Guia de compra

Preciso de um carro com muito espaço. Quais as melhores opções até 30 mil euros?

Tens um orçamento de até 30 mil euros e precisas de um carro onde o espaço disponível é o principal argumento? Estas são as nossas escolhas.

Neste exercício a missão é “fácil”. Precisamos de um carro com propósitos mais familiares, com muito espaço disponível para levar a “tralha” dos miúdos, ou para levar o pai, a sogra, o tio e o cão.

Decisões, decisões, decisões… Escolho o SUV “da moda” ou opto por um ainda mais prático MPV? E que tal uma carrinha?

Como dá para ver, podemos acabar por comparar carros que nada têm a ver uns com os outros — não têm de ser rivais diretos —, vai depender sempre do que andamos à procura, do nosso orçamento e das oportunidades que surgem.

VÊ TAMBÉM: Como estragar a produtividade? Abrir um site de classificados de automóveis

Colocámos o preço máximo nos 30 mil euros, para manter a discussão no seu lado mais acessível, e além dos incontornáveis SUV, temos alternativas como MPV e carrinhas.

Dacia Duster

Dacia Duster 2018

Havia dúvidas de que estaria por aqui? Toda a gama Duster, incluindo os de tração às quatro rodas, estão abaixo dos 30 mil euros. Preços de segmento B num carro com dimensões de segmento C. O Dacia Duster apresenta uma oferta de espaço generosa, com a bagageira a ascender aos 445 l. A versão 4×4 só deve ser ponderada em caso de necessidade, já que paga Classe 2 nas portagens.

Preços a começar nos 15 600 euros para o 1.2 TCe de 130 cv e a culminar nos 24 486 euros do 1.5 dCI de 115 cv com tração às quatro.

RELACIONADO: TESTADO. Tudo o que precisas saber sobre o novo Dacia Duster

Honda HR-V

Honda HR-V facelift 2019

Não é o mais popular dos SUV/Crossover compactos, mas merece a nossa atenção. Tudo porque apesar das dimensões compactas, o Honda HR-V dispõe de uma das melhores ofertas de espaço do segmento, complementado com excelente versatilidade, graças aos “bancos mágicos” da segunda fila. A capacidade da bagageira é de 448 l.

Existem duas motorizações disponíveis — 1.5 i-VTEC (gasolina) e 130 cv e 1.6 i-DTEC (gasóleo) e 120 cv — e abaixo dos 30 mil euros já temos acesso aos níveis mais elevados de equipamento no caso do 1.5 i-VTEC, e o nível intermédio Elegance para o 1.6 i-DTEC.

Preços a partir dos 25 050 euros para o 1.5 i-VTEC Comfort e 27 920 euros para o 1.6 i-DTEC Comfort. O Diesel com o nível Elegance, mais elevado, fica nos 29 670 euros.

Em opção ao Duster e HR-V, existem outras propostas mais compactas, também com oferta generosa de espaço como o Citroën C3 Aircross, Opel Crossland X e até o “nosso” Volkswagen T-Roc.

RELACIONADO: Ao volante do Honda HR-V Sport. Queimar os últimos cartuchos

Citroën C5 Aircross

Citroën C5 Aircross

Subindo um segmento, se é mais fácil encontrar opções com o espaço que precisamos, mais difícil é encontrarmos algo que encaixe no nosso orçamento. O Citroën C5 Aircross consegue oferecer os dois: muito espaço e preço em conta.

A bagageira varia entre os 580 l e os 720 l — cortesia dos bancos deslizantes —, e tem três lugares traseiros individuais, característica rara na indústria automóvel nos dias que correm. O Citroën C5 Aircross ganha também pontos ao nível do conforto, graças à suspensão de batentes hidráulicos progressivos.

Os preços começam nos 24 317 euros para o 1.2 PureTech de 130 cv com nível de equipamento Live, subindo para os 26 817 euros no nível Feel, sempre com caixa manual de seis velocidades. É possível conseguir um 1.5 BlueHDI de 130 cv por menos de 30 mil euros (29 606 euros), mas só com o nível de equipamento Live.

Em alternativa existe o primo Opel Grandland X 1.2T, e os SEAT Ateca e Skoda Karoq, ambos com o 1.0 TSI de 115 cv, a revelarem-se também bastante espaçosos.

VÊ TAMBÉM: Citroën C4 Cactus já disponível em Portugal. A partir de 18 907€

Citroën C4 Spacetourer

Citroën C4 SpaceTourer, Citroën Grand C4 SpaceTourer

A nossa primeira alternativa aos SUV é outro… Citroën. Os MPV, ou monovolumes, não são conhecidos por serem os mais desejáveis do mercado, mas são ainda a “embalagem” certa para propósitos familiares, com muito espaço disponível e excelente acessibilidade.

