta continua a revelar grandes desafios como a oferta limitada de modelos e os níveis de autonomia reduzidos.

Segundo António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal, os estudos Car Policy Benchmark são “fundamentais para promover melhorias, não só nos planos de ação de cada cliente (…) mas também no próprio serviço que a LeasePlan presta”.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Jeep Compass?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Jeep Compass Night Eagle. É um Jeep mas será um bom SUV?