Crónicas Invasão francesa, alemães em apuros e ainda explorámos o espaço… nos automóveis

Que semana…

Invasão francesa, alemães em apuros e ainda explorámos o espaço… nos automóveis

A francesa Renault dominou os testes da nossa última semana, mas ainda houve tempo para muito mais… até recomendar que carro comprar.

Renault Mégane R.S. Trophy
© Guilherme Costa / Razão Automóvel

Arrancámos a semana com um guia de compra — sabemos como o processo de escolher um carro pode ser laborioso e toda a ajuda é pouca para acelerar e facilitar essa tarefa. Impusemos um teto de 30 mil euros, e focámos-nos em propostas de cariz mais familiar, onde o espaço é uma prioridade. Quais foram as nossas escolhas?

Num dos mais recentes vídeos do nosso canal de YouTube, o Guilherme esteve à conversa com Francisco Villar, o fundador do Autódromo Virtual de Lisboa, o que nos permitiu conhecê-lo melhor — sabias que também treinou o filho de Michael Schumacher?

Ainda por cá, demos a conhecer a Parqist, uma aplicação móvel de desenvolvimento nacional que nos quer facilitar a mais chata das tarefas que podemos ter ao volante: encontrar um lugar para estacionar.

VÊ TAMBÉM: Fica a saber todos os preços do Renault Mégane para 2019
Toyota Corolla Hybrid
O nosso guia de compra para quem procura carros com espaço.

Na indústria automóvel reportámos a acusação de conluio por parte da Comissão Europeia aos principais construtores alemães; o Euro NCAP descobriu o quão seguros são os novos Citroën C5 Aircross e o Range Rover Evoque; e a Mercedes-AMG revelou o CLA A35.

Como acontece todos os anos, a Jeep não se coibiu de mostrar meia dúzia de protótipos para mais uma edição do Moab Easter Jeep Safari. Curiosamente, todos eles pick-up, a melhor forma de promover a nova Gladiator.

Noutras notícias, uma explosão numa conduta de gás nos EUA, não só teve consequências letais, como danificou uma das mais ricas coleções de Porsche, com cerca de 80 exemplares.

VÊ TAMBÉM: A chave para decifrares os códigos dos motores BMW

Invasão francesa

Esta semana ficou também marcada pela predominância de modelos Renault nos testes que publicámos. O Francisco Mota “abriu as hostilidades” com um primeiro contacto dinâmico com o novo Renault Clio, apesar de ainda camuflado.

Sem camuflado algum, o João Tomé testou o novo motor 1.3 TCe de 140 cv, estreado na marca francesa pelo Mégane — fazem um bom par?

No entanto, o Mégane que se destacou esta semana foi o R.S. Trophy. O Guilherme já o tinha testado uma semana antes, mas agora o Diogo adicionou imagens em movimento, em mais um teste do nosso canal de YouTube. Simplesmente a não perder.

Tecnicamente não são franceses, mas os Dacia falam fluentemente a língua. Na semana que passou o João foi descobrir a crescente gama GPL da Dacia em Portugal, tendo tido oportunidade de experimentar o Sandero Bi-Fuel. A marca romena aproveitou também para introduzir o 1.3 TCe no Duster, mas aqui com 130 cv.

Para algo completamente diferente, e de paragens completamente distintas, o Diogo Teixeira trouxe-nos um primeiro contacto com o Lexus UX, o novo crossover compacto da marca, que também acaba de chegar a Portugal.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi projetado o Linea Diamante, desenhado por Gio Ponti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Linea Diamante. O carro do futuro em 1953 pelos olhos de um… arquiteto