O número de propostas tem diminuído — culpem os SUV —, mas ainda há algumas disponíveis, como o Citroën C4 Picasso SpaceTourer e Grand C4 SpaceTourer. E para estarem nesta lista, é porque é possível adquiri-los por menos de 30 mil euros.

A diferença entre os dois C4 SpaceTourer refere-se ao número de lugares, cinco ou sete, e as bagageiras têm, respetivamente, 537-630 l e 645-704 l (duas filas de bancos). Curiosamente, graças a uma campanha para o Grand C4 SpaceTourer de sete lugares, o preço é inferior ao de cinco lugares, a começar nos 21 848 euros (1.2 PureTech 130).

O C4 SpaceTourer de cinco lugares tem um preço a começar nos 22 073 euros para o 1.2 PureTech 130, com a versão 1.5 BlueHDI 130 a começar nos 27 773 euros.

Mais acessível, com sete lugares, só mesmo o Dacia Lodgy, ou em opção, no campo dos MPV, ainda que mais pequeno o Fiat 500L.

RELACIONADO: SpaceTourer é a nova proposta da Citroën

Peugeot Rifter

Peugeot Rifter

Derivados de veículos comerciais, não deixam de ser opções válidas como veículos familiares nas suas versões de passageiros. O Peugeot Rifter é apenas o exemplo mais recente, juntamente com os irmãos Citroën Berlingo e Opel Combo, e para mais construído por terras lusas, mais precisamente em Mangualde.

As formas cúbicas ajudam a maximizar o espaço interior, com a bagageira a começar nuns super generosos 775 l para a versão standard de cinco lugares — existe opção de sete lugares e ainda podemos optar pela carroçaria longa.

Os preços começam nos 20 800 euros para o 1.2 PureTech de 110 cv, mas mesmo optando pelo nível de topo, o GT Line, o preço fica-se pelos 23 750 euros, com a opção Diesel 1.5 BlueHDI de 100 cv a subir para os 28 250 euros.

VÊ TAMBÉM: Peugeot Rifter 4×4 Concept. O lado mais aventureiro do novo MPV

Ford Focus Station Wagon

Ford Focus SW

Na tipologia que resta para carros familiares, não podiam faltar as carrinhas. A nova Ford Focus Station Wagon mereceu a nossa atenção — não só é uma das carrinhas com maior bagageira no segmento, 608 l, como também continua a ser uma das melhores opções ao nível de comportamento dinâmico.

Com preços a começar nos 23 866 euros para o 1.0 EcoBoost de 100 cv, podemos, no entanto, optar pela mais cativante versão ST-Line com o 1.0 EcoBoost de 125 cv a partir dos 26 401 euros. Ainda abaixo dos 30 mil euros, a versão a gasóleo 1.5 EcoBlue de 120 cv, com o nível de equipamento Business está disponível por 29 034 euros.

Outras opções, onde a bagageira se destaca, são a Hyundai i30 SW, a Kia Ceed Sportswagon e a Skoda Octavia Break. Com uma bagageira um pouco mais pequena, mas mesmo assim com 550 l, temos a Fiat Tipo SW.

VÊ TAMBÉM: Ford Focus 1.5 EcoBoost Vignale SW. Testámos o Focus com sotaque italiano

Toyota Corolla Touring Sports

Toyota Corolla Touring Sports 2019

Ainda sobra uma outra carrinha, que se destaca por ser a única com motorização híbrida. A Toyota Corolla Touring Sports Hybrid conjuga um motor a 1.8 a gasolina com um motor elétrico para garantir consumos capazes de rivalizar com os de uma proposta Diesel. A bagageira não perde muito para a concorrência, ao apresentar 598 l de capacidade.

O preço começa nos 27 190 euros, mas por mais 1700 euros podemos optar por um nível de equipamento acima, o Comfort.

Se queres outra opção híbrida e o formato SUV te agrada, tens como alternativa o Kia Niro.

VÊ TAMBÉM: Ao volante dos dois híbridos do Toyota Corolla. Fórmula vencedora?

Nota: Todos os preços presentes neste artigo foram retirados dos sites das próprias marcas.

Sabes responder a esta?
O novo Honda HR-V Sport herda o motor e caixa de que carro?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Ao volante do Honda HR-V Sport. Queimar os últimos cartuchos

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos