Notícias Peugeot 308 é o Carro do Ano 2022 em Portugal

Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022

Peugeot 308 é o Carro do Ano 2022 em Portugal

O Peugeot 308 é o Carro do Ano 2022, o mais votado entre os 20 jurados permanentes de que a Razão Automóvel faz parte.

Peugeot 308 E-Hybrid
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Inicialmente eram 22 os candidatos, depois passaram a sete, mas no final foi o Peugeot 308 a ser eleito como o Carro do Ano 2022 em Portugal.

O modelo da marca gaulesa foi o mais votado na edição deste ano do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal por um júri permanente, do qual a Razão Automóvel faz parte (representada pelo Diogo Teixeira), composto por 20 jurados em representação de alguns dos mais importantes órgãos de Comunicação Social portugueses.

O Peugeot 308 impôs-se aos outros seis finalistas: CUPRA Born, Hyundai IONIQ 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq iV e Toyota Yaris Cross.

LEIAM TAMBÉM: Conheçam os 10 finalistas do Carro Mundial do Ano em 2022
peugeot-308
A versão híbrida plug-in do 308 também foi premiada.

Esta vitória surge após vários meses de testes, durante os quais os candidatos viram avaliados os mais diversos parâmetros, desde o design à segurança, passando pelo comportamento, conforto, ecologia, conetividade, conceção e qualidade de construção, performances, preço e consumos.

Os vencedores, categoria a categoria

Há muito que o concurso Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal não se limita a eleger apenas o Carro do Ano, contando nesta edição de 2022 com mais oito categorias: Citadino, Desportivo, Familiar, SUV Compacto (inclui Crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido plug-in.

VEJAM TAMBÉM: Kia EV6 é o vencedor do Car of The Year 2022

Curiosamente, o Peugeot 308, além de conquistar o troféu Carro do Ano, conseguiu também vencer na nova categoria destinada aos híbridos plug-in. Também a categoria «Grande SUV do ano» é nova e foi conquistada pelo Kia Sorento PHEV.

Fiquem a conhecer os vencedores em todas as categorias:

Personalidade do Ano

Além dos automóveis, o Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 também elegeu a Personalidade do Ano. Depois de no ano passado este prémio ter sido atribuído a Rodolfo Florit SchmidManaging Director da SIVA, este ano foi Miguel Sanches, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul, o agraciado.

Miguel Sanches
Miguel Sanches.

Após seis anos à frente da Autoeuropa. Miguel Sanches rumou a um novo projeto no seio do grupo Volkswagen. Na base da decisão da Comissão Organizadora do Seguro Directo Carro do Ano 2022 esteve o percurso e os resultados obtidos numa unidade fabril com um peso significativo no PIB nacional.

Tecnologia e Inovação

Por fim, no prémio Tecnologia e Inovação, a organização selecionou, apreciou e votou sobre vários dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que podem beneficiar diretamente a condução e o condutor. O prémio foi atribuído ao projeto “V2X”, da Bosch Car Multimédia.

LEIAM TAMBÉM: A nova gasolina da Bosch consegue menos 20% de emissões de CO2

Integrado no projeto “Easy Ride” desenvolvido pela Bosch Car Multimédia, em Braga, o projeto “Vehicle to X Communication” (V2X) foca-se, acima de tudo, na condução autónoma. O objetivo é conseguir níveis de conectividade que permitam avançar para uma condução autónoma segura e reduzir o número de fatalidades e feridos em acidentes rodoviários.

No ano passado o grande vencedor nesta categoria tinha sido a Volvo Care Key, uma chave que permite ao proprietário do automóvel limitar a velocidade a que ele pode circular, pensada para uma utilização mais segura deste, como por exemplo, em caso de empréstimo.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a ser eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985