Notícias Volkswagen ID.4. Tudo sobre o novo membro da família ID

Apresentação

Volkswagen ID.4. Tudo sobre o novo membro da família ID

A família ID da Volkswagen não para de crescer e tem no muito aguardado Volkswagen ID.4 o seu mais recente membro e o seu primeiro modelo global.

Volkswagen ID.4

Em produção na fábrica de Zwickau, na Alemanha, há já um mês, só agora o Volkswagen ID.4 foi oficialmente apresentado pela marca alemã.

Segundo membro da ambiciosa família de modelos elétricos da Volkswagen (a ID), o ID.4 assenta na plataforma MEB, a mesma que serve de base ao “irmão” ID.3 e aos “primos” Skoda Enyaq iV e CUPRA el-Born.

Ao contrário do que acontece com o Volkswagen ID.3, o novo ID.4 será um modelo global (é o primeiro modelo da gama ID a sê-lo), estando prevista a sua comercialização não só na Europa como na China e nos EUA.

VÊ TAMBÉM: Já testámos o novo Volkswagen T-ROC Cabrio. Convenceu?
Volkswagen ID.4

O objetivo passa por vender 1,5 milhões de carros elétricos/ano por volta de 2025 e para isso a Volkswagen conta com a contribuição do ID.4, que estima que venha a representar 1/3 dessas vendas.

Visual de família

Esteticamente, o ID.4 não esconde a familiaridade com o ID.3, apresentando uma estética que segue a linha inaugurada pelo seu “irmão mais novo” que recentemente pudemos testar em Portugal.

Quanto ao interior, tal como afirmámos da primeira vez que a Volkswagen o revelou há umas semanas, o maior destaque acaba por ser a ausência de comandos físicos e a presença de dois ecrãs, um para o painel de instrumentos e outro para o infotainment.

Volkswagen ID.4
VÊ TAMBÉM: Conduzimos o Volkswagen ID.3. Mais barato em Portugal do que na Alemanha

No capítulo das dimensões, o Volkswagen ID.4 apresenta-se com 4584 mm de comprimento, 1852 mm de largura, 1612 mm de altura e 2766 mm de distância entre eixos, valores que fazem dele mais comprido (+102 mm) e mais largo (+13 mm) que o Tiguan mas mais baixo que o seu “irmão” de gama (-63 mm).

Aproveitando as potencialidades oferecidas pela plataforma MEB, o ID.4 oferece boas cotas de habitabilidade de uma bagageira com 543 litros que podem ir até aos 1575 litros graças ao rebatimento dos bancos.

VÊ TAMBÉM: MEB da Volkswagen também para o Fisker Ocean? Parece que sim

Versões especiais (e limitadas) para o lançamento

Tal como aconteceu com o ID.3, na chegada ao mercado o Volkswagen ID.4 contará com duas variantes especiais e limitadas: o ID.4 1ST e o ID.4 1 ST Max. Na Alemanha, o primeiro estará disponível por 49 950 euros e o segundo por 59 950 euros. Quanto à produção, essa estará limitada a 27 mil unidades.

VÊ TAMBÉM: Razão vs emoção. Testámos o elétrico Honda E

Ambas as versões são baseadas no ID.4 Pro Performance e contam com um motor de 150 kW (204 cv) e 310 Nm colocado no eixo traseiro. Quanto à bateria, esta tem 77 kWh de capacidade e oferece nestas versões uma autonomia de cerca de 490 km (ciclo WLTP), valor esse que sobe para os 522 km no ID.4 Pro Performance.

Quando equipado com esta motorização, o Volkswagen ID.4 cumpre os tradicionais 0 aos 100 km/h em 8,5s e alcança os 160 km/h de velocidade máxima.

No futuro está ainda prevista a chegada de uma versão menos potente (o ID.4 Pure) com cerca de 340 km de autonomia que a Volkswagen avança que deverá ver o seu preço arrancar abaixo dos 37 000 euros.

Mais tarde, chegará uma versão com dois motores (um montado no eixo traseiro e outro no dianteiro), tração integral e 306 cv (225 kW) alimentada pela bateria de 77 kWh de capacidade. Quanto à variante GTX (é assim que as versões desportivas dos Volkswagen elétricos se vão chamar), essa continua a ser uma incógnita.

E o carregamento?

No que respeita ao carregamento, o Volkswagen ID.4 pode ser carregado numa tomada DC de carga rápida com até 125 kW de potência (como as que encontramos na rede Ionity). Nestas, é possível recarregar a bateria com 77 kWh de capacidade em cerca de 30 minutos.

Volkswagen ID.4
As baterias surgem “arrumadas” debaixo do piso.
VÊ TAMBÉM: Novo Volkswagen Golf GTE (245 cv). Agora tem a potência do Golf GTI!

Quando chega a Portugal?

Para já, a Volkswagen não divulgou nem a data em que planeia lançar o novo ID.4 no mercado português nem quanto é que o seu mais recente modelo elétrico deverá custar por cá.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen Golf?