Notícias Parqist. A aplicação portuguesa que te quer ajudar a arranjar lugar

Tecnologia

Parqist. A aplicação portuguesa que te quer ajudar a arranjar lugar

Desenvolvida por uma equipa portuguesa, a Parqist é uma aplicação que quer revolucionar a forma como procuramos um lugar de estacionamento.

Estacionamento em espinha
© Raul Mártires / Razão Automóvel

Quantas vezes não deste por ti às voltas à procura de lugar? Uma das partes mais aborrecidas de conduzir, a tarefa de encontrar um lugar vago pode tornar-se um martírio. Para fazer face a esse problema, uma equipa portuguesa desenvolveu a Parqist.

A Parqist é uma aplicação gratuita desenvolvida por uma equipa portuguesa e tem um objetivo muito simples: ajudar-te a encontrar rapidamente um lugar de estacionamento. Esta funciona com base na “compra” e “venda” de lugares com recurso a uma moeda própria, os Parqs.

Como funciona?

Uma vez instalada a aplicação, recebemos 3 Parqs que nos permitem começar comprar e vender lugares. Com um preço fixo de 3 Parqs por lugar, estão previstas campanhas de incentivo ao uso da app e de convite de amigos com Parqs bónus.

O funcionamento da app é simples: um utilizador que tem o carro estacionado partilha a localização e a hora a que vai deixar o lugar vago, colocando-o “à venda” e permitindo a quem está à procura de lugar comprá-lo.

Em seguida, o vendedor deve esperar que o comprador chegue ao lugar, sendo depois recompensado com pontos de experiência e Parqs (quanto mais tempo esperar, mais ganha). Os pontos são importantes na medida em que, no caso de haver dois interessados num lugar, aquele que tiver mais pontos de experiência terá prioridade na sua reserva.

Tal como acontece com a Uber, a Parqist terá um algoritmo que prevê o tempo de espera até o comprador chegar. É ainda possível um utilizador que acumula muitos Parqs vendê-los a outros utilizadores que precisem, sendo que essa venda ocorre no mercado (a surgir na versão Beta) permitindo trocar Parqs por euros.

VÊ TAMBÉM: Este Dodge Viper foi modificado pela… McLaren
Estacionamento Paralelo
Apesar de ainda estar em fase inicial, a Parqist já se encontra disponível. © Raul Mártires / Razão Automóvel

E a EMEL?

A Parqist funciona de forma completamente independente das empresas de fiscalização de estacionamento, devendo os utilizadores pagar o parquímetro como fariam caso não recorressem à aplicação.

VÊ TAMBÉM: Este 190 E 2.3-16 Cosworth à venda recorda-nos porque gostamos de especiais de homologação

Atualmente disponível numa versão inicial (Alfa), a Parqist tem já o lançamento da versão Beta prevista para 10 de junho, estando planeados para essa altura melhoramentos ao nível do desempenho, disponibilidade para iOS, um mercado onde é possível vender e comprar Parqs a outros utilizadores e um novo design.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Patrol deixou de ser produzido em Espanha?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 35 anos que o Nissan Patrol começou a ser produzido na Europa