Notícias Tecnologias de redução de emissões. Indústria automóvel alemã acusada de conluio

Indústria

Tecnologias de redução de emissões. Indústria automóvel alemã acusada de conluio

As tecnologias de redução de emissões referidas pela Comissão Europeia são os sistemas SCR e os filtros de partículas para motores a gasolina.

AdBlue

Em julho de 2017 reportámos que a Comissão Europeia (CE) tinha aberto uma investigação por suspeitas de conluio entre cinco dos principais construtores alemães – Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen —, relativamente às tecnologias de redução de emissões.

Agora, a CE acusou formalmente os cinco construtores de conluio entre 2006 e 2014, com o envio de uma “declaração de objeção”, onde reuniões técnicas entre os cinco construtores resultaram em alegadas práticas anti-concorrenciais, ao restringirem a “competição no desenvolvimento de tecnologia para limpar as emissões de automóveis de passageiros a gasolina e gasóleo”.

Entre as tecnologias de redução de emissões visadas, a CE refere os sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) e os filtros de partículas para os motores a gasolina.

RELACIONADO: Diesel: Indústria automóvel alemã investigada pela UE por cartelização (atualizado)
Filtro de partículas a gasolina
Filtro de partículas a gasolina.

No caso dos sistemas SCR, cujo objetivo é o de reduzir as emissões NOx emitidas pelos motores Diesel, a CE, no seu ponto de vista preliminar, refere estratégias coordenadas para a dosagem do AdBlue limitando o tamanho do depósito deste. As razões para um tamanho inferior refletem-se nos menores custos e na maior facilidade de integração dos depósitos nos automóveis. No entanto, ao limitar o consumo de AdBlue acaba também por limitar a eficácia de todo o sistema.

No caso dos filtros de partículas para motores a gasolina com injeção direta, a CE, no seu ponto de vista preliminar, refere também estratégias coordenadas para evitar, ou quanto muito adiar a introdução deste sistema nos automóveis de passageiros com motores de injeção direta entre 2009 e 2014.

De acordo com o comunicado da CE, apesar de este comportamento não se relacionar com o fixar de preços, também viola as regras da concorrência europeias referentes a acordos para limitar ou controlar a produção, mercados ou desenvolvimentos tecnológicos, como é referenciado no Artigo 101 (1.b.) e no Artigo 53 (1.b.) do Acordo EEA (Espaço Económico Europeu).

A CE esclarece que este comportamento é distinto do da cooperação entre empresas com objetivo de “melhorar a qualidade do produto ou inovação”. A CE esclarece ainda que esta investigação está limitada à alegada violação das leis da concorrência e que nada tem a ver com possíveis incumprimentos da lei ambiental, ou com a investigação que ainda decorre relativamente aos “defeat devices”, ou dispositivos manipuladores, usados para manipular os resultados das emissões (Dieselgate).

Caso a CE conclua que há evidências suficientes de violação, mesmo após todos os construtores terem exercido o seu direito à defesa, poderá impor uma multa de até 10% da faturação global de cada um dos construtores.

VÊ TAMBÉM: Motores Diesel. Como evitar problemas no filtro de partículas, EGR e AdBlue

O que dizem os construtores?

Para já, apenas a BMW emitiu um comunicado oficial em que “contestará as alegações da Comissão Europeia com todos os meios legais se necessário”. Ainda de acordo com o comunicado, o grupo alemão refere que irá efetuar uma provisão que poderá exceder os mil milhões de euros, dado que acredita na forte probabilidade de ter de pagar uma “multa significativa”, e que terá um impacto negativo nos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2019.

adblue

De acordo com o Automotive News, a Daimler, que curiosamente foi quem alertou para o conluio, reiterou que não esperava ser multada como resultado da sua informação. O grupo Volkswagen apenas referiu que iria examinar as acusações da CE antes de efetuar qualquer comentário.

Fonte: Automotive News, Comissão Europeia.